O Altar Budista, Oratório, Onaibutsu, Obutsudan ou Butsudan
O que significam os itens do altar de um templo
Shin Budista?
1. Objeto de Reverência: Buda Amida. Representa o Buda da Vida Imensurável
(Compaixão) e da Luz Infinita (Sabedoria).
2. Velas: simbolizam a Sabedoria do Buda que ilumina as trevas da ignorância.
3. Flores: simbolizam a Compaixão de Buda, representando pureza e beleza. Como
as flores murcham, isso representa a impermanência da vida.
4. Incenso: A rica fragrância é oferecida ao Buda Amida.
5. Arroz: o sustento da vida. Representa interdependência e o compartilhamento.
6. Folhagem e água: a água é sustentadora de toda a vida. Apenas a água corrente
permanece pura e é o símbolo do Dharma, sempre fluindo, sempre puro. A água na
vasilha com folhagem aromática é chamada de Ko-Zui, que significa literalmente
"Água Perfumada". Simboliza a água pura com os 8 méritos virtuosos da Terra
Pura. Portanto, na tradição do Jōdo Shinshū, não precisamos oferecer um copo de água,
pois a vasilha já é ocupada com bastante folhagem.
Fonte: Puna Hongwanji Mission (Missão Hongwanji do Havaí).
INVENTÁRIO DO TEMPLO BUDISTA DE BRASÍLIA - Texto reproduzido para possibilitar BUSCA
Original com as fotos: INVENTÁRIO DO TEMPLO BUDISTA DE BRASÍLIA.pdf
Em
um altar tradicional Shin
Budista, a vela é colocada à
direita e as flores à esquerda
do incensário.
A vela representa a iluminação,
a Luz que dissipa a escuridão da
ignorância, o reino da sabedoria
e da compaixão, o mundo da
iluminação, a Terra Pura.
As flores representam nossas
paixões mundanas que agora, tal
como as flores, podem parecer
belas e perfumadas, mas são
condicionadas e impermanentes,
as nossas percepções sobre
nossas paixões mundanas são
iludidas, então as flores
representam o Reino da Ilusão, o
Samsara.
O incenso é deitado sobre as
cinzas do incensário queimando
da esquerda para a direita,
representando nossa passagem do
reino da ilusão, Samsara (à
esquerda) para o reino da
iluminação, a Terra Pura (à
direita).
A queima da vareta de incenso é
como a duração de nossas vidas,
ela nos lembra que nossa vida
tem um fim, mas não devemos nos
lamentar e sofrer com isso, pois
estamos sendo purificados pela
Luz da Sabedoria e conduzidos
para o nosso destino definitivo,
a Terra Pura, onde seremos um
com a Iluminação.
O altar principal é do Buda Amida, o Buda da Vida Imensurável e Luz Infinita, que ocupa a posição central no altar e pode estar numa das três formas: uma estátua, uma flâmula com sua imagem ou com os caracteres escritos “Namuamidabutsu”, como utilizamos na Shinrankai.
O “mudra” ou postura das mãos (“an-i-in jobogesho”) é o gesto da tranquilidade e proteção, representando a entrada do Buda Amida entre os seres sencientes.
O polegar e o dedo indicador formam o círculo ou roda da perfeição, “o ensinamento do Buda que não tem início nem fim”.
A mão direita levantada simboliza a Sabedoria e a esquerda, com a palma estendida, simboliza a Compaixão, que leva todos os seres à verdade do Darma.
Sob a estátua, o trono de lótus. Nas simbologia budista, a flor de lótus cresce sob um lodo e irrompe sob a água – pura e bonita e, ainda assim, nutrida pelo lodo.
Usualmente, existem altares ou imagens adicionais. Um altar Jodo Shinshu típico possui:
O altar lateral, à direita, é de Shinran Shonin, o Fundador do Shin Budismo.
O altar lateral, à esquerda, é de Rennyo Shonin, o Oitavo Patriarca conhecido como o inovador e responsável pela grande difusão do Shin no Japão.
Sob os dois altares, o símbolo da Flor de Fuji: o florescimento para baixo sugere que a força reside na humildade.
À direita do altar central, a imagem do Buda Gautama, o Buda Histórico.
À esquerda do altar central, altar dos Antepassados. Homenagem aos japoneses fundadores do Templo.
Altar Familiar
Para que serve um butsudan?
Ele serve para que as pessoas reverenciem Buda.
Assim, esse oratório possui normalmente portas, que são semelhantes a de um templo. Nele também há três degraus.
Na parte mais alta se coloca uma estátua, imagem de Buda, ou o Gohonzon com os caracteres escritos “Namuamidabutsu”, como utilizamos na Shinrankai. --->
O “butsudan”, ou altar budista familiar, inspira em cada membro da família um
profundo sentido espiritual. O altar familiar e a prática de sua manutenção
servem de espelho para que cada indivíduo veja a verdadeira natureza do “eu” e
sinta o despertar pleno de sua espiritualidade. O Darma do Buda aprofunda nossa
compreensão do cotidiano e nos desperta para as condições que sustêm a vida. O
adepto da escola do Shin Budismo da Terra Pura dispõe o altar familiar num local
central e de destaque na casa. Sua presença evidente encoraja a prática de
superar a ignorância e ouvir o Darma com mais diligência.
Não há regras ou normas quanto
ao tipo de altar. No
entanto, há algumas diretrizes que guiam a montagem de um altar familiar no
estilo do Shin Budismo da Terra Pura.
Ele pode consistir, simplesmente, no Nome escrito em caracteres chineses, uma imagem, ou uma estátua do Buda Amida, ou num móvel bastante elaborado, decorado com entalhes e adornado com folhas de ouro.
Tradicionalmente é colocada a
imagem ou estátua do Buda Amida
ao centro; à direita, a figura
do fundador Shinran Shonin; à
esquerda, a de Rennyo Shonin; um
vaso de flores; velas;
recipiente para incenso.
Como o Darma é o cerne da vida diária, o altar deve ser colocado num lugar que
seja central e de fácil acesso a todos os membros da família, como a sala de
estar ou o quarto. Pode ser colocado numa prateleira, numa estante, ou numa
mesa. A localização na casa não se baseia em crenças supersticiosas. O que
importa, realmente, é que todos os membros da família participem dos cuidados do
“butsudan”, com flores sempre viçosas e a limpeza das imagens e do próprio
móvel.
É recomendável fazer uma cerimônia de convite para o Buda entrar em sua casa, que pode contar com a presença do Monge, amigos e familiares.