Acessórios para Altar
Budista
Obuppán: (arroz): deve servir o arroz todas as manhãs logo que cozinhá-lo. Deve montar o arroz em forma de um botão da flor de lótus na tigela do arroz (búkki) para oferenda. Quando for levar ao altar, é aconselhável colocá-lo numa bandeja e transportá-lo numa altura um pouco acima dos olhos.
Okumótsu: (oferenda de alimentos): as oferendas de alimentos ao Buda Amida podem ser doces ou frutas e não podem ser derivados de carnes em geral ou algum alimento que o contenha.
Para frutas, pode ser usado o kuge ou o
takatsuki.
Todas essas oferendas são consideradas uma das cinco ações corretas
(muito
importantes e que são voltadas ao Buda Amida) ensinada no Budismo:
A ação correta do Sandankuyô (enalter o Buda Amida e lhe fazer oferendas).
Búkki:
(1) Taça, na qual se coloca arroz recém-cozido como oferenda ao Buda Amida.
Búkki-dai:
(1) base, sobre a qual se coloca o bukki.
Búkki sáshi:
(1)
acessório extensor, usado para colocar o bukki no bukkidai. Não se deve colocar
o bukki diretamente com a mão.
Kákki
ou Kabin:
(1) vaso para
colocar flores (oferecem-se flores naturais conforme a estação do ano). Deve ser
colocado à esquerda.
Rôsoku datê:
(1) também chamado de shokudai : castiçal. Deve ser colocado à
direita.
Mae
Kōro: incensário redondo, com 3 pés, no qual se colocam cinzas, onde se
queima o incenso. Deve-se colocar no centro.
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Incenso: Esse incenso é feito através de madeira e plantas aromáticas. Diante do
altar budista, queima-se o incenso em forma de respeito ao Buda, |
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Hôudate: (2) Acessório para colocar os alimentos na oferenda para o altar. É aquele com o
formato de pétalas da flor de lótus, na parte superior da imagem, Kugê: (2) Suporte para colocar os alimentos na oferenda para o altar. É o que tem a forma de torre, e suporta o Houdate. Takátsuki: Acessório para colocar os alimentos na oferenda para o altar. É aquele que tem o formato simplificado. |
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Gongo ou Orin setto Deve ser colocado fora à esquerda do butsudan. O orin setto é um conjunto composto por:
Orín: sino budista Rínbuton: (1): base almofadada, sobre o qual se pousa o orin. A almofada no formato de flor de lótus é bastante utilizado. Rinbô: batedor para fazer soar orin (ele não deve ser colocado dentro do Orín) |
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Kyôzukue (também chamado de Wasánjoku): pequena mesa,
colocada à frente do butsudan, sobre a qual se colocam os livros (Shōshin Seiten,
Gobunshō, etc.).
Kôro:
(também chamado de kasha ou kinkōro) (1): É um incensário com 3 pés e com tampa,
que é usado apenas como enfeite, não se queima incenso nele.
Rintô:Duas
lamparinas arredondadas penduradas do teto do butsudan.
Tsuri
Tourô: Dois lustres em forma de lanternas também penduradas do teto do
butsudan.
Uchishiki
(1): toalha triangular, com caída do degrau central do butsudan.
O Nenjú também é chamado de Júzu ou Mala e usamos para fazer reverência ao Buda Amida, colocando-o entre as mãos com as palmas juntas.
Originalmente, a quantidade de contas do Nenjú era de 108 unidades, isso porque elas representam a quantidade de paixões mundanas, mas no dia a dia, usamos a versão resumida com 36 contas. A linha que passa por elas e as une representa a fé do Buda Amida.
Nós, seres humanos, somos feitos de paixões mundanas, mas quando formos salvos pelo Voto do Buda Amida e recebermos a sua fé exatamente como somos, obteremos a Felicidade Absoluta.
A alegria de, mesmo possuindo as paixões mundanas, elas se transformarem em felicidade (Bonnô sôku bodái) é que está sendo representada no Nenjú.
A Luz (otômyo) |
O Buda Amida possui inúmeras
virtudes e entre elas estão o chamado A “Luz infinita” representa o poder sem limites do Buda Amida. A “luz” também é chamada de
“sabedoria (Tiê)” A luz, a vela no altar budista, está representando esse poder. A “Vida infinita” representa a vida sem limites do Buda Amida. A “vida infinita” também é
chamada de “compaixão (Jíhi)” A flor representa esse poder do Buda Amida. |
A Flor (obúkka) |