Glossário de Termos e Expressões Budistas
O presente glossário atualizado, com mais de 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo
[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês, [Tib] do Tibetano.
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uddhacca: inquietação, desassossego. É um dos dez grilhões (samyojana) e um dos cinco obstáculos (nivarana). |
UDE - Braço |
udumbara (sânscr.; jap. udonge) Planta lendária que floresce somente a cada três mil anos para anunciar o advento de um rei girador da roda de ouro ou de um buda. As escrituras budistas costumam mencionar a flor de udumbara para simbolizar a raridade de se encontrar um buda. |
ugghatitaññu: de rápido entendimento. Após o Buda ter alcançado a iluminação, estava considerando se devia ou não ensinar o Dhamma, ele percebeu que havia quatro categorias de seres: aqueles de rápido entendimento, que alcançariam a iluminação depois de uma breve explanação do Dhamma, aqueles que alcançariam a iluminação somente após uma longa explanação (vipacitaññu); aqueles que alcançariam a iluminação apenas após serem conduzidos através da prática (neyya); e aqueles que, ao invés de alcançar a iluminação, obteriam na melhor hipótese um entendimento intelectual do Dhamma (padaparama). |
UKEMI - Amortecimento de queda |
UKETSUKE Recepção |
Últimos Dias da Lei (jap. mappō) Também “Últimos Dias”, “última era” ou “período da Lei Decadente”. O último dos três períodos após a morte do buda Shakyamuni, quando o budismo torna-se confuso e seus ensinamentos perdem o poder de conduzir as pessoas à iluminação. Acredita-se que a duração dos Últimos Dias da Lei de Shakyamuni seja de dez mil anos ou mais. No Japão, a maioria dos estudiosos consideram que esse período tenha iniciado em 1052. |
Ume - o fruto da ameixeira, ameixa japonesa ou abricó japonês, está presente diariamente na dieta japonesa. Seu sabor é mais azedo, bem diferente da ameixa ocidental. É consumido especialmente como conserva (tsukemono) e leva o nome de umeboshi. A ameixa ume também é usada para fazer vinhos e vinagres. |
Ume matsuri - Entre os meses de fevereiro e março, muitos festivais das ameixeiras (Ume Matsuri) são realizados no país, especialmente em parques públicos, santuários e templos. Em Tóquio, os festivais mais famosos são o Setagaya Ume Matsuri (Parque Hanegi) e Matsuris no Koishikawa Korakuen e santuário Yushima Tenjin. |
Umeboshi - Conserva de ameixa |
Ungyō (吽形) - Uma estátua (de um Nio, komainu, etc.) com a boca fechada pronunciar o som "un", última letra do alfabeto sânscrito e símbolo do fim de todas as coisas. Veja também Agyō . |
UNMEM [-SHÛ] (jap.) – escola ZEN japonesa, derivada da escola YUN-MEN[-TSUNG] chinesa. |
UNMON BEN’EN (jap.) – veja YUN-MEN WEN-YEN. |
UNSUI (jap.) – noviço ZEN. |
Upadana - Apego; o nono link de Pratitya-Samutpada; o nono Doze Nidanas |
upadana: apego ou combustível, aquilo que alimenta ou dá sustento. O apego é uma intensificação do desejo, tanha. Os quatro tipos de apego são: à sensualidade, às idéias, a preceitos e rituais e a idéias da existência de um eu. |
upadhi: aquisições, tem o sentido literal de “aquilo sobre o que algo se apóia”, isto é, os fundamentos ou parafernália da existência. A palavra tem tanto um sentido objetivo como subjetivo. Com o sentido objetivo significa as coisas adquiridas, isto é, as posses da pessoa. Com o sentido subjetivo significa a ação de se apropriar de algo com base no desejo. |
Upajjhaya professor espiritual |
upakkilesa: a palavra upakkilesa é usada algumas vezes com o sentido de imperfeições da meditação de concentração; algumas vezes com o sentido de imperfeições no insight (veja vipassanupakkilesa); e algumas vezes significando corrupções que surgem à partir das três raízes prejudiciais – desejo, raiva e delusão – nessas formas ou nos seus desdobramentos.[Mais] |
Upali
– um dos principais discípulos de Buddha, recitador do VINAYA PITAKA.
Foi o principal observador dos preceitos. Ele se tornou o discípulo de
Buda quando ele estava cortando o cabelo de Buda. |
UPASAKA (sânsc. e pali) – leigo, um seguidor leigo do budismo |
upasampada: aceitação; ordenação completa como um bhikkhu ou bhikkhuni. Veja pabbajja. |
UPASIKA (sânsc. e pali) – leiga, uma seguidora leiga do budismo |
upasika (upasaka): um discípulo feminino (masculino) leigo do Buda. Compare com parisa. |
UPAYA (sânsc.) – método, meios hábeis. Qualquer meio hábil, por exemplo, meditação sobre a bondade amorosa, para superar a raiva. Conveniente, embora não necessariamente verdadeiro. Originalmente usado como um artifício polêmico contra outras escolas - chamando-as de "meramente" expedientes, sem a verdade última, mais tarde usado contra a própria escola para evitar que os alunos formem apegos a doutrinas |
Upekkha / upeksha (sânsc.; paliUPEKKA) – equanimidade; uniformidade de espírito. Uma das quatro BRAHMA-VIHARAS. |
upekkha: equanimidade, a atitude de imparcialidade desapegada com relação aos seres (não apatia ou indiferença). É um dos sete fatores da iluminação (bojjhanga). Uma das dez perfeições (paramis) e uma das quatro "moradas divinas" (brahma-vihara). |
uposatha: dia de observância, correspondendo às fases da lua, no qual pessoas leigas Budistas se reúnem para ouvir o Dhamma e observar preceitos especiais. Nos dias de uposatha da lua nova e lua cheia os monges se reúnem para recitar as regras do Patimokkha.[Mais] |
Urabon - Urabon'e (habitualmente chamado Obon ou apenas Bon em Japonês) é um costume Budista Japonês para honrar os espíritos falecidos dos antepassados. "Urabon" ("e" significa assembleia) teve origem na palavra sânscrita "Ullambana", que significa "pendurar de cabeça para baixo". Esta é uma metáfora de grande sofrimento. |
UTA Música |
UTIKOMI - Aperfeiçoamento das técnicas |