Incenso

Vídeo Como fazer Oshoko (oferecer incenso)

Queima de Incenso

Paramos com os pés juntos a dois ou três passos da mesa do incensário. Fazemos uma pequena reverência sem juntar as mãos.

Com o pé esquerdo à frente, aproximamo-nos e paramos com os pés juntos. Pegamos um pouco do incenso granulado e o colocamos sobre a brasa dos incensos, que devem ser colocados na posição horizontal.

Fazemos uma reverência com gasshô, recitando o Nome do Buda, Namandabu ou Namu-amida-butsu. Retornamos para a posição inicial, começando pelo pé direito e paramos com os pés juntos. Fazemos a leve reverência e voltamos ao nosso lugar.

Vamos falar sobre o significado do incenso

O aroma curativo do incenso nos ensina algo importante no budismo. Hoje em dia, vemos muitas variedades de palitos de incenso.

Algumas pessoas queimam incenso para relaxar ou apreciar o aroma, mas há uma razão significativa para queimar incenso quando nos sentamos em frente a um altar budista.

Algumas pessoas se lembram do aroma de incenso quando ouvem a palavra "Budismo".

O incenso é feito de madeira ou grama perfumada e, portanto, gera um aroma agradável quando queima.

Mas por que queimamos incenso em frente a um altar budista?

Nos limpando com incenso

O Buda Amida, cujo nome é exibido no altar budista, é o maior Buda de todos e o único que nos concederá felicidade absoluta.

Quando encontramos alguém importante, tomamos muito cuidado com nossa aparência.

Da mesma forma, quando no altar, usamos incenso

Para nos limpar e eliminar odores corporais por cortesia ao Buda Amida

e

Para ver nosso futuro com cinzas queimadas

Além disso, as cinzas resfriadas do incenso queimado nos lembram que um dia também seremos cremados e nos tornaremos nada além de ossos brancos.

Dessa forma, o incenso também está lá para nos fazer contemplar a impermanência.

Buda Amida: O mestre original e Buda (professor) original de todos os budas

Mestre Rennyo, que era ativo na era Muromachi, escreveu em sua carta On White Bones que:

"[a forma outrora familiar] é levada para um campo distante e, quando desaparece com a fumaça da meia-noite, nada resta além de ossos brancos . "

Todos os dias corremos desesperadamente tentando realizar todas as nossas tarefas mundanas, mas a realidade é que a cada momento que passa, estamos cada vez mais perto do tempo em que seremos reduzidos a cinzas brancas (morte).

A vida acaba em um piscar de olhos - e tudo o que resta depois que somos cremados é um punhado de cinzas.

Temos que deixar para trás tudo o que conquistamos e lutamos nesta vida, como esposa, filhos e posses, e entrar na vida após a morte sozinho.

Mas quando viajarmos para a vida após a morte, para onde iremos?

O motivo pelo qual nascemos como humanos é para resolver essa questão crucial de nascimento e morte e alcançar a felicidade eterna.

Isso é afirmado como a conclusão da carta On White Bones (Ossos Brancos - Carta escrita por Mestre Rennyo) desta forma:

"Devemos todos levar a sério imediatamente a questão crucial da vida após a morte, confiar profundamente no Buda Amida e ser salvos."


Simbologia

Incenso é um símbolo que significa espírito de auto-purificação e auto-dedicação.

O incenso tem o poder de produzir uma doce fragrância; somente quando ele queima, espalha esta fragrância.

Quando uma pessoa queima incenso, surge um pensamento que, justamente como este incenso queima, é nossa alegria espalhar doce fragrância de personalidade: <<Eu dedicarei meu corpo para altos propósitos mais do que a mim mesmo>>.

Uma pessoa sempre desejando ir mais que meio caminho em auxílio a outros, é amigável e amável, é sempre querida por outros e uma doce fragrância de personalidade, é como o incenso que espalha a sua fragrância.

O incenso tem diferentes cores e diferentes formas.

Alguns incensos são em pó; outros têm a forma de paus ou fragmentos de várias formas.

Há também diferentes cores: púrpura, preto, amarelo, verde e marrom.

Mas independente da forma ou cor, quando o incenso queima ele transcende sua forma e cor individual e torna-se uno na fumaça.

Isto simboliza a transcendência do indivíduo ou o ego torna- se uno com todos os outros, torna-se uno com a unidade da vida.

O incenso é usado no mesmo sentido do oferecimento das flores.

É oferecido em memória de Buda.

É uma outra forma de meditação.

Sempre que cheiramos incenso, devemos refletir profundamente sobre a impermanência de nossas vidas e nos concentrar em nossa questão crucial da vida após a morte.

Resumo

No budismo, o incenso é usado por duas razões: para mostrar cortesia ao Buda Amida e para nos levar a contemplar a impermanência.