T’an Luan

Os Sete Patriarcas da Terra Pura

buddhas04O Terceiro Mestre do Shin Budismo da Terra Pura é o fundador da Escola Chinesa da Terra Pura.

Quando tinha quinze anos, T’an Luan entrou na vida sacerdotal e logo tornou-se conhecido como versado na filosofia da Escola Madhyamika e em taoísmo.

Frágil de saúde, buscou a arte taoísta da longevidade no Monte Chü-Yung com T’ao Hung-Ching.

Entretanto, no caminho de volta encontrou o monge hindu, Bodhiruci, o tradutor das obras do Vasubandhu para o chinês, que o convenceu ser o Darma do Buda, o verdadeiro caminho para a vida eterna, e lhe deu uma escritura da Terra Pura.

Consta que T’an Luan queimou os dez rolos preciosos de escritos taoístas que trazia e se converteu ao ensinamento da Terra Pura.

 Escreveu o Hino louvando Buda Amida e o Comentário do Discurso sobre a Terra Pura de Vasubandhu.

Nesse último, ele redireciona a sistematização de Vasubandhu sobre a Terra Pura para a vacuidade e introduz, pela primeira vez, o nome outro Poder (jap. tariki), que ele vê diretamente em oposição ao poder próprio (jap. jiriki).

Seguindo os ensinamentos budistas do não-eu, T’an-Luan questiona como pode haver um poder do eu, se não existe um eu permanente.

O Nascimento na Terra Pura bem como as subseqüentes atividades altruístas são causadas pelo poder de Amida, que é permanente.

 

T'an-Luan (em Jap. Donran) viveu de 476 à 542 E.C e foi o fundador da Escola Chinesa da Terra Pura, ele era nativo da província Shan-si na China. Quando ele tinha cerca de quinze anos, entrou na vida sacerdotal. Cedo tornou-se versado em Budismo, especialmente a filosofia da Escola Mādhyamika (do Primeiro Patriarca Nāgārjuna), bem como em Taoismo.

Mais tarde, leu o Sutra da Grandes Coleção e desejou fazer um comentário a respeito. Entretanto, na metade desta tentativa, ele se tornou doente. Tendo compreendido que a vida é transitória e precária, ele desejava estudar primeiro a arte taoista da longevidade. Como tinha ouvido falar da reputação de T'ao Hung-Ching, ele foi vê-lo em Monte Chü-Yung e recebeu dele escritos taoistas em dez rolos.
 
Em seu caminho de volta, ele encontrou em Lo-yang um monge indiano, Bodhiruci, que lhe ensinou que o Darma do Buda é o verdadeiro caminho para a vida eterna e lhe deu uma escritura da Terra Pura. Assim ele queimou os textos taoistas e se converteu ao ensinamento da Terra Pura. Ele escreveu o Gātā louvando o Buda Amida e o Comentário do Discurso sobre a Terra Pura (cometário sobre a obra do Segundo Patriarca, Vasubandhu).
 
A mais marcante característica da doutrina de T'an-Luan é a ênfase no Outro Poder. Ele tornou isso claro no seu Comentário do Discurso sobre a Terra Pura onde diz que ambos o Nascimento na Terra Pura e as subsequentes atividades altruístas são causadas pelo poder de Amida.
 
Fonte: Kōsō Wasan - Hinos dos Patriarcas; Notas introdutórias da edição impressa oficial do Hongwanji.
 
"O rei de Liang sempre voltava para o local onde estava o Mestre T’an-luan,
reverenciando-o como um Bodisatva.
Quando Bodhiruci, o grande estudioso e tradutor do Tripitaka, lhe deu um texto da Terra Pura,
T’an-luan queimou seu tratado taoísta da longevidade e imortalidade e tomou refúgio no Reino da Bem-aventurança.
Ele escreveu um comentário ao discurso sobre a Terra Pura do Bodisatva Vasubandhu
explicando que a causa e o efeito do nosso nascimento na Terra da Recompensa vêm do Voto de Amida;
é o Outro Poder que nos proporciona a virtude para o nascimento lá na Terra Pura e o retorno a este mundo.
A Mente Confiante é a única causa que nos assegura o Nascimento na Terra Pura.
Quando a Mente Confiante desperta em pessoas ignorantes, assoladas por ilusões e impurezas,
elas descobrem a conversão do Samsara em Nirvana.
Após alcançarem infalivelmente a Terra da Luz Infinita,
orientarão todos os seres em toda parte. Assim disse T’an-luan."
- Shinran Shōnin, Mestre Fundador do Shin Budismo da Terra Pura.
Escritura: Shōshin Nembutsuge (Hino ao Nembutsu da Verdadeira Mente Confiante).

476 – 542 D.C