Vasubandhu

Os Sete Patriarcas da Terra Pura

O segundo patriarca Vasubandhu (aprox. Séc IV E.C), é também chamado em chinês de Shin-ch'in (em jap. Seshin) ou T'ien-ch'in (em jap. Tenjin). Era um nativo de Gandhāra, no norte da Índia e um brâmane. Primeiro ele se tornou aderente ao Budismo Hinayana. A seguir, inspirado por seu irmão Asanga, converteu-se ao Budismo Mahayana. Ele compôs muitos discursos e foi notado como um escritor de mil discursos. Ele também comentou os discursos de Māitreya e de Asanga, com os quais foi um dos fundadores da Escola Yogācāra, ou "Escola de Meditação".

O seu "Discurso sobre a Terra Pura" é um dos textos canônicos do Shin Budismo. Foi traduzido em chinês por Bodhiruci no século VI. O texto é dividido em duas seções: Hino e Comentário. No início do Hino, o autor declara a sua singeleza de mente em Amida, aspirando nascer na Terra Pura, e a seguir expõe as vinte e nove descrições dos aspectos da Terra Pura, do Buda e dos Bodisatvas. Interpretando o Hino, o Comentário mostra que o Nascimento em sua Terra e o alcançar a iluminação são ganhos por cinco práticas contemplativas:

- Reverência;
- Louvor;
- Concentração;
- Visualização;
- Transferência de méritos.

Essas cinco práticas causais, entretanto, estão incorporadas na Singela Fé declarada (Shinjin). Assim podemos dizer que a Singela Fé em Amida é a própria causa para o Nascimento e a Iluminação. Este conceito de fé, na verdade, constitui o ponto essencial do Shin Budismo.
Fonte: Kōsō Wasan - Hinos dos Patriarcas; Notas introdutórias da edição impressa oficial do Hongwanji.

"O Bodisatva Vasubandhu escreveu um Discurso sobre a Terra Pura,
no qual afirmou estar atendendo ao chamado do Tatāgata da Luz Livre de Obstáculos.
Baseando-se no Sutra, expôs o que é verdadeiro,
elucidando o Grande Voto que nos capacita ao salto transversal sobre o samsara.
Graças à transmissão da virtude pelo Poder do Voto Original,
ele manifestou a Mente Única para que todos os seres sejam salvos.
Ao sermos acolhidos pelo Grande Oceano dos tesouros de virtudes,
unir-nos-emos infalivelmente à Grande Assembleia dos sábios na Terra Pura.
Após a morte, quando atingirmos o Mundo do Lótus,
realizaremos o Corpo da Realidade Essencial.
Então, agindo livremente na floresta das paixões maléficas, manifestaremos poderes transcendentais.
Entrando no jardim do samsara, manifestar-nos-emos em formas apropriadas para encaminhar os seres à salvação."
- Shinran Shōnin, Mestre Fundador do Shin Budismo da Terra Pura.
Escritura: Shōshin Nembutsuge (Hino ao Nembutsu da Verdadeira Mente Confiante).

Serlingpa

Por volta do séc. IV D.C

Outro indiano, chamado em chinês de Seshin ou Tenjin. Como Nagarjuna, que estabeleceu as bases do caminho da Terra Pura, ele também foi brâmane e aderiu ao Budismo Teravada.

Inspirado pelo irmão Asanga, converteu-se ao Budismo Mahayana e foi um dos fundadores da Escola Yogacara, ou Escola de Meditação. Intelectual proficiente, é conhecido como o Escritor de Mil Discursos. O seu Discurso sobre a Terra Pura é um dos textos canônicos do Shin Budismo.

No Discurso sobre a Terra Pura, o autor declara a singeleza da mente em Amida e expõe vinte e nove descrições dos aspectos da Terra Pura de Buda e dos bodisatvas.

Sistematiza a prática do Nembutsu com os Cinco Portais Contemplativos, um método prático para atingir o nascimento na Terra Pura:

(1) reverência – confiança em Amida;

(2) louvor – exaltação de Amida;

(3) concentração – aspiração a nascer na Terra Pura;

(4) visualização – contemplação da Terra Pura e

(5) transferência de méritos.

Essas cinco práticas causais estão incorporadas na Singela Fé Declarada, atribuída como a causa do nascimento e da iluminação. Esse conceito de fé constitui o ponto essencial do Shin Budismo.