Kakunyo (1271 -1351) é o bisneto de Shinran, fundador do budismo Jōdo Shinshū, e o terceiro zelador, ou Monshu, do mausoléu da família, que gradualmente se tornou o Templo Hongan-ji em Kyoto, Japão
Kakunyo era um monge budista de Jodo Shinshu (a Seita da Verdadeira Terra Pura do Budismo) que esteve ativo desde o final do período Kamakura até o período das Cortes do Norte e do Sul (Japão). Ele foi o terceiro sacerdote chefe do Templo Hongan-ji .
Ele se esforçou para converter o ' Mausoléu de Otani-byodo ' em um templo (estabelecimento do Templo Hongan-ji ) e lançou as bases de uma ordem religiosa liderada pelo Templo Hongan-ji .
Ele foi
efetivamente o fundador do
Templo Hongan-ji
(
Jodo Shinshu
).
(Embora geralmente se acredite que
Shinran
seja o fundador,
Shinran
não tinha a intenção de estabelecer uma seita e Kakunyo decidiu depois que o
Templo Hongan-ji
foi estabelecido.)
Ele era o filho mais velho de Kakue , um filho de Kakushinni que era a filha mais nova de Shinran . Sua mãe era filha de um certo Nakahara, Suo no Gon no kami (Governador Provisório da Província de Suo). Ele era bisneto de Shinran .
Enquanto escrevia muitos livros, incluindo, mas não se limitando a "Hoon-ko Shiki " (sutra budista para Hoon-ko (um serviço memorial para Shinran )), "Hongan-ji Shonin Dene" (pergaminhos budistas pintados sobre a vida de Shinran ), ("Godensho" (descrição de Honganji Shonin Denne (pergaminhos budistas pintados sobre a vida de Shinran )), "Shinran Dene"), "Shuji Sho" ("On Embracing the Name"), "Kuden Sho" (" O que Shinran ensinou ") e" Gaija Sho "(" Definindo as reivindicações "),ele constantemente afirmava que Shinran era o sucessor legítimo de Honen e que a ordem religiosa de Hongan-ji deveria ter um papel de liderança naJodo Shinshu .
A idade usada na descrição a seguir é kazoedoshi (um número ordinal que é usado como "no ano (um número ordinal) de alguém"). A fim de garantir a consistência com os de seus livros, as datas serão mostradas com base em um calendário lunar (exceto para o ano, mês e dia de nascimento e morte) e gengo (um nome de era) durante o período das Cortes do Norte e do Sul ( Japão) será mostrado pelos do Tribunal do Norte.
Ele
nasceu em
Kyoto
em 16 de fevereiro de 1271.
Seu nome de filho era 'Kosen'.
Ele perdeu sua mãe em 1272.
Ele tinha então cinco anos em 1274. Por volta dessa época, ele começou a aspirar ao sacerdócio.
Em 1277, ele estudou as escrituras sagradas, tanto nacionais quanto estrangeiras, com Jishinbo Chokai, que residia em um templo vizinho, e foi instruído 'Shoshin-shu' da Seita Tendai .
Em 1282 (ou 1284), ele se tornou discípulo de Saisho Hoin Shuto , um monge do Templo Enryaku-ji . Ele aprendeu a doutrina da Seita Tendai .
Em 1283, ele se tornou um discípulo de Shinsho , um monge do Templo Kofuku-ji Ichijo-in, e aprendeu a doutrina da Seita Hosso. Após a morte de Shinsho , ele estudou posteriormente com Kakusho, um discípulo de Shinsho .
Durante esse tempo, ele estudou os Ensinamentos San-lun com Jishobo Ryonen, que estava envolvido no estudo sincrético de todos os oito ensinamentos do Budismo.
Em 1286, ele entrou para o sacerdócio budista e recebeu os preceitos budistas no Templo Kofuku-ji Ichijo-in em Nara e, posteriormente, ele foi chamado de 'Kakunyobo Soshu' e estudou posteriormente com Gyokaku.
Em 1287,
ele aprendeu
Shugi
(os ensinamentos de
Honen
e
Shinran
) com
Nyoshin
( neto de
Shinran
) que veio a
Kyoto
para assistir ao Shogetsuki de
Shinran
(aniversário do mês de sua morte).
(desde então, ele aprendeu
Shugi
sempre que
Nyoshin
vinha a
Kyoto
.)
Em 1288, ele aprendeu Shugi com Yuien, quando Yuien veio para Kyoto .
Em 4 de junho de 1290 (antigo calendário lunar), nasceu Zonkaku (Sonkaku), seu filho mais velho.
Desde este ano, ele visitou os restos mortais de Shinran em Togoku (região de Kanto) junto com seu pai Kakue e Joga Hogen e foi ensinado pelos discípulos de Shinran .
Em 1294, ele escreveu "Hoon-ko Shiki " (Hoon-ko Shiki , Shikimon) por ocasião do 32º aniversário da morte de Shinran (a origem de Hoon-ko ). Por volta dessa época, ele se deu conta de que era o sucessor de Shinran .
Em 1295,
ele escreveu "Hongan-ji Shonin Dene" (primeira versão 'Jusandan' (13
capítulos)). Ele pediu a Joga Hogen para fazer desenhos.
(o inicial era um rolo de
imagem)
Em 1299, Kakue adoeceu.
Em 1301, ele escreveu "Shui-Kotoku Den", no qual enfatizava que Shinran era o sucessor de Honen .
