Patriarcas e Grandes Personagens do Budismo
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Guenshin |
942 – 1017 D.C1133 – 1212 D.CSéculo II ou III D.C 613 – 681 D.C476 – 542 D.C 562 – 545 D.C Por volta do séc. IV D.C |
Dharmakara, “O Tesouro do Dharma”
A época de seu nascimento e a de sua morte são incertas
Buda Sakyamuni Príncipe Gautama Sidarta
A época de seu nascimento e a de sua morte são incertas
Dao'An, ou Tao'an, romanização de Wade-Giles: Tao-an, (nascido
em 312 - morreu em 385), monge budista chinês pioneiro que facilitou a
assimilação do budismo na China por meio de seu trabalho na tradução das
escrituras budistas para o chinês.
Genshin (942 - 1017), O primeiro monge japonês a compor a lista
dos Sete Mestres de Shinran Shonin. Shotoku Taishi 574 –
522 D.C
Hōnen Shonin (1133-1212), fundador da Jodo Shu Hui-yüan (334/6-416) Ippen Shōnin
(一遍 上人,
1234–1289, também
conhecido como Zuien) Kakunyo Shonin
(覚如) (1270-1351) bisneto de
Shinran, fundador do
Templo
Hongan-ji Nagarjuna (Século II
ou III D.C) foi o grande filósofo religioso da Índia.
Rennyo Shonin (1415-1499), oitavo sucessor de Shinran, em 1457 Saicho e a Escola
Tendai - Saicho (767 a 822 E.C.) é
personagem central dentro do desenvolvimento do Budismo japonês, tendo
confrontado o poder político das escolas do período Nara e aberto o caminho que
propiciou o surgimento de importantes escolas do período Kamakura. Shan Tao, ou
Zendo (613 – 681 D.C)
foi um discípulo de Tao-Ch’o,
na China. O terceiro dos Cinco Patriarcas da
Seita Terra Pura, bem como o quinto patriarca dos Sete Patriarcas do Budismo Jodo-shinshu. Shinran Shonin
(1173-1262), fundador da Jōdo
Shinshū Tan Luan T’an Luan
(476 – 542 D.C) O Terceiro Mestre do Shin Budismo da Terra Pura é o fundador da
Escola Chinesa da Terra Pura. Tao
Cho Tao Ch’O
(562 – 545 D.C) É conhecido como aquele
que aperfeiçoou os conceitos de caminho fácil e
caminho difícil de Nagarjuna Tao Qian
(365-427), também conhecido
como Tao Yuanming ou Tao Ch’ien, nasceu em Xunyang (atual Jiujiang), na China.
É um dos maiores poetas chineses.
Os mestres
e suas obras fundamentais para a constituição do Verdadeiro Ensinamento
da Terra Pura: Os Sete Patriarcas da Terra Pura Shinran
Shonin (1173-1263), o fundador do Shin Budismo da Terra Pura, é
considerado, por muitos teólogos e historiadores, como um dos mais
importantes pensadores do Japão. Ele não fundou nenhum templo, mas
empreendeu uma extraordinária sistematização do Budismo da Terra Pura,
ao compendiar cuidadosamente mestres budistas da Índia, China e do
próprio Japão. De fato, há muitos monges ilustres da China e do Japão
que instituíram práticas e registraram ensinamentos sobre o Buda Amida e
a Terra Pura. Dentre eles, Shinran selecionou cinco mestres que, ao lado
de dois grandes mestres indianos, representam a genealogia do verdadeiro
ensinamento, assim compreendido por ele. Não há uma lista específica ou
emprego do termo “sete mestres” em sua obra, mas na releitura-síntese
que Shinran fez de toda a tradição da Terra Pura, a vida e a obra desses
mestres tiveram um papel fundamental. Como ele assinala no Kyogyoshinsho: “Eu, Gutoku
Shinran, me encontrei com estas sagradas escrituras da Índia e com os
comentários dos mestres chineses e japoneses, tão difíceis de encontrar,
e ouvi os seus ensinamentos, tão difíceis de ouvir. Como sou feliz!” As
interpretações dos Sete Mestres revelam o profundo significado dos
ensinamentos da Terra Pura. Ressalte-se, entretanto, que a idéia
principal, comum a todos, é a Compaixão do Buda, a verdade última dentro
de nós. Assim, o próprio ensinamento de Sakyamuni e dos Sete Patriarcas
(Shichi Kozo) são manifestações do Voto Compassivo de Amida na história
