Biografia ilustrada de Mestre Rennyo

Rennyo Monogatari 蓮 如 物語 (História de Rennyo)

Gravuras em tela de Nomura Bunsho (1816-?)

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Rennyo - (1415–1499)

Mestre japonês, nascido em Kyoto, foi o oitavo monshu (sacerdote-chefe), considerado um grande restaurador e inovador do Shin.

Oitavo patriarca da linhagem genealógica do fundador da Verdadeira Escola da Terra Pura, Jodo Shinshu, que foi o Mestre Shinran (1173-1262, Japão).

Numa época em que o ensinamento da Terra Pura estava desaparecendo, conseguiu reerguer a comunidade que segue o Caminho do Buda Amida, levando a sua mensagem às mais variadas pessoas das mais remotas regiões.

Pregou os ensinamentos do Hongan Nenbutsu de Shinran-shonin por meio das cartas Ofumi (Gobunsho) às pessoas.

Devido ao seu espírito empreendedor, acabou sendo perseguido pelas correntes budistas estabelecidas da época, chegando a construir templos em várias regiões por onde passava.

Estabeleceu o Templo Yamashina Hongan-ji em Kyoto, o Templo Ishiyama Hongwan-ji em Osaka e etc.

Construiu as bases do que, hoje, se tornou o Hongwanji, a principal instituição religiosa que segue o ensinamento do Mestre Shinran.

Instituiu vários costumes que ainda hoje permanecem na tradição shin-budista que é, por exemplo, cantar o Shoshingue (Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante) nos rituais e ler as suas cartas (Cartas do Mestre Rennyo – Gobunsho) como forma de propagar o ensinamento da Terra Pura.

Conhecido como o restaurador da seita Jodo Shinshu.

Rennyo Monogatari

FALANDO PELA MÍDIA: BUDISMO SHIN, CULTURA POPULAR E INTERNET

Elisabetta Porcu

O uso de imagens visuais para popularizar os ensinamentos tem uma longa história na tradição japonesa da Terra Pura e inclui exemplos bem conhecidos, como as biografias ilustradas (eden 絵 伝) de Hōnen 法 然 (1133–1212) e Shinran 親 鸞 (1173–1262). Contra esse pano de fundo, as recentes tentativas das instituições budistas Shin de explorar formas modernas de comunicação, como a mídia televisiva, a Internet e outras formas de produções visuais, podem ser vistas como uma continuação e um desenvolvimento de práticas bem estabelecidas.

Neste capítulo, vou me concentrar nas maneiras como o budismo Shin está adotando formatos como a Internet, bem como mangá (quadrinhos japoneses) e anime (filmes de animação) - que hoje em dia se tornaram uma parte inerente da cultura popular japonesa - a fim de transmitir seus ensinamentos, remodelam sua imagem em tempos de rápida mudança social e enfrenta o desafio de uma sociedade consumista.

O Budismo Shin, o AnimeManga e a anime como um fenômeno de massa foram vistos nas últimas décadas por instituições religiosas como novas oportunidades de transmitir seus ensinamentos e possivelmente adquirir novos adeptos.

Com relação ao Budismo Shin, levarei em consideração dois filmes de animação focados respectivamente em Shinran, que é reconhecido como o fundador da denominação, e Rennyo 蓮 如 (1415-1499), o oitavo sacerdote chefe também conhecido como 'o segundo fundador' do Budismo Shin porque foi sob ele que o Honganji se tornou uma poderosa instituição religiosa.

O filme de animação Rennyo Monogatari 蓮 如 物語 (História de Rennyo) é baseado na história do escritor best-seller Itsuki Hiroyuki 五 木 寛 之 (nascido em 1932) e cobre a vida de Rennyo desde sua infância em Higashiyama Honganji até sua morte. Foi encomendado pelo Ōtani-ha e dirigido por Kasai Osamu 葛西 治 .

Foi exibido em Kyōto de 25 de abril a 22 de maio de 1998 por ocasião do 500º memorial de Rennyo (Rennyo Shōnin Gohyaku Kai Go-enki 蓮 如上 人 500 回 御遠 忌), e foi apresentado como um grande evento.

O filme foi produzido pela Matsu Production e distribuído pelo conhecido estúdio Tōei Animation. No entanto, a colaboração entre a instituição religiosa e o produtor executivo, Matsukata Hiroki, não foi isenta de problemas. Em 2000, o Ōtani-ha entrou com uma ação judicial contra a Matsu Production exigindo, conforme o acordo, metade dos lucros auferidos com o anime. Este processo terminou em 2003 com um compromisso segundo o qual os Ōtani-ha recebiam parte da quantia exigida.

Como consequência do processo, o anime já não está disponível. Limitarei minha análise aqui a uma ampla coleção de materiais de vídeo relacionados à realização de Rennyo Monogatari, incluindo declarações oficiais de autoridades religiosas, entrevistas com dubladores e crentes budistas Shin, e o trailer promocional, ao qual eu tenho acesso.

O que é imediatamente aparente a partir deste material e de outras contribuições publicadas é o aspecto emocional do trabalho e sua intenção de comover os sentimentos das pessoas. Expressões como kandō dekiru o-hanashi 感動 で き る お 話 (uma história que pode se mover); kandōteki 感動 的 (movendo-se, tocando); kandō suru eiga 感動 す る 映 画 (um filme comovente), ou novamente expressões de sentimentos, como ai / kanjō no anime 愛 ・ 感情 の ア ニ メ (um anime de amor e sentimentos) são recorrentes aqui.

Este filme foi concebido como um “anime para a família” (kazoku no tame no animēshon 家族 の た め め の ア ニ メ ー