Glossário de Termos e Expressões Budistas

O presente glossário atualizado, com mais de 2.000 verbetes foi compilado de diversas fontes disponíveis na Internet, e de livros sobre Budismo

[Sk]: do Sânscrito; [Jp]: do Japonês; [Lt]: do Latim; [Ch] do Chinês,  [Tib] do Tibetano.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 E - Glossário de Termos Budistas  –  www.shinrangakuto.com.br

ehipassiko: que convida ao exame. Um epíteto para o Dhamma.

EIHEI-JI – Monastério da Paz Eterna; um dos principais monastérios da escola SÔTÔ ZEN no Japão.

EISAI ZENJI – monge japonês (1141-1215) da linhagem RINZAI ÔRYÔ, que introduziu o ZEN no Japão.

EKA (jap.) – veja HUI-K’O.

ekaggatarammana: preocupação única; unicidade da mente em um só ponto. Na meditação, é a qualidade mental que permite que a atenção do meditador permaneça controlada e focada no objeto de meditação escolhido. Ekaggatarammana atinge plena maturação com o desenvolvimento do quarto jhana.

ekayana-magga: um caminho unificado; um caminho direto. Um epíteto para a prática de estar plenamente atento nos quatro fundamentos: corpo, sensações, mente e objetos mentais (satipatthana).[Mais]

Ekyôdan - A primeira parte do Shoshinguê, que é baseada no Sutra Maior da Terra Pura exposto por Buda Shakyamuni.

Eko [Jp] “Transferência de mérito”; Amida transfere o seu mérito para nós através do Nome; de acordo com Shinran, a transferência de mérito de Amida opera em duas direções: (1) para o nosso nascimento na Terra Pura e a derradeira Iluminação e (2) para o nosso retorno ao mundo samsárico para salvar outros seres.

Ema (絵馬)? O Kanji significa “imagem” e significa “cavalo”. Então, Ema significa algo como “cavalo ilustrado”. Ema são placas de madeira de diferentes formatos onde as pessoas costumam escrever agradecimentos ou seus desejos para o próximo ano e depois são pendurados em locais específicos em santuários xintoístas ou templos budistas. Eles ficam nos templos e santuários como forma de os deuses, ou Kami, como são chamados no Japão, receberem os seus pedidos. Na parte frontal da placa, costuma ter uma imagem e, na parte de trás, não há nada, para que justamente possa ser escritos os desejos.

EN’Ô (jap.) – veja HUI-NENG.

ENGAKU-JI – Monastério da Iluminação Completa; monastério ZEN fundado em 1282 na cidade de Kamakura, no Japão.

engimono pode ser dividida em duas partes: engi , que significa sorte, e mono , que significa coisa ou peça. Engimono é tudo que dá sorte. Engimono são amuletos da sorte japoneses tradicionais, geralmente decorados com cores e desenhos brilhantes, que significam diferentes tipos de sorte (por exemplo, casamento e amor, fertilidade, sucesso). A prática de guardar o engimono vem do folclore japonês, embora também tenha fortes raízes na cultura budista e xintoísta e na história religiosa.

Enma , Emmaten ou Emmaō ( , ou 魔王) - transliteração japonesa de Yama , o governante do submundo na mitologia budista. 

ENNIN – monge japonês (793-864) da escola TENDAI, discípulo de SAICHÔ.

Ensinamento de Nyorai [Jp] [Sk Tathagata] “Aquele que veio daquilo que é (a realidade última)”; um epíteto para um Buda. Nyorai refere-se a Buda Sakyamuni, portanto é o “ensinamento de Buda Sakyamuni”, ou seja, o Budismo. “Unicamente” é uma palavra extremamente forte significando que não há nada exceto isso, há somente isso.

ENSÔ (jap.) – círculo; no buddhismo ZEN, símbolo do vazio, do absoluto, da iluminação.

Equinócio - Duas vezes por ano, o sol corta o equador bem ao meio, fazendo com que dia e noite tenham igual duração. São os equinócios que ocorrem no primeiro e segundo semestres.
Nas duas ocasiões comemora-se o Ofício de Passagem para a Margem da Iluminação (Higan-e), de outono (março) e o de primavera (setembro).
No budismo japonês, “Higan” significa a “margem do Mundo da Iluminação”, isto é, o mundo do Buda.

Escola Shin-Budista da Terra Pura (jap. Jodo Shinshu) Escola budista japonesa que tem como fundador o Mestre Shinran (ver Shinran Shonin), discípulo de Honen (1133-1212), fundador da Escola Jodo. Tem como símbolo sagrado o Buda Amida (Buda da Luz e Vida Infinitas) ou o seu Nome Sagrado, Namo Amida Butsu. Adota como três sutras como sendo pricipais: 1) Sutra da Vida Infinita ou Sutra Maior; 2) Sutra da Contemplação da Vida Infinita; 3) Sutra de Amida ou Sutra Menor.

escuridão fundamental (jap. gampon-no-mumyō) Também “ignorância fundamental”. A ilusão inerente à vida mais profundamente arraigada, que dá origem a todas as demais ilusões e desejos mundanos. Essa saudação é usada especialmente quando somos apresentados pela primeira vez a alguém ou então quando pedimos um favor. Embora o significado literal pareça meio sem sentido para nós, essa expressão passa um sentimento de humildade e é de grande importância para todos os japoneses.

Eshakudan - A segunda parte do Shoshinguê, que é baseada nas escrituras/comentários dos Sete Patriarcas da Terra Pura.

estado de buda (jap. bukkai) A condição de ser buda. Também “iluminação”. Supremo estado de vida no budismo, caracterizado pela sabedoria e compaixão ilimitadas. Nessa condição, a pessoa desperta para a verdade eterna e fundamental que constitui a realidade de tudo. O estado de buda é considerado o objetivo da prática budista e corresponde ao mais elevado dos dez mundos.

Eterna Bem-Aventurança da Essência do Dharma = A condição de Eterna Bem-Aventurança de quem alcançou o Nirvana ou Supremo Despertar.

evam: assim; dessa forma. Este termo é usado na Tailândia para o encerramento formal de um sermão e é empregado no início de muitos suttas – evam me suttam – assim ouvi.