Etiqueta budista de Jodo Shinshu
- 1 - O Buda Amida e o Nembutsu
- 2 – Flores
- 3 – Incenso
- 4 – Gashô
- 5 – Luz de Vela
- 6 – Meditação e Rosário
- 7 – Gongo
- 8 - ORIENTAÇÃO
O que é etiqueta?
A etiqueta em geral preocupa-se com o refinamento do comportamento humano em seu
relacionamento com outros seres humanos. A etiqueta budista preocupa-se com o
refinamento de nosso comportamento em relação ao Buda Amida.
O propósito da etiqueta na vida dos budistas torna-se claro, devemos colocar em
ação a reverência e gratidão que sentimos pelo Buda Amida. Portanto, ao ensinar
crianças pequenas, deve ser suficiente transmitir esse sentimento de reverência
e gratidão e as formas básicas de etiqueta. As crianças aprenderão por meio dos
exemplos dados por seus professores.
GASSHO
Gassho significa colocar as mãos juntas. As palmas de ambas as mãos são
colocadas juntas com os dedos e polegares estendidos e com o Ojuzu (rosário)
envolvendo ambas as mãos e segurado levemente entre os polegares e os dedos.
Ambos os cotovelos devem estar bem próximos ao corpo e as mãos devem estar na
altura do meio do peito. Para se curvar durante o gassho, as mãos devem ser
mantidas firmes, enquanto o corpo é dobrado para a frente a partir dos quadris e
depois de volta à posição ereta.
Gassho é a expressão natural de reverência e gratidão.
NENJU (OJUZU)
O Ojuzu deve ser tratado com o máximo respeito em todos os momentos. Em casa,
deve ser guardado em um lugar especial, como em uma gaveta perto do santuário da
família. Em outras ocasiões, o budista deve carregar o Ojuzu na bolsa ou no
bolso do casaco para que esteja sempre disponível. Durante o serviço, o Ojuzu
deve ser segurado com a mão esquerda.
O Ojuzu envolve a mão durante o gassho, simbolizando a Unidade.
QUEIMA DE INCENSO (OSHOKO)
Ao queimar incenso, caminhe até a frente do santuário e faça uma reverência a
uma distância de cerca de dois degraus em frente à mesa de incenso. Aproxime-se
da mesa e com a mão direita pegue uma pitada de incenso em pó e jogue-o no
queimador. Gassho e arco. Dê dois ou três passos para trás, faça uma reverência
e volte ao assento. Oshoko é a aceitação da transitoriedade e da realização na
vida.
COMPORTAMENTO GERAL NO TEMPLO
A etiqueta em geral exige que evitemos falar fora de hora; de sussurrar e
bater papo quando em um grande grupo; e de cutucar ou irritar nossos amigos de
alguma outra forma, especialmente quando participamos de um culto no templo. A
atenção deve ser direcionada ao serviço que está sendo realizado.
USO DOS LIVROS SEITEN E GATHA
Os livros Seiten e Gatha devem ser manuseados com o devido cuidado. Antes e
depois do canto, o livro deve ser levado à testa como um gesto de apreciação e
reverência às palavras do Buda.
ENTRANDO E SAINDO DO HONDO (SALÃO PRINCIPAL)
O Hondo deve ser acessado silenciosamente e com reverência. Ao entrar, gassho
voltado para o santuário. Sente-se e espere em silêncio o início do culto. Evite
se atrasar e tente não entrar no Hondo durante o serviço de meditação.
Antes de deixar o Hondo, quando o serviço terminar, vire-se para o santuário e
gassho antes de sair.
RECITANDO O NEMBUTSU
Como Jodo Shinshu é baseado na realização do Nembutsu, a importância de
recitá-lo corretamente não pode ser subestimada. Namu Amida Butsu deve ser
recitado clara e corretamente.
OUVINDO A LEITURA DE ESCRITOS SAGRADOS
O ministro ou leitor leigo freqüentemente lê trechos dos escritos de Shinran
Shonin ou das Epístolas de Rennyo shonin (Gobunsho) antes de fazer o sermão. A
congregação deve sentar-se com a cabeça baixa e ouvir atentamente as palavras.
Quando o orador se inclina para cumprimentar a congregação, ou quando se inclina
após o discurso, a congregação deve se curvar de volta.
LIDERANDO A CONGREGAÇÃO NA LEITURA
Liderar a congregação na leitura, sejam escritos sagrados ou trechos dos sutras,
é uma honra e, portanto, deve ser realizado com esse espírito. Gassho e curve-se
em direção ao santuário antes de iniciar a leitura. Segure o livro com as duas
mãos e leia devagar e distintamente para que a congregação possa acompanhar
juntos.