Etiqueta budista de Jodo Shinshu
- 1 - O Buda Amida e o Nembutsu
- 2 – Flores
- 3 – Incenso
- 4 – Gashô
- 5 – Luz de Vela
- 6 – Meditação e Rosário
- 7 – Gongo
- 8 - ORIENTAÇÃO
As posições do corpo e das mãos (mudras) relacionam-se com nosso estado de espírito.
Como forma de nos mantermos alertas e conscientes, mantemos posturas como cordas de um violino: nem muito tensas, nem muito soltas.
No templo, quando não estamos meditando, observamos as seguintes posturas:
Gassho (*Em
sânscrito: Anjali.)
Expressão de fé, respeito e não-dualidade. As mãos encontram-se à sua frente, unindo palma com palma, dedos com dedos.
Antebraços formam um linha reta, paralela ao chão.
As pontas dos dedos ficam na altura do nariz, a um punho de distância da face.
O que é o “gasshô” (合掌 )?
O gasshô é a mais alta forma de respeito simbolizando unidade. Ele é
realizado juntando as palmas das mãos em frente ao seu peito. Uma
palma representa o sujeito, a outra representa o objeto. O objeto
pode ser o Buda, um mestre, mãe, esposa ou marido, ou qualquer
outro. Simboliza a unidade de si próprio com outrem.
No gasshô um ser mortal e o Buda Iluminado tornam-se unidade, o
indivíduo e Buda são transcendidos à identidade.
O gasshô é a mais alta expressão desta unidade. Quando isso é
expresso em palavras é Namu Amida Butsu. Namu é inspirar respeito e
tornar-se uno; Amida é vida imensurável e luz ilimitada que é a
essência de todos os seres.
Assim, quando alguém recita Namu Amida Butsu ele se torna uno com o
Buda Amida transcendendo o insignificante ego.
Shashu:
use sempre que estiver em pé, ao andar pelo templo, ao meditar em
movimento (kinhin), ou mesmo quando estiver parado com mãos
desocupadas. Em shashu, as mãos encontram-se à frente do plexo
solar, o polegar esquerdo é abraçado pelos outros dedos da mesma
mão, e a mão direita cobre a mão esquerda. Os antebraços mantêm-se
paralelos ao chão, e a coluna mantém-se ereta.
Reverência:
use para cumprimentar, agradecer ou reverenciar. Inclinamos nosso
tronco para frente em 45 graus, mantendo a coluna ereta e o mudra
das mãos (gassho ou shashu). A cabeça e os olhos acompanham o
movimento e voltam-se para o chão, em sinal de entrega. Em
reverências informais, o tronco dobra-se menos, e mais rapidamente.
Reverência completa:
praticada em certas cerimônias, em sinal de reverência especial.
Apóie os joelhos no chão, desça o tronco e encoste a cabeça ao chão.
As palmas das mãos elevam-se levemente para cima, como se
suportassem os pés de Buda acima de sua cabeça. Ao retornar à
posição ereta, evite apoiar as mãos no chão.
Raihai (curvar-se sem gasshô)
Em gasshô, após recitar o Nome do Buda Amida, curve-se, com o tronco reto, 45o a frente. Em
seguida, volte à posição inicial e desfaça o gasshô.
Yuhai (curvar-se sem gasshô)
Com os braços relaxados ao longo do corpo, faça uma curvatura, com o tronco reto, num ângulo de aproximadamente 15o à frente. Em
seguida, retorne à posição inicial, com o tronco na postura reta.