O Altar Budista, Oratório,  Onaibutsu, Obutsudan ou Butsudan


O que significam os itens do altar de um templo Shin Budista?
1. Objeto de Reverência: Buda Amida. Representa o Buda da Vida Imensurável (Compaixão) e da Luz Infinita (Sabedoria).
2. Velas: simbolizam a Sabedoria do Buda que ilumina as trevas da ignorância.
3. Flores: simbolizam a Compaixão de Buda, representando pureza e beleza. Como as flores murcham, isso representa a impermanência da vida.
4. Incenso: A rica fragrância é oferecida ao Buda Amida.
5. Arroz: o sustento da vida. Representa interdependência e o compartilhamento.
6. Folhagem e água: a água é sustentadora de toda a vida. Apenas a água corrente permanece pura e é o símbolo do Dharma, sempre fluindo, sempre puro. A água na vasilha com folhagem aromática é chamada de Ko-Zui, que significa literalmente "Água Perfumada". Simboliza a água pura com os 8 méritos virtuosos da Terra Pura. Portanto, na tradição do Jōdo Shinshū, não precisamos oferecer um copo de água, pois a vasilha já é ocupada com bastante folhagem.
Fonte: Puna Hongwanji Mission (Missão Hongwanji do Havaí).

INVENTÁRIO DO TEMPLO BUDISTA DE BRASÍLIA - Texto reproduzido para possibilitar BUSCA

Original com as fotos: INVENTÁRIO DO TEMPLO BUDISTA DE BRASÍLIA.pdf


Em um altar tradicional Shin Budista, a vela é colocada à direita e as flores à esquerda do incensário.

A vela representa a iluminação, a Luz que dissipa a escuridão da ignorância, o reino da sabedoria e da compaixão, o mundo da iluminação, a Terra Pura.

As flores representam nossas paixões mundanas que agora, tal como as flores, podem parecer belas e perfumadas, mas são condicionadas e impermanentes, as nossas percepções sobre nossas paixões mundanas são iludidas, então as flores representam o Reino da Ilusão, o Samsara.

O incenso é deitado sobre as cinzas do incensário queimando da esquerda para a direita, representando nossa passagem do reino da ilusão, Samsara (à esquerda) para o reino da iluminação, a Terra Pura (à direita).

A queima da vareta de incenso é como a duração de nossas vidas, ela nos lembra que nossa vida tem um fim, mas não devemos nos lamentar e sofrer com isso, pois estamos sendo purificados pela Luz da Sabedoria e conduzidos para o nosso destino definitivo, a Terra Pura, onde seremos um com a Iluminação.

O altar principal é do Buda Amida, o Buda da Vida Imensurável e Luz Infinita, que ocupa a posição central no altar e pode estar numa das três formas: uma estátua, uma flâmula com sua imagem ou com os caracteres escritos “Namuamidabutsu”, como utilizamos na Shinrankai.

O “mudra” ou postura das mãos (“an-i-in jobogesho”) é o gesto da tranquilidade e proteção, representando a entrada do Buda Amida entre os seres sencientes.

O polegar e o dedo indicador formam o círculo ou roda da perfeição, “o ensinamento do Buda que não tem início nem fim”.

A mão direita levantada simboliza a Sabedoria e a esquerda, com a palma estendida, simboliza a Compaixão, que leva todos os seres à verdade do Darma.

Sob a estátua, o trono de lótus. Nas simbologia budista, a flor de lótus cresce sob um lodo e irrompe sob a água – pura e bonita e, ainda assim, nutrida pelo lodo.

Usualmente, existem altares ou imagens adicionais. Um altar Jodo Shinshu típico possui:

altar lateral, à direita, é de Shinran Shonin, o Fundador do Shin Budismo.

altar lateral, à esquerda, é de Rennyo Shonin, o Oitavo Patriarca conhecido como o inovador e responsável pela grande difusão do Shin no Japão.

Sob os dois altares, o símbolo da Flor de Fuji:  o florescimento para baixo sugere que a força reside na humildade.

À direita do altar central, a imagem do Buda Gautama, o Buda Histórico.

À esquerda do altar central, altar dos Antepassados. Homenagem aos japoneses fundadores do Templo.


Altar Familiar

Para que serve um butsudan?

Ele serve para que as pessoas reverenciem Buda.

Assim, esse oratório possui normalmente portas, que são semelhantes a de um templo. Nele também há três degraus.

Na parte mais alta se coloca uma estátua, imagem de Buda, ou o Gohonzon com os caracteres escritos “Namuamidabutsu”, como utilizamos na Shinrankai. --->

O “butsudan”, ou altar budista familiar, inspira em cada membro da família um profundo sentido espiritual. O altar familiar e a prática de sua manutenção servem de espelho para que cada indivíduo veja a verdadeira natureza do “eu” e sinta o despertar pleno de sua espiritualidade. O Darma do Buda aprofunda nossa compreensão do cotidiano e nos desperta para as condições que sustêm a vida. O adepto da escola do Shin Budismo da Terra Pura dispõe o altar familiar num local central e de destaque na casa. Sua presença evidente encoraja a prática de superar a ignorância e ouvir o Darma com mais diligência.

Não há regras ou normas quanto ao tipo de altar. No entanto, há algumas diretrizes que guiam a montagem de um altar familiar no estilo do Shin Budismo da Terra Pura.

Ele pode consistir, simplesmente, no Nome escrito em caracteres chineses, uma imagem, ou uma estátua do Buda Amida, ou num móvel bastante elaborado, decorado com entalhes e adornado com folhas de ouro.

Tradicionalmente é colocada a imagem ou estátua do Buda Amida ao centro; à direita, a figura do fundador Shinran Shonin; à esquerda, a de Rennyo Shonin; um vaso de flores; velas; recipiente para incenso.

Como o Darma é o cerne da vida diária, o altar deve ser colocado num lugar que seja central e de fácil acesso a todos os membros da família, como a sala de estar ou o quarto. Pode ser colocado numa prateleira, numa estante, ou numa mesa. A localização na casa não se baseia em crenças supersticiosas. O que importa, realmente, é que todos os membros da família participem dos cuidados do “butsudan”, com flores sempre viçosas e a limpeza das imagens e do próprio móvel.

É recomendável fazer uma cerimônia de convite para o Buda entrar em sua casa, que pode contar com a presença do Monge, amigos e familiares.