Zendo

Zendo (Shan-tao, Shandao) (善 導)

Zendo (Shan-dao) foi um monge eminente no budismo chinês da Terra Pura.

O terceiro patriarca dos Cinco Patriarcas da Seita Terra Pura, bem como o quinto patriarca dos Sete Patriarcas do Budismo Jodo-shinshu.

Seu nome de família era Shu, e também é conhecido como "Shunan daishi ", bem como "Komyo-ji no Kasho "

16 anos antes do nascimento de Zendo, o fundador da Tendai-shu, Chigi (Zhi-yi), faleceu.

Além disso, 4 anos antes de seu nascimento, Doshaku (Tao-cho, Daochuo) tornou-se um crente devoto do Budismo da Terra Pura.

Jizang, o patriarca que reviveu Sanron-shu, e Xuan Zang, uma figura proeminente na história da tradução das escrituras budistas, são ambos do mesmo período que Zendo.

Biografia

Ele nasceu em 613 em Tsu-jou (atual província de Anhui) ou em Linzi (atual província de Shandong). Ele se tornou um sacerdote em uma idade jovem, e depois de se treinar em vários lugares, ele entrou para o sacerdócio no Monte. Templo Shunan-san Goshin-ji localizado ao sul de Chang'an.

Em 641, aos 29 anos, ele visitou Doshaku em Taiyuan e se tornou seu discípulo.
Até o falecimento de Doshaku em 645, ele aprendeu os ensinamentos, incluindo "Kammuryoju-kyo (Kangyo)".
Diz-se que por mais de 30 anos ele não teve outro lugar para dormir, não se despiu a menos que estivesse se banhando, não ergueu os olhos olhar para as mulheres e nunca pensar em glória ou benefício pessoal. Depois que Doshaku faleceu, ele voltou ao Monte. Templo Shunan-san Goshin-ji e passou por um treinamento árduo.

Mais tarde, ele foi para a Chang'an, copiado Amida Sutra (cem mil volumes) com a mão e deu-o a pessoas que foram relacionadas a ele, e ele se concentrou em edificar as pessoas comuns usando representações pictóricas da Terra Pura solene. Por outro lado, ele estava envolvido em uma ampla gama de atividades, como a supervisão do projeto de construção de uma caverna no Templo Fengxian nas Grutas de Longmen. Em Chang'an, ele residiu no Templo Komyo-ji , no Templo Cien e no Templo Jissai-ji.

Ele faleceu aos 69 anos em 14 de março (também conhecido como 27 de março) de 681. Um monumento em homenagem ao seu espírito (Monumento Zendo) e o Templo de Xiangjisi foram construídos por seus discípulos, incluindo Eun, ao pé do Monte. Shunan-san. Diz-se que Zendo morreu escalando um salgueiro em frente ao templo e pulando dele, entretanto, também há uma visão divergente. Após a morte do Imperador Gaozong (K'ao-tsung), ele recebeu uma placa com o nome do templo, e o templo foi nomeado Komyo.

Zendo teve uma grande influência em Honen e Shinran no Japão.
Honen defendeu o Senju-nenbutsu com base em um verso de 'Sanzengi' do "Kangyosho (Kanmuryoju-kyosho)" de Zendo que diz: 'Repita o nome do Buda Amida com todo o seu coração, nunca se esqueça do Buda quando estiver caminhando, permanecendo ainda, sentado ou dormindo, a qualquer hora, então você terá as ações corretas, de acordo com o desejo do Buda para a salvação de todas as coisas vivas. '
Trabalhos de Zendo

"Kammuryoju-kyosho (Kangyosho)" (Comentário sobre o Sutra da Meditação), 4 volumes

"Ojo Raisan" (Ojo Raisan Ge), 1 volume

"Tengyo gyodogan ojojodo hojisan" (Hojisan), 2 volumes

"Ekangyotomyo hanjuzanmai gyodo ojosan" (Hanjusan), 1 volume

"Kannen Amida Butsu sokai sanmai kudoku homon" ( Kannen homon), 1 volume

A maioria são escritos obras do período que passou em Chang'an, e em particular, "Kangyosho" é uma das referências mais importantes na interpretação "Kammuryoju-kyo (Kangyo)" na Terra Pura Budismo no Japão