Rennyo
Biografia ilustrada de Mestre Rennyo
Rennyo Monogatari 蓮 如 物語 (História de Rennyo)
Rennyo - (1415–1499)
Mestre japonês, nascido em Kyoto, foi o oitavo monshu (sacerdote-chefe), considerado um grande restaurador e inovador do Shin.
Oitavo patriarca da linhagem genealógica do fundador da Verdadeira Escola da Terra Pura, Jodo Shinshu, que foi o Mestre Shinran (1173-1262, Japão).
Numa época em que o ensinamento da Terra Pura estava desaparecendo, conseguiu reerguer a comunidade que segue o Caminho do Buda Amida, levando a sua mensagem às mais variadas pessoas das mais remotas regiões.
Pregou os ensinamentos do Hongan Nenbutsu de Shinran-shonin por meio das cartas Ofumi (Gobunsho) às pessoas.
Devido ao seu espírito empreendedor, acabou sendo perseguido pelas correntes budistas estabelecidas da época, chegando a construir templos em várias regiões por onde passava.
Estabeleceu o Templo Yamashina Hongan-ji em Kyoto, o Templo Ishiyama Hongwan-ji em Osaka e etc.
Construiu as bases do que, hoje, se tornou o Hongwanji, a principal instituição religiosa que segue o ensinamento do Mestre Shinran.
Instituiu vários costumes que ainda hoje permanecem na tradição shin-budista que é, por exemplo, cantar o Shoshingue (Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante) nos rituais e ler as suas cartas (Cartas do Mestre Rennyo – Gobunsho) como forma de propagar o ensinamento da Terra Pura.
Conhecido como o restaurador da seita Jodo Shinshu.
Rennyo e o Japão Medieval
Os anos entre Kakunyo e Zonnyo, o sétimo sucessor, viram o Honganji se expandir para outras províncias e aumentar seu número de seguidores,contudo,a instituição disputava com os outros ramos do Budismo Shin um espaço no mercado religioso da sua época(BLOOM, 2007).
Rennyo (1415 a 1499 E.C.) foi o oitavo sucessor de Shinran e é lembrado como um “Restaurador do Shinshu” (BLOOM, 2007, p. 243).
Assumiu a sucessão do Honganji no ano de 1457 E.C. e deu continuidade a divulgação dos ensinamentos de Shinran, o que ameaçou outras escolas estabelecidas. Em 1465, os monges de Enryakuji, sede da escola Tendai em Monte Hiei -[A sede da escola japonesa de budismo Tendai (TENDAI-SHU), fundada em 785 E.C. por Saicho e localizada no Monte Hiei, perto de Quioto, era conhecida pelos numerosos monges que desciam até esta antiga cidade japonesa com ataques armados. Grande parte do complexo do templo foi arrasado em 1571 pelo guerreiro Oda Nobunaga (Pye, 1994, p. 80).] - atacaram o Honganji e o templo é totalmente destruído (BLOOM, 2007).
Rennyo deixou Quioto e passou a atuar junto as áreas rurais, o que tornou o Honganji ainda mais abrangente. Entre os anos de 1469 e 1486 E.C., houve um aumento do número de fiéis que deixaram de seguir a escola Jishu do monge Ippen e juntaram-se ao Honganji. Em 1471, Rennyo partiu para Yoshizaki onde dirigiu a construção de um templo. Seu objetivo com a partida foi evitar um aprofundamento do conflito com Enryakuji. O templo de Yoshizaki se desenvolveu e formou uma sangha com um forte espírito comunal. Rennyo dedicou-se a divulgar o pensamento de Shinran e a esclarecer más interpretações(BLOOM, 2007).
Nesse período o Honganji estabeleceu uma hierarquia que tinha o abade e seu filhos no comando, seguidos de líderes regionais, líderes locais e os fiéis. Os encontros promoviam momentos de estudo do nenbutsu, reuniões e atividades culturais como forma de fortalecer os laços sociais (BLOOM, 2007).
Os membros contribuíam com doações obrigatórias e isto deu o suporte financeiro para o crescimento do Honganji. Também nessa época houve o surgimento de uma organização de defesa e proteção chamada kumi, que acabou por tornar-se o braço militar do Honganji durante a administração do abade Shonyo (1516 a 1554 E.C.)(BLOOM, 2007).
Ao regressar para Quioto, em 1475, Rennyo divulgou os ensinamentos de Shinran e,em 1481 E.C., reconstruiu o tempo Honganji em uma área doada por Ebina Gorozaemon, gozando de apoio tanto da corte imperial quanto de militares. A construção era fortificada e tinha um fosso para sua proteção. No entorno do templo começou a surgir um vilarejo com sua própria estrutura social, cultural e comercial. Aos setenta e cinco anos de idade, Rennyo afastou-se das atividades administrativas e foi sucedido por seu filho Jutsunyo (1458 a 1525 E.C.)(BLOOM, 2007).