Glossário de Termos e Expressões Budistas
O presente glossário atualizado, com mais de 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo
[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês, [Tib] do Tibetano.
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T’AI-HSU – monge chinês (1889-1947) que ajudou a revitalizar o buddhismo na China. |
T’IEN-T’AI (chin.; jap.; TENDAI) – Escola da Plataforma Celestial; escola fundada pelo monge chinês CHIH-I (538-597) com base nos ensinamentos do Sutra do Lótus (SADDHARMA-PUNDARIKA SUTRA). |
T’I-T’SANG (chin.)- veja KSHITIGARBHA. |
Tadaima & Okaeri Há uma troca de cumprimentos semelhantes ao voltar para casa ou para o escritório. A pessoa que retorna diz, tadaima outadaima modorimashita, literalmente, “voltei agora”. E a que a estava aguardando diz, okaeri, ouokaerinasai, que significa “bem-vindo de volta”. |
tadi: "assim, Tal," descreve aquele que atingiu o objetivo. Indica que o estado da pessoa não pode ser definido, porém não está sujeito a mudanças ou influências de qualquer tipo. |
tahōtō (多 宝塔) - um pagode de dois andares com um andar térreo tendo um teto em forma de cúpula e um telhado de penteado quadrado, um segundo andar redondo e telhados quadrados. |
TAIKAI Congresso (Concurso) |
TAISHÔ ISSAIKYÔ (jap.) – edição do TRIPITAKA chinês no Japão. |
TAISSO - Aquecimento |
TALIDADE (sânsc. TATHATA, ing. SUCHNESS) – a verdadeira natureza dos fenômenos, tal como são. |
TAN (jap.) – no buddhismo ZEN, plataforma de madeira onde se pratica ZAZEN. |
TANDYŌBI Aniversário |
TANDYŌBI OMEDETŌ (GOZAIMASSU) Feliz Aniversário |
tanha: tradução literal: sede. Desejo: pela sensualidade, por ser/existir, ou por não ser/existir (bhava). É a causa principal do sofrimento e do interminável ciclo de renascimentos, veja sacca. Veja os sinônimos lobha e raga.[Mais] |
Tan–luan(476-542) Mestre chinês, terceiro patriarca do Shin. |
TANTRA (sânsc.; tib. GYÜ/ RGYUD) – no buddhismo VAJRAYANA, textos esotéricos com doutrinas especiais para a transformação da mente. |
TAO-AN – monge chinês (312-385), pioneiro do buddhismo na China. |
TARA (sânsc.; jap. TARANI BOSATSU; tib. DRÖLMA/ SGROL MA) – no buddhismo MAHAYANA, bodhisattva feminina da compaixão; muito venerada no buddhismo tibetano. |
TARIKI (jap.) – Outro Poder (o poder do Buddha AMITABHA para alcançar a iluminação); oposto de JIRIKI. O Outro Poder é a crença central do budismo Terra Pura. O Outro Poder deriva da autêntica e total aceitação da realidade que está dentro e em volta de nós. Não é uma filosofia de passividade e irresponsabilidade, mas de atividade espiritual radical, de revolução pessoal e existencial. Sua essência é a força espontânea e maravilhosa que nos dá a vontade de agir, de "fazer o que o homem pode fazer e então esperar pela vontade do céu". É importante saber que o tariki é um poder que flui do entendimento fundamental de que, nas vidas que levamos, já somos iluminados. Ver ‘Outro Poder’. |
Tatame ou Tatami (em japonês: 畳; transl. tatami) Espessa esteira de palha de arroz usada no Japão como cobertura de assoalho ou nos elevados das salas de zazen. O tamanho padrão é de noventa centímetros por um metro e oitenta centímetros [0,90m x 1,80m]. |
tatchū (塔 頭 ou 塔 中) Nos templos zen, ergue-se um edifício contendo um pagode consagrando as cinzas de um sacerdote importante. Mais tarde, tornou-se um templo subsidiário ou um templo menor dependendo de um maior. Finalmente, tornou-se também um templo subsidiário, sendo o templo familiar ( bodaiji ) de uma família importante. |