humana. A seleção
de Shinran é tradicionalmente atribuída ao seguinte: a) cada
mestre manifestou claramente que aspira nascer na Terra Pura;
Patriarcas da Terra Pura Japonesa Kuya não
havia sido formalmente ordenado e era considerado um
hijiri. Contudo, sua forma de
incorporar danças populares à invocação de Amida acabou por se tornar um
forte meio de disseminação da doutrina da Terra Pura entre o povo,de
forma que,no ano 948 E.C., ele é formalmente ordenado monge da escola
Tendai(BUSWELL, 2004). O apoio da corte e a popularização da doutrina
formaram as bases para que Honen (1133 a 1212 E.C.), já no período
Kamakura, fundasse o Budismo da Terra Pura. Havia a
crença de que o estágio final se iniciou no ano de 1055 E.C., o que era
corroborado pelas penúrias às quais a sociedade do período Heian havia
sido submetida em função de guerras, fome e terremotos. Por essa
“perspectiva pessimista da humanidade e da história, a doutrina tanto
fomentava o desejo de uma reforma budista como oferecia uma base teórica
para tal reforma” (NORIYOSHI, 2007, p. 211).
b) cada mestre mencionou a importância do nembutsu (citação do Nome do
Buda);
c) cada interpretação é original.
Embora seja possível encontrar nos escritos deixados pelo príncipe
Shotoku indicações ao Grande Sutra de Sukhavativyuha, é apenas a partir
do período Heian que a escolada Terra Pura se estabeleceu enquanto um
corpo próprio de doutrina e ensinamentos dentro do centro de estudos da
escola Tendai, no monte Hiei (BUSWELL, 2004).
Uma das primeiras práticas ligada à Terra Pura foi estabelecida por
Ennin (794 a 864 E.C.), quando do seu regresso da China, e consistiuna
invocação no nome do Buda Amida juntamente com músicos e seus
instrumentos de época. Ryogen (912 a 985 E.C.), sacerdote primaz da
escola Tendai escreveu um texto sobre o Budismo da Terra Pura, contudo,
recaiu sobre seu discípulo Genshin (Eshin Sozu, 942 a 1012 E.C.) a honra
de ser lembrado como o primeiro patriarca dessa escola no Japão.
Genshin “ajudou a popularizar o ritual do nenbutsu no leito de morte, no
qual o crente moribundo tem uma visão do Buda Amida (AMITABHA) e seu
séquito vindo para levar a pessoa ao paraíso da Terra Pura” (BUSWELL,
2004, p. 307). Seu escrito mais célebre foi composto no ano 985 E.C. e
se chama Ojoyoshu (Coleção de Fundamentos sobre o Nascimento na Terra
Pura), o que abriu caminho para estabelecer o ensinamento e a doutrina
do budismo da Terra Pura no Japão, vindo a influenciar mestres
posteriores como Honen (1133 a 1212 E.C.) e Shinran (1173 a 1262 E.C.)(BUSWELL,
2004).
Os esforços de Saicho, durante o período Nara geraram frutos no período
Heian, quando a escola Tendai, no monte Hiei, passou a receber apoio da
corte e a prática da invocação do nome de Amida começou a ganhar
aceitação junto a aristocracia. A doutrina da Terra Pura também crescia
e se expandia junto à população, tendo por expoente o monge Kuya (903 a
972 E.C.), que vivia uma vida de peregrino (shami, em japonês), tendo
passado pelas zonas rurais até chegar à cidade de Quioto, em 938 E.C.,
quando começou a professar a salvação através da recitação do nenbutsu (BUSWELL,
2004).
Outro fator que influenciou o surgimento da nova escola foi o conceito
indiano de mappo, que foi mais bem desenvolvido quando o Budismo chegou
à China(NORIYOSHI, 2007). Este conceito referia-se ao final dos tempos
do Dharma após três estágios: “o ensinamento genuíno se mantivera por um
período de mil anos após a morte do Buda, seguidos por outros mil anos
nos quais o Budismo recebeu adesão apenas exterior, levando ao estágio
final em que não havia mais nem prática nem realização alguma” (NORIYOSHI,
2007, p. 211).