Glossário de Termos e Expressões Budistas

O presente glossário atualizado, com quase 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo

[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês,  [Tib] do Tibetano.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 L - Glossário de Termos Budistas  –  www.shinrangakuto.com.br

lakkhana: veja ti-lakkhana.

LALITAVISTARA (sânsc.) – biografia tradicional sobre o Buddha SHAKYAMUNI. LAMA (tib. BLA MA) – veja GURU.

lama Um professor ou mestre tibetano; equivalente a sânscrito "guru"

LAMDRE (tib. LAM BRAS) – Caminho e Fruto; principal ensinamento da escola tibetana SAKYA.

LAMRIM (tib. LAM RIM) – Estágios do Caminho; principal ensinamento da escola tibetana GELUG.

LANKAVATARA SUTRA (sânsc.) – Discurso sobre a Descida ao [Sri] Lanka; texto do buddhismo MAHAYANA que enfatiza o despertar da não dualidade através da realização da natureza búddhica.

Lei de Causa e Efeito elucida que toda causa produz ou registra seu efeito no exato momento em que foi praticada, sendo que esse efeito pode se manifestar imediatamente na vida da pessoa, num tempo futuro, na existência seguinte ou mais além, dependendo do grau de importância dessa causa, tanto boa como má, e ainda conforme estímulos e condições externas. Para cada causa, haverá sempre um efeito correspondente

Lei Mística (sânscr. saddharma; chin. miaofa; jap. myōhō) Também “Lei Maravilhosa”. [1] Os ensinamentos do Sutra do Lótus. [2] A essência desse sutra, ou a Lei Mística, a Lei fundamental da vida e do Universo, indentificada por Nichiren Daishonin como Nam-myoho-renge-kyo.

Leigo – pessoa que pratica e estuda o budismo sem ter tomado a ordenação de monge ou monja.

Li [Ch.] Uma medida de comprimento chinesa igual a 360 passos ou mais ou menos 1890 pés (Matthews); então 1 li equivale a aproximadamente 576 metros. Usada no Sutra Maior para traduzir o yojana, a unidade indiana de medida; uma comparação entre o texto chinês e o sânscrito mostra que um yojana é equivalente a 250 li nos capítulos 15 e 28 e a 2500 li nos capítulos 7 e 15. Ver Seikuro da Província de Yamato.

LIE - Não

LIN-CHI-TSUNG (chin.) – veja RINZAI[-SHÛ].

Linhagem O registro oficial da descendência histórica dos ensinamentos do dharma de um professor para outro; por extensão, pode se referir a uma tradição – uma sucessão ininterrupta de mestres budistas realizados desde Buddha (Buda) Shakyamuni até os mestres dos nossos tempos, que transmitiram de forma completamente pura, precisa e confiável os ensinamentos e as práticas budistas.

LIU-TSU TA-SHIH FA-PAO-T’AN-CHING (chin.; jap. ROKUSO DAISHI HÔBÔDAN-GYÔ, DAN-GYÔ) – Discurso do Sexto Ancestral da Alta Plataforma do Tesouro do Dharma, ou simplesmente o Sutra da Plataforma; biografia do monge chinês HUI-NENG, sexto ancestral do ZEN na China.

Livros de Ofício, ou Livros de Meditação Cantada - No livro de ofício, você pode encontrar informações mais detalhadas sobre as tradições Shin, os sutras e hinos da meditação cantada assim como ensinamentos para reflexão. Os livros normalmente podem ser adquiridos na loja do Templo ou estarão disponíveis para empréstimo e devolução ao final do ofício.

LOBHA (sânsc. e pali) – cobiça.

lobha: cobiça; paixão. Sinônimo de tanha raga. Uma das três raízes (mulade estados prejudiciais na mente.

LO-HAN (chin.) – veja ARHAT.

loka: mundo. Denota as três esferas de existência que compreendem todo o universo, isto é, (1) o reino da esfera sensual (kama-loka), ou o mundo dos cinco sentidos; (2) o reino da esfera da matéria sutil (rupa-loka); (3) o reino da esfera imaterial (arupa-loka). [Mais]

loka-dhamma: condições do mundo ou assuntos, fenômenos do mundo. A lista padrão indica oito: ganho e perda, elogio e crítica, fama e má reputação, alegria e tristeza.

LOKAPALA (sânsc.) – protetor do mundo; imagens muito comuns na entrada dos grandes monastérios, como guardiões do templo.

lokavidu: conhecedor dos mundos. Um epíteto para o Buda.

lokuttara: transcendente; supramundano (veja maggaphalanibbana).  

LONGCHENPA (tib. KLONG CHEN PA) – lama tibetano (1308-1364) de grande importância para a transmissão dos ensinamentos DZOGCHEN da escola NYINGMA.

Lumbini: Local de nascimento do Buda Gotama no Nepal; um lugar de peregrinação.

LÜ-TSUNG (chin.; RITSU[-SHÛ]) – Escola da Disciplina; escola fundada pelo monge chinês TAO-HSÜAN (596-667) com base nos ensinamentos da escola indiana DHARMAGUPTAKA.