A leitura que se faz após o Shoshingue de Shinran Shonin é o Gobunsho de Rennyo Shonin.
Mestre Rennyo, nascido há 600 anos no período Muromachi, transmitiu corretamente e para o maior número de pessoas o ensinamento do Mestre Shinran que viveu há 800 anos.
Sem expor um mínimo de seu pensamento, ele transmitiu somente os ensinamentos de Shinran exatamente da forma como ele ensinou.
Gobunsho, também chamadas de Epístolas, é uma coleção de cartas emitidas pelo mestre Rennyo durante seu trabalho de divulgação em várias regiões.
Rennyo Shonin leu atentamente e repetidas vezes a principal obra de Shinran (Ensinamento, prática, fé, iluminação), chegando até a desgastar a encadernação.
Dentre mil trechos mais importantes ele escolhia cem, e destes cem extraia dez, e por fim selecionava um.
E desta forma, este conteúdo foi escrito em 80 cartas.
No Gobunsho, a essência do ensinamento de Shinran é mostrada
O que é o Gobunsho (Epístolas) de Mestre Rennyo?
Resumidamente, escrita de forma clara e compreensível as partes mais equivocáveis no budismo e assim, tornou-se próxima e familiar a todos sendo conhecido como “espelho de bolso do ser humano para nascer na Terra Pura”.
No Registro das palavras de Rennyo (Gôichidaiki kikigaki) consta que “o Ofumi (Epístolas) é a pregação direta de Buda”.
Buda Sakyamuni pregou unicamente o Voto de Buda Amida e mestre Shinran, em sua vida, divulgou somente o ensinamento de Sakya dizendo: “Acredito no ensinamento e apenas o divulgo”.
Mestre Rennyo por ter transmitido somente o ensinamento de Shinran, diz que as Epístolassão “a explicação direta de Buda Amida”.
Por essa razão que o próprio Rennyo comentou: “Ainda que tenha sido escrito por mim, é uma obra de conteúdo realmente extraordinário!”
Esclarecendo o cerne do ensinamento
Dentro das Epístolas, o “Shonin itiryu no sho (Ensinamento de toda a vida de Shinran)” é especialmente famoso.
O texto começa afirmando que o ensinamento dos noventa anos de mestre Shinran se resume unicamente na Verdadeira fé, o Shinjin.
Esse Shinjin se trata do Shinjin do Shinjin ketsujô e Shinjin gyakutoku que significam ser salvo para a felicidade absoluta, conforme o Voto (promessa) de Buda Amida.
Mestre Rennyo afirma que a recitação do Nembutsu após o Shinjin ketsujo é feito em forma de agradecimento e retribuição à compaixão de Buda Amida por ter sido salvo para a felicidade absoluta.
De acordo com o ensinamento do capítulo Shonin itiryu no sho, a estrutura do ensinamento de mestre Shinran que é “ser salvo unicamente através da verdadeira fé” (Shinjin shôin) e de que “a recitação do Nembutsu após o Shinjin ketsujo é em agradecimento por ter sido salvo por Buda Amida” (Shômyo hôuon) fica clara.
Dentre as 80 epístolas, esta é considerada a mais curta, mas todo o ensinamento pregado pelo mestre Shinran está contida nela de forma clara e concisa
O Gobunsho (As Epístolas) do mestre Rennyo
Por todo o Japão, Rennyo divulgou unicamente o ensinamento do mestre Shinran sem acrescentar nenhuma interpretação ou avaliação pessoal.
Quando Rennyo Shonin fazia as suas viagens pregando o budismo em várias regiões, ele escrevia cartas para os seguidores a partir do local onde ele se encontrava. Posteriormente, essas cartas foram coletadas e reunidas, passando a se chamar de Epístolas (Gobunsho). As cartas contêm o ensinamento de Shinran Shonin e nelas, Rennyo esclarece coerentemente os trechos que com mais facilidade eram interpretados equivocadamente. Elas foram escritas de uma forma mais simples, na escrita popular, por isso eram muito familiarizadas pela população, que as consideravam como um “espelho de bolso para o nascimento do ser humano na Terra Pura”, ou seja, como um espelho de bolso fácil de carregar, as Epístolas deveriam ser sempre carregadas consigo, pois o seu conteúdo era de extrema importância: o caminho para o ser humano conseguir a salvação.
Entre as Epístolas, o capítulo “Shonin itiryu” é o mais conhecido, pois o seu conteúdo é o ensinamento de toda a vida do mestre Shinran.
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Fazer a reverência juntando a palma das mãos frente ao Namu Amidabutsu, e praticar o otsutome diariamente de manhã e à tarde, é um nobre vínculo que está mantendo com o Buda.
Leitura cantada da Primeira Carta de Rennyo Shonin, (1415-1495), o Oitavo Patriarca da Terra Pura. Audio – Gobunsho
Capítulo sobre as Cinzas Brancas
Contemplando cuidadosamente a condição flutuante da vida humana, vejo que, do
início ao fim, esta vida se esvanece qual uma miragem. Nunca soube de alguém que
tivesse vivido dez mil anos. Como é fugaz esta vida! Quantos neste mundo chegam
a viver cem anos? Quem morrerá primeiro: eu ou o meu semelhante? Será hoje ou
amanhã? Não sabemos. Os que ficam, os que vão, todos partem mais célere que as
gotas de orvalho, caindo das folhas às raizes. Pela manhã nosso semblante pode
estar radiante e ao fim da tarde não sermos mais que cinzas brancas.
Quando sopra o vento da impermanência, no mesmo instante os olhos se fecham, a
respiração cessa, a face antes radiante se esvai e o esplendor do rosto
desaparece para sempre. A família se reunir e sofrer, lamentando, mas tudo isso
é em vão. Chega então o momento em que o corpo é levado para a cremação.
E, por fim, quando a noite, ele se esfuma, não restam senão cinzas brancas. Isso
é indescritivelmente doloroso. A vida humana sendo assim esvaecente, a morte
pode vir tanto para o idoso como para o jovem. Por isso, precisamos nos dedicar
de coração à mais fundamental das quesões que é a vida após esta existencia,
entregando-nos profundamente ao Buda Amida e recitando o Nembutsu.