Em 1306, Yuizen roubado Kakue da chave de Otani Byodo Mausoleum e ocupava. Kakunyo e Kakue evacuaram para a casa dos pais da esposa de Kakunyo, localizada em Sanjo Suzaku .
Em 1307, Kakue morreu em Sanjo Suzaku .
Em julho
de 1309, foi decidido pelo
Templo
Shoren
-in que Rusushiki do
Mausoléu
de Otani Byodo deveria ser sucedido por Kakunyo.
Yuizen
, que foi derrotado, destruiu completamente o
Mausoléu de
Otani Byodo , pegou Mieizo (estátua de madeira de
Shinran
) e uma parte dos restos mortais de
Shinran
e fugiu para
Kamakura
.
(Incidente de Yuizen foi concluído.)
No entanto, Togoku Monto (crentes na região de Kanto) não admitiu Kakunyo como o sucessor incondicionalmente, porque eles não gostaram que o sucessor de Rusushiki do Mausoléu de Otani Byodo fosse limitado a uma pessoa que era parente de nascimento. Diante de tal situação, ele foi forçado a escrever uma petição composta de 12 cláusulas (a partir de 26 de julho do mesmo ano) com base na premissa de sua posse como Rusushiki. Provocado pelo incidente acima, ele percebeu a limitação na posição fraca de Rusushiki e começou a pensar na conversão do ' Mausoléu de Otani Byodo ' em um templo.
Em 1310, ele foi para a região de Kanto com o propósito de solicitar contribuições e fazer petições aos crentes para aprovar sua posse como Rusushiki. Após meio ano de petições, sua posse foi aprovada e ele formalmente sucedeu ao cargo de Rusushiki.
Em 1311, ele reconstruiu Mieizo e Ei-do Hall (um salão dedicado ao fundador da seita) por ocasião do 49º aniversário da morte de Shinran .
Em 1314, ele entregou a posição de Rusushiki para Zonkaku , seu filho mais velho, e entrou em uma vida reclusa em Ichijo Omiya devido à sua própria doença, bem como com o objetivo de tornar a sucessão de Rusushiki por uma linhagem um fato consumado.
Em 1321, ele converteu o ' Mausoléu de Otani Byodo ' em um templo e chamou-o de ' Templo Hongan-ji ' (o estabelecimento do Templo Hongan-ji ). Na esteira da conversão em um templo, Bettoshoku (um administrador-chefe de um templo) foi criado combinando o papel de Rusushiki e Jujishoku (um chefe residente de um templo).
Em 1322, ele cortou suas relações com Zonkaku e foi reintegrado em Bettoshoku por causa de um conflito de opinião sobre a sucessão de Rusushiki por uma linhagem sanguínea e a atitude em relação a Togoku Monto .
Em 1326, ele escreveu "Shuji Sho".
Em 1331,
ele escreveu "Kuden Sho" no qual declarou 'uma linhagem de três gerações' e
insistiu em sua sucessão de Hoto (a luz do Budismo). (Linha religiosa:
Honen
=>
Shinran
=>
Nyoshin
=> Kakunyo, linhagem:
Shinran
=>
Kakushinni
=>
Kakue
=> Kakunyo) Ele se definiu como o terceiro sacerdote chefe do
Templo Hongan-ji
.
(
Shinran
: o fundador do
Templo Hongan-ji
Em 1332, ele foi a Oami (Furudono-machi, Shirakawa-gun, Prefeitura de Fukushima) na província de Mutsu para pregar no serviço memorial do 32º aniversário da morte de Nyoshin . Aproveitando a oportunidade, ele convenceu 20 e tantos Togoku Monto a admitir que era o legítimo herdeiro da doutrina da seita, bem como o sucessor de Hoto, e fez com que assinassem seus nomes.
Em 1336, ele evacuou para Omi Uriuzu, onde Zonkaku residia, a fim de se manter afastado da guerra iniciada por Takauji ASHIKAGA . O Templo Hongan-ji foi destruído pelo fogo da guerra. "Hongan-ji Shonin Dene" (primeira versão) foi perdida.
Em 1337, ele retornou a Kyoto e residiu no Templo Nishiyama Kuon-ji. Ele escreveu "Hongan Sho" e "Gaija Sho".
Em 1338, ele absolveu Zonkaku de gizetsu e entregou Bettoshoku a ele por meio da mediação de Gutotsu de Omi Uriuzu.
Em 1340, ele escreveu "Gangan Sho".
Em 1342, ele novamente cortou suas relações com Zonkaku e foi reintegrado em Bettoshoku.
Em 1343, ele escreveu "Saiyo Sho". Ele complementou "Hongan-ji Shonin Dene" ("Godensho") e o transformou em um livro com 15 capítulos (Koeibon (um livro escrito na era Koei)). Ele fez com que Enjuku (um filho de Joga Hogen) e seu discípulo Soshun desenhassem "Goeden".
(Para a conveniência dos adoradores, palavras e imagens foram compiladas separadamente em "Godensho" e "Goeden", respectivamente.)
Em 1350,
ele absolveu
Zonkaku
de gizetsu.
(Certa vez, ele recusou.)
Ele escreveu uma carta declarando que
faria com que
Zennyo
, filho de seu segundo filho, Jukaku, sucedesse Bettoshoku.
Em 23 de fevereiro de 1351, ele morreu com 82 anos. Ele foi enterrado no Templo Kennin-ji .