Glossário de Termos e Expressões Budistas

O presente glossário atualizado, com mais de 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo

[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês,  [Tib] do Tibetano.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 R - Glossário de Termos Budistas  –  www.shinrangakuto.com.br

raga: cobiça, paixão. Veja os sinônimos lobha e tanha

Rahula (sânscr. Rāhula; jap. Ragora) Rahula (ou Ráula) foi o filho de Sidarta Gautama (Buddha SHAKYAMUNI), o Buda histórico.
O nome "Rahula" significa "amarras".

Filho de Shakyamuni e um dos dez principais discípulos do Buda.

Ficou posteriormente conhecido como o mais notável em práticas imperceptíveis.

Raihai - O ato de curvar-se, fazendo uma reverência

Raihai shogyo: prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo) Reverenciar e venerar o Myôgo. Parte do OTSUTOME = a prática diária do budista

RAKAN (羅漢) (jap.)  - o nível mais alto da prática ascética budista, ou alguém que o atingiu. O termo geralmente é reduzido para apenas rakan (羅漢). Pessoas que atingira um estado de iluminação tão grande que não precisam mais reencarnar – veja ARHAT, ARAHANTS ou ARAKAN

RAKUSU (jap.) – no buddhismo ZEN, pequeno KESA retangular, conferido aos monges e leigos ao receberem a ordenação.

RATNASAMBHAVA (sânsc.) – um dos cinco DHYANI-BUDDHAS.

Realização – experiência estável de qualquer qualidade mental positiva, como por exemplo, o amor, a renúncia ou a sabedoria. Todos têm alguma porcentagem dessas qualidades. Treinando no caminho espiritual, pode-se gradualmente aumentar esta porcentagem, para chegar à realização do potencial completo do corpo, palavra, mente, qualidades e ações, ou seja, o Estado de Buddha.

REALIZAR – conceber de maneira nítida, perceber como realidade.

Reencarnação – é um conceito religioso ou filosófico segundo o qual a alma (mente que transmigra no budismo), após a morte biológica, começa uma nova vida em um novo corpo.
Na tradição do budismo tibetano, os Lamas reencarnam para dar continuidade à missão dos seus predecessores.

Refúgio Tríplice Budistas tomam refúgio nas Três Jóias ou Jóia Tripla (também conhecidas como "Três Refúgios").

"Eu busco refúgio no Buda "; Eu vou para o Dhamma como refúgio "; eu vou para a Sangha como refúgio".

Esta oração forma as três joias. As três joias são:

  • Buda, o totalmente iluminado

  • Dharma, os ensinamentos expostos pelo Buda

  • Sangha, a ordem monástica do Budismo que pratica Dharmas.

Refúgio na Luz "Refugiar-se em Amida é simplesmente descartar tudo sobre nós que não é confiável. Isso, é claro, não significa negligenciar nossos deveres e responsabilidades na vida, mas implica não confundir mais a vida funcional com a vida autêntica, o que só é possível quando a mente de Amida surge e se estabelece em nós. Shinran descreve esse refúgio como indestrutível, como um diamante, em contraste com nossos próprios pensamentos e sentimentos instáveis.
A promessa que Amida fez de resgatar todos os seres de sua terrível situação também é um incentivo para buscarmos a ajuda que está sempre disponível para nós. Aceitá-la com gratidão não é nenhum tipo de fraqueza ou uma simples concessão ao medo. É o amanhecer em nós da sabedoria, que vê a necessidade de haver menos de “nós” e mais de Amida em nossos corações e mentes.
Refugiar-se é receber a luz que aquece para que nossa escuridão fria seja banida. Isso é morrer para o nosso falso eu – a origem de toda a dor – e rejuvenescer como um ser destinado ao Nirvana, um prenúncio que nos é dado mesmo agora, enquanto nos regozijamos com a grande mensagem de compaixão incondicional que declara: 'Ninguém será deixado para trás'."

REI - Cumprimento, saudação

Reiki A palavra japonesa Reiki (霊気, “atmosfera mística”) provém do vocabulário Sino-Japonês língqì (靈氣), e que significa “influência espiritual”. O Reiki é uma técnica japonesa, criada por Mikao Usui, que canaliza a energia vital universal e a repassa para o paciente, no intuito de reduzir o estresse e alcançar o relaxamento completo do indivíduo que está sendo tratado. Além disso, essa prática é capaz de restabelecer o equilíbrio energético vital (Ki) da pessoa e pode promover a cura.

Renascimento O processo de continuidade da vida após a morte

RENMEI Federação, Liga

Rennyo (1415–1499) Mestre japonês, foi o oitavo monshu (sacerdote-chefe), considerado um grande restaurador e inovador do Shin. Oitavo patriarca da linhagem genealógica do fundador da Verdadeira Escola da Terra Pura, Jodo Shinshu, que foi o Mestre Shinran (1173-1262, Japão). Numa época em que o ensinamento da Terra Pura estava desaparecendo, conseguiu reerguer a comunidade que segue o Caminho do Buda Amida, levando a sua mensagem às mais variadas pessoas das mais remotas regiões. Devido ao seu espírito empreendedor, acabou sendo perseguido pelas correntes budistas estabelecidas da época, chegando a construir templos em várias regiões por onde passava. Construiu as bases do que, hoje, se tornou o Hongwanji, a principal instituição religiosa que segue o ensinamento do Mestre Shinran. Instituiu vários costumes que ainda hoje permanecem na tradição shin-budista que é, por exemplo, cantar o Shoshingue (Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante) nos rituais e ler as suas cartas (Cartas do Mestre Rennyo – Gobunsho) como forma de propagar o ensinamento da Terra Pura.

