Glossário de Termos e Expressões Budistas

O presente glossário atualizado, com mais de 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo

[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês,  [Tib] do Tibetano.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 Q - Glossário de Termos Budistas  –  www.shinrangakuto.com.br

Quatorze calúnias (jap. jūshi-hibō)
Quatorze atitudes que devem ser evitadas na prática budista:

1) agir com arrogância;
2) agir com negligência;
3) basear apenas no próprio pensamento;
4) julgar superficialmente;
5) apegar-se aos desejos mundanos;
6) recusar-se a compreender;
7) recusar-se a crer;
8) franzir a testa em desaprovação;
9) duvidar;
10) difamar;
11) desprezar;
12) odiar;
13) invejar; e
14) nutrir rancor.
As ações de 1 a 10 são calúnias à Lei, as de 11 a 14 são calúnias aos seguidores do budismo.

quatro dívidas de gratidão (jap. shi-on) Dívidas para com os pais, com todos os seres vivos, com o soberano e com os três tesouros – o Buda, a Lei (ensinamentos do Buda) e a Ordem (a comunidade de seguidores). A definição dessas quatro dívidas varia conforme a fonte.

Quatro maus caminhos (jap. shi-akushu ou shi-akudō) Também “quatro maus domínios da existência”. Condições ou estados de vida correspondentes aos quatro mais baixos dos dez mundos: mundo do inferno, mundo dos espíritos famintos, mundo dos animais e mundo dos asura. São conhecidos como maus caminhos por se caracterizarem pelo sofrimento que as pessoas têm de passar devido às más ações praticadas ou ao carma negativo.

Quatro Nobres Verdades (Shitai ou Shishoutai em japonês) (sânsc. ARYASATYA; paliARYASATTA) – os ensinamentos básicos do buddhismo;
Um dos ensinamentos básicos do Buda Shakyamuni: É o conteúdo do primeiro discurso do Buda Sakyamuni (ver Buda Sakyamuni) depois de se iluminar.

A 1a. Nobre Verdade dukkha (sofrimento, ansiedade, estresse) (sânscrito) a verdade sobre o sofrimento (a vida neste mundo inclina-se ao sofrimento) diz que a existência comum pressupõe que haja dor e sofrimento quando a realidade não vai de encontro ao nosso desejo, a nossa vontade.

A 2a. Nobre Verdade (samudaya) (sânscrito) diz que a origem da dor e do sofrimento é a ilusão do apego ao ego e a ignorância (as paixões cegas). Assim, quanto mais apegarmo-nos ao ego e às paixões egocêntricas, mais iremos sofrer.

A 3ª. Nobre Verdade (nirodha)  (sânscrito) diz que há uma maneira de se extingüir a dor e o sofrimento que é alcançando o Nirvana (ver Nirvana), ou a Iluminação.

E, por último, a 4ª. Nobre Verdade  (marga)  (sânscrito) diz que a maneira de se extingüir a dor e o sofrimento é a praticando o Nobre Caminho Óctuplo (ver Caminho Óctuplo)

Esse sistema partiu da já bem desenvolvida teoria médica indiana existente na época de Shakyamuni, que foi responsável pelo seu aprofundamento bem como pela abertura de dimensões espirituais, filosóficas, psicológicas, etc.

Quatro virtudes (jap. shi-toku) Quatro nobres qualidades na vida de um buda: eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza. Descrevem a verdadeira natureza da vida de um buda, que é pura, eterna, manifesta o verdadeiro eu e desfruta felicidade absoluta.