TATHAGATA (sânsc.; pali; jap. NYORAI) um dos Buda de dez epítetos Outro epíteto para o Buda Sakyamuni – Perfeito. O Buda como Aquele que Vem da Verdade ao encontro do homem para salvá-lo. Deve ser entendido mais como uma atividade, um movimento, do que uma entidade. O conceito seria expresso de uma forma mais exata por um verbo do que por um substantivo. Ver ‘Nyorai |
Tathagata da Vida Imensurável O Buda Amida como Amitayus ou Vida Infinita (Ayus corresponde ao gregoAion – tempo, duração da vida, eternidade, idade, geração, século – e ao latimAevum – idade longa ou perpétua, tempo dilatado, século). |
tathagata garbha Natureza de Buda ou a semente da iluminação |
tathagata: este é o epíteto que o Buda empregava com mais freqüência para referir a si mesmo. [Mais] Tatha significa assim ou tal; a segunda parte agata significa vir. No entanto a palavra gata significa ir. Há muito debate se o significado de tathagata é "assim ido (tatha-gata)" ou " assim vindo (tatha-agata)". O tathagata está totalmente presente ou ele se foi totalmente? Ele é completamente imanente ou transcendente? Talvez a melhor interpretação é que tathagata significa ambos, completamente imanente, compassivo, sintonizado em todas as coisas, completamente atento e ao mesmo tempo transcendente, dotado da sabedoria transcendente. Por outro lado, os comentadores em Pali explicam o tathagata como aquele que veio para o nosso meio trazendo a mensagem do imortal, para o qual ele “foi” através da sua própria prática do caminho.[Mais] |
TE - Mão |
TEIKI SŌKAI Assembléia Geral (Ordinária) |
TEISHÔ (jap.) – ensinamento ZEN. Uma apresentação de um mestre Zen durante um sesshin. Em vez de uma explicação ou exposição no sentido tradicional, pretende ser uma demonstração da realização Zen |
temizuya * (手 水 舎) - uma fonte perto da entrada de um santuário e um templo onde os adoradores podem limpar suas mãos e boca antes da adoração. |
templo
- termo usado com santuário para espelhar em inglês a distinção entre as
palavras japonesas tera e jinja . As três terminações de nomes de templos mais
comuns são: |
Ten (天) - um deus indiano de origem não budista, por exemplo Benzaiten , Bonten , Taishakuten e Kankiten . |
Ten'aku jôzen,
transformação do mal em bem. |
Tendai/Tiantai
(天台
宗,
Tendai-shū) [Jp] TENDAI [-SHÛ] –
Uma escola
Mahayana de China que
ensina a supremacia do Sutra
de Lótus.
Escola japonesa fundada pelo monge SAICHÔ com base nos
ensinamentos da escola chinesa T’IEN-T’AI Ver “O Fundador” e “Shinran e o Shin”.
Escola budista da qual Shinran foi monge, é um Budista Mahayana escola
estabelecida em Japão no ano 806 pelo monge chamado Saichō, postumamente
conhecido como Dengyō Daishi. A escola Tendai ganhou destaque durante a Período
Heian (794-1185), gradualmente eclipsando o poderoso Escola de Yogacara
(Hossō-shū) e competindo com o próximo Budismo Shingon para se tornar o mais
influente na corte imperial. |
TENGYUR (tib. BSTAN ‘GYUR) – veja KANGYUR TENGYUR. |
TERA ou TERÁ (jap.) – templo ou monastério buddhista. veja templo. |
terauke - documento concedido pelos templos a seu danka durante o período Edo para certificar que eles não eram cristãos. |
TERMA (tib. GTER MA) – tesouro; no buddhismo VAJRAYANA, texto escondido para ser descoberto por um TERTÖN no tempo apropriado. |