Rennyo(1415–1499) Mestre japonês, foi o oitavo monshu (sacerdote-chefe), considerado um grande restaurador e inovador do Shin.

Reverencias (posturas) As posições do corpo e das mãos (mudras) relacionam-se com nosso estado de espírito. Como forma de nos mantermos alertas e conscientes, mantemos posturas como cordas de um violino: nem muito tensas, nem muito soltas.

Revolução Humana Jossei Toda cunhou esta expressão para descrever o processo de reforma interior que leva a uma transformação positiva das circunstâncias e do ambiente de uma pessoa. Com esse conceito, Toda expressa o ideal budista de “iluminação” — uma idéia que raramente é apresentada em termos concretos e acessíveis. Para Jossei Toda, essa revolução interior também é o único caminho da reforma social. Ele afirma que o único meio de progresso na erradicação dos males sociais e na realização da paz é cada indivíduo mudar sua própria natureza interior. A base fundamental deve ser uma transformação que ocorra na vida de cada ser humano e se expanda amplamente pela sociedade.

Rigpa (tib. RIG PA) –  o conhecimento que resulta do reconhecimento da própria natureza. Nos ensinamentos do DZOGCHEN, a natureza da mente, o estado desperto intrínseco.

RIME (tib. RIS MED) – movimento anti-sectarista do buddhismo tibetano, surgido no século XIX.

Rinpoche (tib. RIN PO CHE) – precioso; título honorífico tibetano, dado a grandes lamas e professores, um título honorífico para um lama tibetano respeitado, como um tulku

RINZAI [-SHÛ] (jap.; chin. LIN-CHI-TSUNG) – uma das escolas do buddhismo ZEN japonês, dividida em duas linhagens (YÔGI e ÔRYÔ); enfatiza a prática do KÔAN. RITSU[-SHÛ] (jap.) – Escola da Disciplina; escola japonesa, fundada pelo monge chinês CHIEN-CHEN (jap. GANJIN) em 754, com base na escola chinesa LÜ-TSUNG. Nomeado para mestre Linji Yixuan

RIPITAKA (sânsc.; paliTIPITAKA) – Três Cestos; cânone buddhista, formado pelo Cesto das Disciplinas (VINAYA PITAKA), Cesto dos Discursos (SUTRA PITAKA) e Centro dos Ensinamentos Especiais (ABIDHARMA PITAKA). TRIRATNA (sânsc.; paliTIRATNA; jap. SANBÔ; tib. KÖNCHOGSUM/ DKON MCHOG GSUM) – Três Jóias, Três Preciosos; os três refúgios do buddhismo: o iluminado (BUDDHA), o ensinamento (DHARMA) e a comunidade buddhista (SANGHA).

RITSU-REI - Cumprimento em pé

Roda do Samsara Vida cotidiana, engloba seis caminhos diferentes, definidos a partir do karma. Porém, por mais que se alcance uma existência abençoada, o sofrimento ainda é inevitável: mesmo os seres mais iluminados ainda estão sujeitos aos males do mundo, e à reencarnação. Apenas a iluminação quebra o ciclo.

RÔHATSU-SESSHIN (jap.) Um dia tradicionalmente homenageado como o dia da iluminação do Buda. Enquanto estava em meditação profunda sob uma árvore bodhi, ele atingiu a iluminação ao ver a estrela da manhã ao amanhecer; comemorado no dia 8 de dezembro ou do 12º mês do calendário lunar. Retiro ZEN, tradicionalmente feitos nos oito primeiros dias de dezembro para celebrar o dia da iluminação do Buddha Shakyamuni (8 de dezembro).

rokujizō (六 地 蔵) - série de seis diferentes estátuas do deus Jizō , frequentemente encontradas ao longo das estradas, onde cada uma é responsável por ajudar os seres de um dos seis mundos (do Deva (天上), Ashura (阿 修羅), seres humanos (人間), inferno (地獄), humanos reencarnados como animais (畜生) e espíritos famintos (餓鬼)).

rōmon (楼門) - portão alto com dois pisos, dos quais apenas um tem espaço útil, rodeado por uma varanda e encimado por uma cobertura. 

Rôshi (jap.) "Mestre", um título honorífico dado aos professores Zen nas seitas Rinzai e Obaku. Venerável mestre; título honorífico dos mestres ZEN japoneses.

RŌSSOKU Velas

rupa: forma; fenômeno material; materialidade. O significado básico dessa palavra é "aparência" ou "forma". É usada no entanto, em um número de contextos distintos, adotando diferentes graduações de significados em cada um deles. Nas listas dos objetos dos sentidos, é dada como o objeto do sentido da visão. Como um dos khandha se refere a fenômeno material (aparência visível ou forma sendo as características que definem o que é material). Esse também é o significado quando se opõe a nama, ou fenômeno mental.  

Ryôken recebeu o nome de Honkô-bo ou Hôkyo-bo ao se tornar um Monge budista, discípulo de Mestre Rennyo. Ele se sacrificou para salvar o volume "Iluminação" do Kyogyo shinsho, no incêndio do complexo de Yoshizaki.