Acessórios para Altar Budista

Obuppán: (arroz): deve servir o arroz todas as manhãs logo que cozinhá-lo. Deve montar o arroz em forma de um botão da flor de lótus na tigela do arroz (búkki) para oferenda. Quando for levar ao altar, é aconselhável colocá-lo numa bandeja e transportá-lo numa altura um pouco acima dos olhos.

Okumótsu: (oferenda de alimentos): as oferendas de alimentos ao Buda Amida podem ser doces ou frutas e não podem ser derivados de carnes em geral ou algum alimento que o contenha.

Para frutas, pode ser usado o kuge ou o takatsuki.

Todas essas oferendas são consideradas uma das cinco ações corretas
(muito importantes e que são voltadas ao Buda Amida) ensinada no Budismo:

A ação correta do Sandankuyô (enalter o Buda Amida e lhe fazer oferendas).

Búkki: (1) Taça, na qual se coloca arroz recém-cozido como oferenda ao Buda Amida.

Búkki-dai: (1) base, sobre a qual se coloca o bukki.

Búkki sáshi: (1) acessório extensor, usado para colocar o bukki no bukkidai. Não se deve colocar o bukki diretamente com a mão.

Kákki ou Kabin: (1) vaso para colocar flores (oferecem-se flores naturais conforme a estação do ano). Deve ser colocado à esquerda.

Rôsoku datê: (1) também chamado de shokudai : castiçal. Deve ser colocado à direita.

Mae Kōro: incensário redondo, com 3 pés, no qual se colocam cinzas, onde se queima o incenso. Deve-se colocar no centro.

Incenso: Esse incenso é feito através de madeira e plantas aromáticas.

Diante do altar budista, queima-se o incenso em forma de respeito ao Buda,
para que o aroma das plantas encubra o cheiro do corpo humano.

Hôudate: (2) Acessório para colocar os alimentos na oferenda para o altar.

É aquele com o formato de pétalas da flor de lótus, na parte superior da imagem,
sobre o qual se colocam alimentos como oferenda para o Buda Amida.

Kugê: (2) Suporte para colocar os alimentos na oferenda para o altar.

É o que tem a forma de torre, e suporta o Houdate.

Takátsuki: Acessório para colocar os alimentos na oferenda para o altar.

É aquele que tem o formato simplificado.

 

Gongo ou Orin setto Deve ser colocado fora à esquerda do butsudan.

O orin setto é um conjunto composto por:

 

Orín: sino budista

Rínbuton: (1): base almofadada, sobre o qual se pousa o orin.

A almofada no formato de flor de lótus é bastante utilizado.

Rinbô: batedor para fazer soar orin (ele não deve ser colocado dentro do Orín)

Kyôzukue (também chamado de Wasánjoku): pequena mesa, colocada à frente do butsudan, sobre a qual se colocam os livros (Shōshin Seiten, Gobunshō, etc.).

Kôro: (também chamado de kasha ou kinkōro) (1): É um incensário com 3 pés e com tampa, que é usado apenas como enfeite, não se queima incenso nele.

Rintô:Duas lamparinas arredondadas penduradas do teto do butsudan.

Tsuri Tourô: Dois lustres em forma de lanternas também penduradas do teto do butsudan.

Uchishiki (1): toalha triangular, com caída do degrau central do butsudan.


Nenjú:

O Nenjú também é chamado de Júzu ou Mala e usamos para fazer reverência ao Buda Amida, colocando-o entre as mãos com as palmas juntas.

Originalmente, a quantidade de contas do Nenjú era de 108 unidades, isso porque elas representam a quantidade de paixões mundanas, mas no dia a dia, usamos a versão resumida com 36 contas. A linha que passa por elas e as une representa a fé do Buda Amida.

Nós, seres humanos, somos feitos de paixões mundanas, mas quando formos salvos pelo Voto do Buda Amida e recebermos a sua fé exatamente como somos, obteremos a Felicidade Absoluta.

A alegria de, mesmo possuindo as paixões mundanas, elas se transformarem em felicidade (Bonnô sôku bodái) é que está sendo representada no Nenjú.

 

A Luz (otômyo)

 O Buda Amida possui inúmeras virtudes e entre elas estão o chamado
 “Luz infinita (Kômyo muryô)” e “Vida infinita (Jumyô muryô)
que são consideradas as mais poderosas.

A “Luz infinita” representa o poder sem limites do Buda Amida.

A “luz” também é chamada de “sabedoria (Tiê)”
e possui o poder de destruir a nossa mente em escuridão,
considerada a raiz do nosso sofrimento.

A luz, a vela no altar budista, está representando esse poder.

A “Vida infinita” representa a vida sem limites do Buda Amida.

A “vida infinita” também é chamada de “compaixão (Jíhi)”
e possui a função de nos fazer vivenciar
 a eterna felicidade

A flor representa esse poder do Buda Amida.

A Flor (obúkka)