Terra da Bem-aventurança
(jap. Gokuraku) ou Terra Pura (jap. Jodo) |
TERRA PURA – no buddhismo MAHAYANA, reino búddhico associado aos DHYANI-BUDDHAS. Nome da Terra do Buda Amida. Reino da Suprema Bem-aventurança, da pacífica plenitude, do pacífico repouso, onde a dor e o sofrimento dos seres iluminados que nascem lá são extintos, pois eles se libertaram das paixões maléficas e egocêntricas. Shinran a descreve como a terra da Luz Imensurável, presidida pelo Buda da Luz Inconcebível. A Terra Pura é também chamada de “Terra da Realização Plena” porque foi estabelecida como conseqüência da realização dos Quarenta e Oito votos de Amida para a iluminação de todos os seres. Ver ‘Jodo’. |
TERTÖN (tib. GTER STON)- no buddhismo VAJRAYANA, descobridor de TERMAS. |
tesaki (手 先) - Termo usado para contar os suportes de sustentação do telhado ( tokyō (斗 き ょ う)) projetando-se da parede de um templo, geralmente compostos de duas etapas ( futatesaki (二手 先)) ou três ( mitesaki 三 津 手 先). |
te-vijja: os três conhecimentos verdadeiros: conhecimento das vidas passadas, olho divino e destruição das impurezas.[Mais] |
than: (Tailandês; também "tan") reverendo, venerável. |
THANGKA (tib. THANG KA) – pintura buddhista tibetana. |
Thera ou seus - "ancião", título honorífico aplicado a monges e monjas seniores na tradição Theravada. |
thera: sênior, "ancião": um título honorifico que é conferido a um bhikkhu com pelo menos dez anos como bhikkhu. Compare com mahathera. |
Theravada [Sk] "palavras dos mais velhos", forma mais popular de budismo no sudeste da Ásia e no Sri Lanka. Ensinamentos dos Antigos; escola do grupo STHAVIRAVADA fundada pelo monge Moggaliputta Tissa. Um dos dois maiores ramos do budismo, sendo o outro o Mahaiana. O Theravada (O Caminho dos Anciãos, Hinayama, Pequeno Veículo, ou Caminho dos mais velhos, oficialmente não aceita ramificações, sendo uma tradição única. Uma escola de princípios do budismo, estabelecida no Sri Lanka e no sudeste da Ásia. Também encontrado no Ocidente. Um dos dois maiores ramos do budismo, sendo o outro o Mahaiana. A "doutrina dos anciãos" – a única das primeiras escolas de Budismo que sobrevive até o presente; atualmente é a forma de Budismo dominante na Tailândia, Sri Lanka e Birmânia. Veja também Hinayana.[Mais] |
Tiantai/Tendai Uma escola Mahayana de China que ensina a supremacia do Sutra de Lótus |
ti-lakkhana: três características inerentes a todos fenômenos condicionados – impermanência, sofrimento e não-eu. |
TILOPA (tib. TI LO PA) – mahasiddha indiano (989-1069) que transmitiu os ensinamentos MAHAMUDRA ao seu discípulo NAROPA; sua linhagem deu origem à escola tibetana KAGYÜ. |
TI-LUN (chin.) – Escola dos Tratados dos Estágios; escola chinesa baseada na filosofia indiana YOGACHARA foi predecessora da escola HUA-YEN. |
tipitaka (Skt. tripitaka): o Cânone Budista; tradução literal: os três cestos – regras de disciplina (Vinaya), discursos (Sutta) e tratados de filosofia (Abhidhamma).[Mais] |
Tiratana/Triratna - O refúgio triplo . Buda , o Dharma e a Sangha . Outra forma de se referir às três joias. veja Três Jóias acima |
tiratana: a "Jóia Tríplice" consistindo do Buda, Dhamma e Sangha – ideais nos quais todos Budistas buscam refúgio. Veja tisarana. |
TIRYAK (sânsc.) – animais; um os dos seis GATI. |
TISARANA (pali) – veja TRIRATNA. |
tisarana: o "Refúgio Tríplice" – o Buda, Dhamma e Sangha. [Mais] |
TŌ (SAMA/SAN/TYAN) Papai, Pai |
