Os Sete Patriarcas da Terra Pura
O Terceiro Mestre do Shin Budismo da Terra Pura é o fundador
da Escola Chinesa da Terra Pura.
Quando tinha quinze anos, T’an Luan entrou na vida sacerdotal e logo tornou-se conhecido como versado na filosofia da Escola Madhyamika e em taoísmo.
Frágil de saúde, buscou a arte taoísta da longevidade no Monte Chü-Yung com T’ao Hung-Ching.
Entretanto, no caminho de volta encontrou o monge hindu, Bodhiruci, o tradutor das obras do Vasubandhu para o chinês, que o convenceu ser o Darma do Buda, o verdadeiro caminho para a vida eterna, e lhe deu uma escritura da Terra Pura.
Consta que T’an Luan queimou os dez rolos preciosos de escritos taoístas que trazia e se converteu ao ensinamento da Terra Pura.
Escreveu o Hino louvando Buda Amida e o Comentário do Discurso sobre a Terra Pura de Vasubandhu.
Nesse último, ele redireciona a sistematização de Vasubandhu sobre a Terra Pura para a vacuidade e introduz, pela primeira vez, o nome outro Poder (jap. tariki), que ele vê diretamente em oposição ao poder próprio (jap. jiriki).
Seguindo os ensinamentos budistas do não-eu, T’an-Luan questiona como pode haver um poder do eu, se não existe um eu permanente.
O Nascimento na Terra Pura bem como as subseqüentes atividades altruístas são causadas pelo poder de Amida, que é permanente.
Mais tarde, leu o Sutra da Grandes Coleção e desejou fazer um comentário a respeito. Entretanto, na metade desta tentativa, ele se tornou doente. Tendo compreendido que a vida é transitória e precária, ele desejava estudar primeiro a arte taoista da longevidade. Como tinha ouvido falar da reputação de T'ao Hung-Ching, ele foi vê-lo em Monte Chü-Yung e recebeu dele escritos taoistas em dez rolos.
476 – 542 D.C