Tao Ch’O

Mestre Tao - Tao-Ch'o O Quarto Patriarca da Terra Pura

Os Sete Patriarcas da Terra Pura


Tao-Ch'o (562 - 645 E.C), em japonês Doshaku, foi um famoso expoente dos ensinamentos da Terra Pura contra as doutrinas do Caminhão dos Sábios. Renunciando à vida mundana na idade de quatorze anos, ele devotou-se ao estudo das escrituras budistas. Tornou-se especialmente conhecedor do Sutra do Grande Nirvana. Mais tarde, aprendeu a filosofia Sunyata (vazio) de Hui-tsan.

Na idade de quarenta e oito anos, quando leu o epitáfio de T'an-Luan (Terceiro Patriarca da Terra Pur) no Templo Hsuan-Chung ficou muito impressionado e, instantaneamente, converteu-se ao ensinamento da Terra Pura. Recorda-se que ele praticava o Nembutsu setenta mil vezes ao dia e curvava-se oferecendo incenso diante da estátua do Buda Amida sem interrupção. Ele também repetiu, quase duzentas vezes, a conferência sobre o Sutra da Contemplação. Encorajava homens e mulheres na prática do Nembutsu, aconselhando contar as enunciações do Nembutsu com feijões, mais tarde com um rosário especial.

Ele sempre oferecia seus respeitos a seu predecessor T'an-Luan que ele cita, abundantemente, na sua celebrada obra "Coleção de Passagens sobre a Terra da Paz e Bem-Aventurança.Tao-Ch'o expõe nele o verdadeiro significado do Nembutsu, baseando-se principalmente sobre o Sutra da Contemplação. Dividindo o ensinamento de Buda no Caminho dos Sábios e no Caminho da Terra Pura, mostrou que o primeiro está fora do alcance dos que estão longe dos tempos de Buda Shakyamuni e que somente o ensinamento do Nembutsu é praticável pois está de acordo com a época e a capacidade do homen de hoje.

Fonte: Kōsō Wasan - Hinos dos Patriarcas; Notas introdutórias da edição impressa oficial do Hongwanji.

"Tao-ch’o, enfatizando a dificuldade para se atingir a libertação no caminho dos sábios,
esclarece que o caminho da Terra Pura é o único viável à nossa salvação.
Ele renunciou à prática dos incontáveis atos meritórios do poder próprio e
estimulou-nos a recitar exclusivamente o Nome que contém as virtudes perfeitas.

Ele instruiu-nos compassivamente sobre os três aspectos tanto da Mente Confiante Plena como da Mente Confiante Embrionária.
Amida, em sua Compaixão, conduz igualmente os seres da Era do Darma Aparente, do Darma Decadente e do Darma Extinto.
Mesmo não conseguindo evitar cometer o mal durante toda a nossa vida,
confiando no Voto Universal, alcançaremos o Mundo do Tranquilo Cultivo e realizaremos a Suprema Iluminação."

- Shinran Shōnin, Mestre Fundador do Shin Budismo da Terra Pura.

Escritura: Shōshin Nembutsuge - Hino ao Nembutsu da Verdadeira Mente Confiante.

562 – 545 D.C

O chinês Tao-ch’o (jap. Doshaku) renunciou à vida mundana e se tornou monge aos 14 anos e especialista do Sutra de Grande Nirvana, além de ter se dedicado à compreensão da filosofia Sunyata (Vazio) de Hui-tsan.

Entretanto, aos 48 anos, leu o epitáfio de T’an-Luan, no Templo Hsüan-chung, e acabou por se converter ao ensinamento da Terra Pura.

É conhecido como aquele que aperfeiçoou os conceitos de caminho fácil e caminho difícil de Nagarjuna, a partir das distinções de T’an Luan entre poder próprio e o outro poder, citadas abundantemente na sua obra Coleção de Passagens sobre a Terra da Paz e Bem Aventurança.

Nesta obra, Tao-Ch’o distingue o ensinamento do Buda no Caminho dos Sábios e no Caminho da Terra Pura entre tantas práticas contemplativas e recitativas.

O dos Sábios visa a atingir a iluminação pelos méritos próprios e o da Terra Pura, pelo outro poder, o Poder do Buda.

E argumenta que o primeiro está fora do alcance dos que estão longe dos tempos de Buda Sakyamuni.

Para Tão-Ch’o, somente o ensinamento do nembutsu, baseado principalmente no Sutra da Contemplação, é praticável, pois está de acordo com a época e a capacidade do homem atual, sendo fundamental nesta prática a mente tranqüila e confiante no Buda Amida.