tō
(塔)
Palavra genérica para torre e para pagode (uma evolução da stupa)
em particular, e. Depois de chegar à China, a estupa evoluiu para uma torre com
um número ímpar de camadas (três, cinco, sete, nove, treze), exceto o tahōtō,
que tem dois. |
TOIRE Toalete |
TÔKAKU - O nível 51 (tôkaku), o mais próximo da iluminação de Buda, nível ao qual alcançaram os Nyû shôjôju, os que renascerão na Terra Pura. |
TOKETA - Desfeita a imobilização |
TOKUDO (得 度) - Tokudo é uma cerimônia no budismo para entrar no sacerdócio ou ordenação de monge - Os ideogramas chineses (kanjis) para “tokudo” (得度) significam “obter a travessia”, ou “entrar no caminho para a outra margem” – a travessia para a outra margem, que é a Iluminação. Originalmente, todos poderiam se tornar sacerdotes se tivessem a aprovação de dez membros seniores da sociedade budista (sanshi-shichisho (três líderes e sete testemunhas) e um juramento de obedecer aos preceitos religiosos, mas porque eles estavam isentos de trabalhos, pagamentos de impostos e serviço militar na China e no Japão, muitas pessoas se tornaram padres um após o outro e evoluíram para uma situação que ameaçava as finanças nacionais. Portanto, para limitar o número de pessoas que se tornavam padres a cada ano e nas regiões, o governo criou o tokudo como um sistema de licença nacional. |
tokyō (斗 き ょ う) - veja tesaki . |
Tomar Refúgio ou Confiar - No Budismo Shin o ato de tomar refúgio ou confiar no Buda não é uma ação da iniciativa humana, pois o homem é incapaz dessa atitude, é uma dádiva do próprio Buda. |
TOMODATI Amigo (a) |
torii * (鳥 居) - o icônico portão Shinto na entrada de uma área sagrada, geralmente, mas nem sempre, um ' santuário . Santuários de vários tamanhos podem ser encontrados ao lado ou dentro dos templos. |
tōrō * (灯籠) - uma lanterna em um santuário ou templo budista . Algumas de suas formas são influenciadas pelo gorintō . |
tōsu * ou tōshi (東 司) - o banheiro de um mosteiro Zen. |
trailõkya As 3 "regiões" do mundo: |
Transformação do Veneno em Remédio (jap. hendoku yaku) Princípio budista que elucida que os efeitos de nossas ações, boas ou más, são sentidos na nossa própria vida. Essa é a lei infalível de causa e efeito. Assim sendo, todos os nossos sofrimentos derivam das más causas que cometemos. Porém, o Gohonzon possui os poderes da Lei e do Buda e nós, os poderes da fé e da prática. Quando esses quatro poderes se unem, todo sofrimento pode ser transformado em alegria. |
três coleções do Darma (sâns. tripitaka): os ensinamentos de Buda categorizados como Vinaia, Sutra e Abidarma. |
três elementos (ou estágios) da fé: um sentimento de admiração pelo mestre espiritual e os ensinamentos, um desejo de emular o mestre e estudar a praticar os ensinamentos, uma convicção inabalável, baseada na prática, no mestre e nos ensinamentos. |
três esferas: o sujeito, o objeto e a ação entre eles; a crença em sua existência inerente constitui o domínio da verdade relativa. |
Três Jóias Três coisas nas quais os budistas se refugiam: o Buda, seus ensinamentos (Dharma) e a comunidade de praticantes realizados (Sangha) e, em troca, busque orientação (ver também Refúgio Budismo) - Buda, Darma e Sangha, os princípios centrais do budismo, em que Buda é um estado de mente completamente iluminado, Darma são os ensinamentos que abrangem o caminho para a iluminação e Sangha é a comunidade de praticantes do Darma no caminho para a iluminação. Os objetos de refúgio de um budista – Buddha (Buda), Dharma (ensinamentos e práticas) e Sangha (comunidade spiritual) são denominados joias por serem raros e preciosos. veja TRIRATNA. |
