Tao Qian

Tao Yuanming (365-427), também conhecido como Tao Qian ou Tao Ch’ien, nasceu em Xunyang (atual Jiujiang), na China.

Foi um poeta e político chinês que foi um dos poetas mais conhecidos durante o período das Seis Dinastias.

Ele nasceu durante a dinastia Jin Oriental e morreu durante a dinastia Liu Song.

É um dos maiores poetas chineses.

Nascido numa família aristocrática empobrecida, Tao Qian trabalhou durante 10 anos num pequeno cargo público para sustentar os seus pais.

Repelido, no entanto, pelo excesso de formalidade e pela corrupção generalizada, demitiu-se da sua função e retirou-se, com a mulher e os filhos, para uma pequena aldeia a sul do rio Yangtzé.

Apesar das dificuldades da vida de agricultor e da frequente escassez de comida, Tao vivia satisfeito, escrevendo poesia, cultivando os crisântemos que se tornaram inseparavelmente associados aos seus versos, e bebendo vinho, outro tema comum na sua escrita.

Foi considerado o primeiro grande poeta do movimento da Poesia dos Campos e Jardins (tianyuan), uma poesia inspirada em temas pastorais.

Essencialmente taoista na sua abordagem filosófica da vida e da morte, adotou também, livremente, elementos do confucionismo e do budismo.

Poesia e Prosa

Haverá provavelmente uma afirmação que se pode fazer sem correr grandes riscos, a de que Tao Yuanming (365-427), ou Tao Qian, ou Tao Ch’ien, é o mais aclamado poeta chinês anterior à grande época poética da História da China que foi o período da Dinastia Tang.

É um dado adquirido que entre os séculos VII e X (618-907) a China conheceu o apogeu de uma tradição poética que contudo possuía já todos os seus alicerces, sendo um deles, sem dúvida, Tao Yuanming. Este livro apresenta-nos uma pequena antologia de um dos grandes clássicos da literatura chinesa.