Glossário de Termos e Expressões Budistas

O presente glossário atualizado, com mais de 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo

[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês,  [Tib] do Tibetano.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 Y - Glossário de Termos Budistas  –  www.shinrangakuto.com.br

YAB-YUM (tib. YAB YUM) – pai-mãe; no buddhismo VAJRAYANA tibetano, representação simbólica da inseparabilidade dos meios hábeis (UPAYA) e da sabedoria (PRAJNA).

YAKISSOBA Macarrão com verduras e carnes (promoção para angariar fundos)

YAKUIN (KAI)/ RIDI (KAI) Diretoria

Yakushi-dō (薬 師 堂) - um edifício que consagra uma estátua de Yakushi Nyorai.

YAKUSHI NYORAI (jap.) – veja BHAISHAJYAGURU.

YAMA – na mitologia indiana, o demônio da morte.

Yana - divisões ou escolas do Budismo de acordo com seu tipo de prática (lit. "veículo")

Yantra: Um símbolo físico

YASHODHARA – a esposa de Siddhartha GAUTAMA, YESHE (tib. YE SHES) – nos ensinamentos do DZOGCHEN, a sabedoria primordial, o estado desperto atemporal. YESHE

TSOGYEL (tib. YE SHES MTSHO RGYAL) – consorte tibetana (757-817) do mahasiddha PADMASAMBHAVA.

YASSURAGUI Serenidade

Yatha bhuta ñanadassana: O conhecimento e visão de como as coisas na verdades são. Esta expressão aparece com freqüência e representa o primeiro estágio no processo de insight. Yatha bhuta tem sido traduzido “como as coisas na verdade são” e regra geral é traduzido de modo semelhante para o Inglês. Essa tradução no entanto apresenta algumas limitações no sentido de dar a impressão que existe algo especial a ser visto “nas coisas” e que a experiência de insight corresponde a ver esse algo especial, quando na verdade estamos mais interessados em ver o processo de fabricação que ocorre na mente e nesse sentido uma tradução mais esclarecedora para yatha butha seria “como as coisas vêm a ser” (através do processo de fabricação na mente). Em seguida a esse primeiro estágio de insight segue o desencantamento, (nibbida), depois o desapego, (viraga), e por fim culminando na completa libertação (vimutti).

YATHA-BHUTA (sânsc. e pali) – as coisas como elas são.

YIDAM (sânsc. ISHTA-DEVATA; tib. YID DAM) – Mente de Compromisso; no buddhismo VAJRAYANA, divindade meditacional visualizada durante as práticas (SADHANAS).

yodarekake (涎 掛 け) - babadores votivos encontrados em Jizō e estátuas de raposas, sagrados para kami Inari .

YOGA (sânsc.) – união, ligação.

YOGACHARA (sânsc.) Aplicação de Yoga; também conhecida como VIJNANAVADA, filosofia MAHAYANA fundada pelos monges ASANGA e VASUBANDHU, baseada no ensinamento do CHITTAMATRA.

YOGACHARA-BHUMI SHASTRA (sânsc.) – Tratado sobre os Estágios da Aplicação de Yoga; principal texto da filosofia YOGACHARA, escrito pelo monge ASANGA.

YÔGI [-HA] – (chin. YANG-CH’I-P’AI) – linhagem da escola ZEN japonesa RINZAI, fundada pelo monge chinês YANG-CH’I FANG-HUI (jap. YÔGI HÔE) e pertencente ao GOKE-SHICHISHÛ.

Yojana [Sk] Uma unidade de medida de distância indiana, equivalente a 11,2 ou 14,4 quilômetros; também equivale à distância que o exército real podia percorrer em um dia de marcha.

Yōkoso & Irasshaimase Uma das primeiras saudações em japonês que você vai ver ou ouvir, yōkoso, que significa “bem-vindo.”

yokushitsu (浴室) - banheiro de um mosteiro. 

yoniso manasikara: atenção com sabedoria ou hábil, também pode ser reflexão com sabedoria ou reflexão hábil, é descrita como a atenção com os meios corretos (upaya) e na direção correta (patha). Significa dar atenção, considerar e refletir de maneira cuidadosa, equilibrada e analítica, empregando a capacidade de investigação para reconhecer como as coisas na verdade funcionam, pensar em termos de relações causais e de acordo com a verdade, isto é, aquilo que é impermanente como impermanente, sofrimento como sofrimento, etc.
No MN 2 é descrita como um antídoto contra as impurezas (asava); é uma das condições para o surgimento do entendimento correto (MN 43); conduz ao fruto de ‘entrar na correnteza’ (SN LV.55); ao surgimento e desenvolvimento dos fatores da iluminação (bojjhanga), (SN XLVI.24). A atenção sem sabedoria (ayoniso-manasikara) conduz ao surgimento das impurezas (MN 2); ao surgimento e expansão dos cinco obstáculos (nivarana), (SN XLVI.24). 
[Mais]

YOROKOBI Alegria

YOROSHIKU (ONEGAISHIMASSU) (よろしく) Por favor, conto com você “Yoroshiku” é um termo difícil de ser traduzido em outras línguas, mas normalmente é referido como “Prazer em conhecê-lo” ou “Conto com sua ajuda”. Mas ao pé da letra, significa “Por favor, seja bom para mim”. As formas formais dessa expressão são Yoroshiku Onegai shimasu ou Dozo Yoroshiku.

yosemune-zukuri (寄 棟 造) - Um telhado de quatro águas onde a frente e as costas são trapezoidais e os lados triangulares. Um exemplo clássico é o Daibutsuden de Tōdai-ji.

YOSHI - Continuar

YUN-MEN [-TSUNG] – escola ZEN fundada pelo monge chinês YUN-MEN WEN-YEN; deu origem à escola UNMEI[-SHÛ] no Japão.

YUN-MEN WEN-YEN (chin.; jap. UNMON BEN’EN) – monge ZEN chinês (864-949), fundador da escola YUN-MEN[-TSUNG] (jap. UNMON[-SHÛ]).