três kayas: os três aspectos da totalidade da mente iluminada, as fontes secretas de refúgio (ver dharmakaya, sambhogakaya e nirmanakaya). |
Três períodos Três divisões do tempo após a passagem do Buda histórico: o Primeiro (ou Primitivo) Dia da Lei (正法 Cn: zhèngfä; Jp: shōbō), os primeiros mil anos; o Dia do Meio da Lei (像 法 Cn: xiàngfä ; Jp: zōhō), o segundo mil anos; e o Último Dia da Lei (末法 Cn: mòfä ; Jp: mappō), que deve durar 10.000 anos. |
TRÊS PILARES DO ZEN – grande resolução (DAIFUNSHI), grande raiz de fé (DAISHIKAI) e grande dúvida (DAIGIDAN). |
TRÊS RAÍZES (tib. TSAWESUM/ RTSA BA’I GSUM) – os três objetos de refúgio do buddhismo VAJRAYANA; o mestre (GURU), a divindade meditacional (YIDAM) e a DAKINI. Lama, Yidam e Dakini, os princípios centrais do budismo Vajrayana, em que o Lama é a raiz das bênçãos, o Yidam é a raiz da realização e a Dakini é a raiz da atividade iluminada. |
TRÊS REFÚGIOS: Refúgio Tríplice "Eu busco refúgio no Buda "; Eu vou para o Dhamma como refúgio "; eu vou para a Sangha como refúgio". Esta oração forma as três joias. veja TRIRATNA. |
três reinos: uma classificação do samsara, os três reinos são: o reino do desejo, o reino da forma e o reino da ausência de forma. |
Três venenos ou Três fogos As três principais causas de ação inábil que levam à criação de carma "negativo"; as três raízes kleshas: Anexo (Pāli: lobha; Sânscrito: raga; Tib .: འདོད་ཆགས་ 'dod chags) Aversão (Pali: doha; Sânscrito: dvesa; Tib .: ཞེ་སྡང་ zhe sdang; Mn: урин хилэн, urina khilen;瞋 Cn: chēn; Jp: Jin; Vi: sân) Ignorância (Pāli: moha; Sânscrito: moha; Tib .: གཏི་མུག་ caneca gti) |
trikaya (sânsc.) – no buddhismo MAHAYANA, os três corpos do buddha; corpo do Dharma (DHARMAKAYA), corpo do êxtase completo (SAMBHOGAKAYA) e corpo da emanação (NIRMANAKAYA). Dharma-kaya (sânscrito: dharmakāya;法身 Cn: fäshēn; Jp: Hosshin; Vi: pháp thân) Sambhoga-kaya (sânscrito: sambhogakāya;報 身 Cn: bàoshēn; Jp: Hoshin; Vi: Bao Thân) Nirmana-kaya (sânscrito: nirmāñakāya;應 身, 化身, 応 身 Cn: yìngshēn; Jp: ōjin; Vi: ứng thân) |
TRILAKSHANA (sânsc.; pali TILAKKHANA) – três ramos que caracterizam o samsara; impermanência (ANITYA), sofrimento (DUHKHA) e não-eu (ANATMAN). |
Tri-laskhana As três características ou 'marcas' da existência |
Tripitaka Os "Três Cestos"; cânone contendo os textos sagrados para o budismo (Pāli) Vinaya pitaka (Pāli, sânscrito: Vinaya-pitaka; Tib: འདུལ་ བའི་ སྡེ་ སྣོད་ `dul ba`i sde snod; Mn: винайн аймаг сав vinain aimag sav;律 藏, 律 蔵 Cn: lüzàng; Jp: Ritsuzō; Vi: Luật tạng) Sutra Pitaka (Pāli: Sutta-pitaka; Sânscrito: Sūtra-pitaka; Tib: མདོ་ སྡེའི་ སྡེ་ སྣོད་ mdo sde`i sde snod; Mn: судрын аймаг сав sudriin aimag sav;經 藏, 経 蔵 Cn: jīngzàng; Jp: Kyōzō; Vi: Kinh tạng) Abhidhamma Pitaka (Pāli: Abhidhamma-pitaka; Sânscrito: Abhidharma-pitaka; Tib: མངོན་ པའི་ སྡེ་ སྣོད་ mngon pa`i sde snod; Mn: авидармын аймаг сав avidarmiin aimag sav;論 藏, 論 蔵 Cn: Lùnzàng; Jp: Ronzō; Vi: Luận tạng) |
