Etiqueta budista de Jodo Shinshu
Ofícios Especiais de Celebração
- 1 - O Buda Amida e o Nembutsu
- 2 – Flores
- 3 – Incenso
- 4 – Gashô
- 5 – Luz de Vela
- 6 – Meditação e Rosário
- 7 – Gongo
- 8 - ORIENTAÇÃO
Ritos de Transição no Japão:
Fonte:
www.culturajaponesa.com.br
- Omiyamairi (nascimento)
- Shichigosan (festival 7, 5, 3 anos)
- Seijin no hi (maioridade aos 20 anos)
- Casamento
- Yakudoshi (os anos críticos: mulheres aos 19 e 33 anos e homens aos 25 e 42 anos)
- Kanreki aos 60 anos e Toshi Iwai – celebração da longevidade
- Falecimento e sincretismo religioso no Japão
- Velório, cremação e enterro
- Missas memoriais pelos costumes japoneses
A etiqueta litúrgica, ritual do Shin Budismo, não é a tradição entendida como uma convenção.
Ao contrário, é a expressão viva do entusiasmo, flexibilidade e naturalidade da vivência individual e coletiva do ensinamento.
A etiqueta budista é ainda a reverência e gratidão ao Buda, seus ensinamentos e à comunidade.
O mais importante é que, com essa mente dirigida a todos os seres, aprendemos a ouvir, confiar e compreender o Nome do Buda Amida nessas três ações:
1. Ação Mental – Ter a mente sempre concentrada em Amida
2. Ação Verbal – Recitar o Nome de Amida
3. Ação Física – Reverenciar Amida
Procedimentos para os Ofícios de Meditação
Procure alguém da
comunidade para orientá-lo
Seja bem-vindo! Procure alguém
da comunidade para orientá-lo em
sua primeira visita. Você pode
reconhecê-lo pelo faixa que usa
em torno do pescoço.
Recomendamos que cheguem sempre
pontualmente aos ofícios de
meditação.
1. Horários
das atividades de meditação (clique aqui)
2. Entrada no Templo
3. Encaminhe-se à mesa
do Incensário
4. Pegue o livro de
Ofício (o livro deverá
ser devolvido ao final do
ofício)
5. Sente-se
silenciosamente em postura de
meditação
6. Para informações sobre a
sequência de um ofício de
meditação, clique
aqui
Reverências
Gashô (Juntar as
mãos)
O gasshô é feito com o nenju. As
mãos ficam na altura do peito,
sem forçar os cotovelos, num
ângulo de aproximadamente 45o em
relação ao tronco. Em gasshô,
recita-se o Nome do Buda Amida –
Namu Amida Butsu ou Namandabu.
Raihai (curvar-se
sem gasshô)
Em gasshô, após recitar o Nome
do Buda Amida, curve-se, com o
tronco reto, 45o a frente. Em
seguida, volte à posição inicial
e desfaça o gasshô.
Yuhai (curvar-se
sem gasshô)
Com os braços relaxados ao longo
do corpo, faça uma curvatura,
com o tronco reto, num ângulo de
aproximadamente 15o à frente. Em
seguida, retorne à posição
inicial, com o tronco na postura
ereta.
Queima de Incenso
Paramos com os pés juntos a dois ou três passos da mesa do incensário. Fazemos uma pequena reverência sem juntar as mãos.
Com o pé esquerdo à frente, aproximamo-nos e paramos com os pés juntos. Pegamos um pouco do incenso granulado e o colocamos sobre a brasa dos incensos, que devem ser colocados na posição horizontal.
Fazemos uma reverência com gasshô, recitando o Nome do Buda, Namandabu ou Namu-amida-butsu. Retornamos para a posição inicial, começando pelo pé direito e paramos com os pés juntos. Fazemos a leve reverência e voltamos ao nosso lugar.
Acessórios para usar nos ofícios de meditação
Nenju
É um acessório que usamos na
postura em gasshô, em reverência
à compaixão e sabedoria de
Amida.
Passamos as mãos unidas dentro
dele, com o cordão voltado para
baixo, aparado nos polegares que
apertam as contas suavemente.
Quando não fazemos gasshô,
seguramos o juzu ou nenju na mão
esquerda, aparado entre o
polegar e os demais dedos, com o
cordão voltado para baixo.
Shikisho
Ao fazermos a iniciação budista,
recebemos uma faixa, o shikishô,
usada em torno do pescoço. As
diversas cores e padrões não
refletem uma diferença de níveis
entre praticantes.
É a lembrança, assim como o nenju, do compromisso com os 3 Tesouros do Budismo: Buda, Darma e Sanga.
Livro de
Ofício, ou de meditação cantada
No livro de ofício, você pode
encontrar informações mais
detalhadas sobre as tradições
Shin, os sutras e hinos da
meditação cantada assim como
ensinamentos para reflexão.
Os livros podem ser adquiridos
na loja do Templo ou estão
disponíveis para empréstimo e
devolução ao final do ofício.
O Altar Budista
INVENTÁRIO DO TEMPLO BUDISTA DE BRASÍLIA
O
altar principal é
do Buda Amida, o Buda da Vida
Imensurável e Luz Infinita, que
ocupa a posição central no altar
e pode estar numa das três
formas:
uma estátua, uma flâmula
com sua imagem ou com os
caracteres escritos “Namuamidabutsu”.
O “mudra” ou postura das mãos (“an-i-in jobogesho”) é o gesto da tranquilidade e proteção, representando a entrada do Buda Amida entre os seres sencientes.
O polegar e o dedo indicador formam o círculo ou roda da perfeição, “o ensinamento do Buda que não tem início nem fim”. A mão direita levantada simboliza a Sabedoria e a esquerda, com a palma estendida, simboliza a Compaixão, que leva todos os seres à verdade do Darma.
A protuberância no alto da cabeça, ou Nikkei, representa as 32 marcas de excelência do Buda, o ápice da sabedoria espiritual.
Sob a estátua, o trono de lótus. Nas simbologia budista, a flor de lótus cresce sob um lodo e irrompe sob a água – pura e bonita e, ainda assim, nutrida pelo lodo.
O altar lateral, à direita, é de Shinran Shonin, o Fundador do Shin Budismo.
O altar lateral, à esquerda, é de Rennyo Shonin, o Oitavo Patriarca conhecido como o inovador e responsável pela grande difusão do Shin no Japão.
Sob os dois altares, o símbolo
da Flor de Fuji: o
florescimento para baixo sugere
que a força reside na humildade.
Os outros altares são uma
inovação desse Templo:
À direita do altar central, a imagem do Buda Gautama, o Buda Histórico, doada pelo Governo da Tailândia.
À esquerda do altar central, altar dos Antepassados. Homenagem aos japoneses fundadores do Templo.
Butsudan / Altar Doméstico ou Oratório
Não há regras ou normas quanto ao tipo de altar.
Tradicionalmente é colocada a imagem ou estátua do Buda Amida ao centro; à direita, a figura do fundador Shinran Shonin; à esquerda, a de Rennyo Shonin; um vaso de flores; velas; recipiente para incenso.
É recomendável fazer uma cerimônia de convite para o Buda entrar em sua casa, que pode contar com a presença do Monge, amigos e familiares.