MATTOSHÔ - Cartas do Mestre Shinran -
Cartas do Mestre Rennyo - Gobunshô
Cartas do Mestre Shinran - MATTŌSHŌ
1)
De fato, Shakyamuni disse, com alegria, que a pessoa de Mente Confiante é seu
bom amigo. Podemos dizer que esta pessoa de Mente Confiante é o verdadeiro
discípulo do Buda. Aquele que tem a Mente Correta já foi abraçado, nunca será
abandonado e possui a Mente Adamantina. (Carta 2, p.29)
2) Assim, Shinjin e Nembutsu parecem ser dois, mas Shinjin é o mesmo que ouvir e
não duvidar que somos salvos pelo simples ato de recitar o Nome. Portanto, não
há Shinjin separado do Nembutsu. Esta é a minha compreensão do ensinamento. Você
deve saber ainda que não há Nembutsu separado do Shinjin. Devemos compreender
que ambos nascem do Voto de Amida. Isto é, o Nembutsu e o Shinjin vêm ambos do
Voto Original. (Carta 11, p.58)
3) Mesmo que se tenha Shinjin, se não se recita o Nome, não há sentido algum.
Além disso, ainda que se recite o Nome exclusivamente, se Shinjin não estiver
firmemente estabelecido, o Nascimento na Terra Pura não está assegurado. Por
isso, quem confia profundamente em “nascer na Terra Pura através do Nembutsu” e
recita o Nome, terá sempre seu Nascimento assegurado na Terra Pura da
Recompensa.” (Carta 12, p.60)
4) Afirmar, baseando-se na ideia do Poder Próprio, que se é equivalente aos
Tatāgatas é um grande erro. É através do Shinjin do Outro Poder que você se
alegra. Então esse sentimento de alegria não tem relação alguma com o Poder
Próprio.” (Carta 15, p.80)
5) Quando recitamos o Nembutsu durante muitos anos com a aspiração de nascer na
Terra Pura, começamos a perceber os males que cometemos e o coração vai se
transformando. Passamos então a sentir uma profunda afeição para com os amigos e
demais companheiros de Caminho. Este, sim, é o sinal de que estamos nos
desapegando deste mundo. Você deve compreender bem isto. (Carta 19, p.94)
6) Com pretexto de que somos por natureza seres tomados por paixões cegas, vocês
sustentam que podemos deixar-nos levar por impulsos e seguir nossos instintos.
Assim, deixam que façam o que não deveriam fazer, que falem o que não deveriam
falar e que pensem o que não deveriam pensar. Que lástima! Isso é como dar mais
bebida àquele que ainda está embriagado, oferecendo mais veneno a quem ainda
está sob o seu efeito. Nunca se deve recomendar que se tome o veneno porque
existe o antídoto. (Carta 20, p.99)
7) Aqueles cujo nascimento está já assegurado, ao refletirem sobre a bondade do
Buda, devem recitar o Nembutsu do fundo do coração para agradecer essa bondade,
fazendo votos para que realmente haja paz no mundo e o Darma se propague cada
vez mais. (Carta 25)
Reposta de Shinran: A respeito de ser
igual aos Budas
Nosso Nascimento na Terra Pura não depende em absoluto dos nossos desígnios, mas
do Voto do Tathagata; isto é o Outro Poder. Por isso é um absurdo ficar
elaborando toda sorte de desígnios.
Deve-se compreender bem que ao se estabilizar a confiança no Voto Original do
Tathagata, a pessoa se estabiliza no Estado da Não-Retrogressão, pois ela recebe
o benefício de ser abraçada e jamais abandonada por Amida. Tanto o estabilizar
da verdadeira Mente Confiante como o firmar da Fé Adamantina se dão através de
sermos abraçados e jamais abandonados. A isto chamamos o despertar da mente que
aspira à Suprema Iluminação. Este é também chamado de Estado da Não-Retrogressão,
Estado Definitivo para o Nascimento e Estado Igual ao da Iluminação. Os Budas
das dez direções alegram-se com o fato de que a Mente Confiante se firmou, e
elogiam-na dizendo ser esta igual à mente de todos os Budas. Assim, dizemos que
a pessoa de verdadeira Mente Confiante é igual aos Budas. Esta é também vista
como sendo igual à Maitreya, que se tornará o Buda na sua próxima vida.
Por estar a pessoa de Mente Confiante amparada neste mundo, o Sutra Menor
menciona a respeito da proteção dos Budas das dez direções, incontáveis como as
areias do Ganges. Isto não significa que eles irão protegê-la após o seu
Nascimento na Terra Pura da Paz; pelo contrário, é enquanto está viva neste
mundo que eles amparam-na zelando pela sua proteção. Os Tathagatas das dez
direções, incontáveis como os grãos de areias do Ganges, exaltam aquele que tem
verdadeira Mente Confiante; é ensinado que ele é igual aos Budas. Ademais, Outro
Poder significa que a ausência da nossa intenção é a Intenção de Amida. Nossa
"intenção" indica os nossos desígnios. O Voto Original do Tathagata,
inconcebível, é um desígnio dos Budas, e não dos seres tolos. Nem mesmo
Bodhisattva Maitreya, o futuro Buda, poderia sondar a sabedoria dos Budas, a
qual ultrapassa o entendimento conceitual. Por isso, disse o grande mestre
Honen, "No Voto Original do Tathagata, a ausência da nossa intenção é a Intenção
de Amida". Além disso, no meu entender, nada mais é necessário para se atingir o
Nascimento na Terra Pura, portanto, o que outros possam dizer não me diz
respeito.
Carta 1: "Sobre o Pensar e o Não Pensar"
Carta 2 - "O Outro Poder e o Poder Próprio"
Carta 3 - "A Suprema Iluminação"
Carta 4 - "A Equivalência aos Budas"
Carta 5 - "A Realidade Essencial"
Carta 8 - "A Escola da Terra Pura"
Carta 9 - "O Voto Original"
Carta 10 - "Liberdade"
Carta 11 - "A Mente Confiante (shinjin)"
Carta 12 - "Discriminação da Recitação"
Carta 13 - "Abraçar e Nunca Abandonar"
Carta 14 - "Alegrar-se em Shinjin"
Carta 15 - "Ser Igual a Maitreya"Carta 16 - "Nenhum Mal é Permitido"
Carta 17 - "Um Poder Dentro do Outro?"
Carta 22 - "Nembutsu"
Carta 18 - "Estado Definitivo Para o Nascimento"
Carta 19 - "Tentando Justificar Atos"
Carta 20 - "Os Impulsos Cegos"