trailõkya As 3 "regiões" do mundo: Kamaloka ou Kamadhatu: mundo dos desejos (Sânscrito, Pāli: Kamaloka, kāmadhātu; Tibetano: འདོད་ ཁམས་ `dod khams; Mn: амармагийн орон, amarmagiin oron;欲界 Cn: Yùjiè, Jp: Yokkai Vi: dục giới) Rupaloka ou Rupadhatu: mundo da forma (sânscrito: Rūpaloka, rūpadhātu; Tibetano: གཟུགས་ ཁམས་ gzugs khams; Mn: дүрстийн орон, Durstiin Oron;色 界 Cn: sèjiè; Jp: shikikai , Vi: sắc giới) Arupaloka ou Arupadhatu: mundo sem forma ou desejo (Sânscrito: Arūpaloka, arūpadhātu; Tibetano: གཟུགས་ མེད་ ཁམས་ gzugs med khams; Mn: дүрсгүйн орон, Dursquin Oron;無色界 Cn: wú sèjiè, Jp: Mushikikai Vi: vô sắc giới) |
Tríplice Benefício (Jap. Sannin) = O termo japonês Nin (Sanscr. Ksanti) que geralmente tem o sentido de “paciência”, tem aqui a conotação de um benefício proporcionado por uma certeza ou convicção. Refere-se aqui a três faculdades alcançadas através da Fé do Outro Poder: 1) a alegria da Fé: 2) a Sapiência Búdica que dissipa todas as ilusões; 3) a confiança no Voto Original que elimina todas as dúvidas. |
Tríplice Refúgio [Sk Trisharana] O Tríplice Refúgio é composto pelas ‘Três Jóias’: o Buda, o Darma e a Sangha. A Tomada de Refúgio nas Três Jóias é o ofício através do qual alguém se torna, formalmente, discípulo do Buda Shakyamuni. |
Triratna / Tiratana - veja Três Jóias acima |
TRISHARANA Tisarana, Triratna (sânsc.; pali TISARANA) – Três Refúgios, "Três joias"; refúgio triplo de Buda, Dhamma e Sangha.TRIRATNA. |
Trishna, Tanha: Sede; desejo; desejo (enraizado na ignorância). O desejo como causa do sofrimento. A segunda nobre verdade. |
TRONO DE SUMERU ou Shumidan A entrada do palácio (altar budista ) está em cima de um trono retangular chamado de trono de Sumeru. Ele é mais largo na parte superior e inferior, e mais estreito no meio. Assim é descrita a forma da montanha cósmica conhecida por Sumeru, em sânscrito. Na cosmologia hindu, Monte Sumeru é a mais alta montanha no centro do sistema do nosso mundo. O material é madeira laqueada em vermelho e preto e decorada com o desenho de ondas, flores e animais em cores vibrantes. |
TS’ANG-T’UNG-CHI’I (chin.; jap. SANDÔKAI) – Identidade do Relativo e do Absoluto; poema do monge ZEN chinês SHIH-T’OU HSI-CH’IEN (jap. SEKITÔ KISEN). |
TS’AO-SHAN PEN-CHIH (chin.; jap. SÔZAN HONJAKU) – monge ZEN japonÊs (840-901), um dos fundadores da linhagem TS’AO-TUNG[-TSUNG] (SÔTÔ[-SHÛ]). TS’AO-TUNG[-TSUNG] (chin.; jap. SÔTÔ[-SHÛ]) – escola ZEN chinesa, fundada por TUNG-SHAN LIANG-CHIEH (jap. TÔZAN RYÔKAI) e TS’AO-SHAN PEN-CHIH (jap. SÔZAN HONJAKU), introduzida no Japão pelo monge EIHEI DÔGEN. TSO-CH’AN (chin.) veja ZAZEN. |
TSONGKHAPA (tib. TSONG KHA PA) – monge tibetano (1357-1419), também conhecido como JE RINPOCHE, fundador da escola GELUG e criador dos ensinamentos LAMRIM. |
Tsuito Hoyo ou Urabon (ullambana, em sânscrito) - Urabon'e (habitualmente chamado Obon ou apenas Bon em Japonês) é um costume Budista Japonês para honrar os espíritos falecidos dos antepassados. "Urabon'e" ("e" significa assembleia) teve origem na palavra sânscrita "Ullambana", que significa "pendurar de cabeça para baixo". Esta é uma metáfora de grande sofrimento. |
tsuizen (追 善) - Cerimônia budista realizada no aniversário da morte de alguém. |
tsukemono - alimento (frutas e verduras) em conserva |
TSUNG-MI – monge chinês (780-841), último patriarca da escola chinesa HUA-YEN. TÜLKU (tib. SPRUL SKU) – corpo de emanação, SAMBHOGAKAYA; no buddhismo tibetano, pessoa reconhecida como o renascimento de um LAMA falecido. |
TUMO (tib. GTUM MO) – chama interior; uma das seis yogas de Naropa (NARO CHÖDRUG). |
TU-SHUN – monge chinês (557-640), primeiro patriarca da escola HUA-YEN. |
tyômon (ouvir o budismo) |