Genshin, Guenshin ou Eshin

942 – 1017 D.C

O pensamento budista da Terra Pura foi desenvolvido por um monge Tendai chamado Genshin (源 信, 942-1017) que foi discípulo de Ryōgen, o 18º abade chefe ou zasu (座 主) do Monte Hiei.

Genshin escreveu um tratado influente chamado Ōjōyōshū (往生 要 集, "Os fundamentos do renascimento na terra pura"), que contrastava vividamente a Terra Pura de Amitābha de Sukhavati com as descrições dos reinos do inferno no Budismo.

Além disso, Genshin promoveu a noção popular de Última Era do Dharma, que postulava que a sociedade havia degenerado a um ponto em que eles não podiam mais confiar nas práticas tradicionais do budismo e, em vez disso, precisariam confiar exclusivamente na graça de Amitābha para escapar sansāra.

Genshin se baseou em professores da Terra Pura da China, como Daochuo e Shandao.

Finalmente, as práticas da Terra Pura em Tendai foram posteriormente popularizadas pelo ex-monge Tendai Hōnen, que estabeleceu a primeira escola independente Terra Pura, a Jōdo-shū, e cujos discípulos levaram os ensinamentos a províncias remotas de uma forma ou de outra.

Isso inclui outro monge ex-Tendai chamado Shinran, que eventualmente estabeleceu o relacionado Jōdo Shinshū.

Foi o primeiro monge japonês a compor a lista dos Sete Mestres de Shinran Shonin.

E o principal propagador do ensinamento da Terra Pura, caracterizado pelo tradicionalismo da Escola Tendai.

Era tão eloqüente e de aguda inteligência que foi chamado a dar conferências na Corte Imperial aos quinze anos.

Sua mãe o repreendeu pela sua fama mundana.

Somente aos 43 anos publicou Coleção de Passagens Essenciais sobre o Nascimento, celebrada na China e no Japão.

O primeiro capítulo dessa obra descreve as misérias e aflições dos seis reinos do samsara

O segundo mostra, em contraste, os dez felizes aspectos da Terra Pura.

No terceiro capítulo, Guenshin dá o testemunho de escrituras sagradas, ao dizer que a Terra Pura de Amida é superior as outras Terras de Budas.

Nos capítulos seguintes, faz uma detalhada exposição da prática de nembutsu e recomenda a sua prática com toda singeleza da mente.

Mais tarde, ele encontrou um refúgio chamado Yokawa no Monte Hiei onde estão os principais templos do Budismo Tendai.

Lá dedicou-se a ensinar como confiar unicamente em Amida pelo nembutsu, diferenciando-se do tradicionalismo do Budismo Tendai, em que o nembutsu era uma dentre muitas práticas.

O Sermão de Monge de Yokawa, Yokawa Hougo, uma curta profissão de sua Fé em Amida, é famoso.

Genshin (源 信, 942 - 6 de julho de 1017), também conhecido como Eshin Sōzu (恵 心 僧 都), foi o mais influente de uma série de estudiosos monges do budista Tendai seita ativa durante os séculos X e XI em Japão.

Genshin, que foi treinado em ensinamentos esotéricos e exotéricos, escreveu uma série de tratados relativos à cada vez mais popular Budismo Terra Pura de um ponto de vista Tendai, mas seu Magnum Opus, a Ōjōyōshū (往生 要 集, "Fundamentos do nascimento na terra pura") teve uma influência considerável nos professores posteriores da Terra Pura, como Honen e Shinran.

Apesar de crescer tensões políticas dentro da hierarquia religiosa Tendai, e apesar de ser um dos dois principais discípulos do controverso Ryogen, 18º chefe do Templo Enryakuji, Genshin e um pequeno grupo de companheiros monges mantiveram uma comunidade isolada em Yokawa em Monte Hiei exclusivamente dedicado ao renascimento no Terra Pura, mantendo-se amplamente neutro no conflito.

Ele foi um dos pensadores que sustentou que o ritual do nembutsu, que supostamente induzia uma visão de Amida, era um princípio hermenêutico importante no sistema doutrinário budista.

Ao resumir os ensinamentos de Genshin, ele enfatizou a eficácia do nembutsu para renascer no Terra Pura, mas como parte de uma abordagem holística usando uma série de práticas de apoio mútuo, como visualização, canto, conduta pessoal, etc., em contraste com o ensino posterior exclusivo de Honen.

O propósito e a intenção da Terra Pura permaneceram no pensamento de Genshin, dentro da abordagem Tendai mais ampla, com o Sutra de Lótus como seu ensinamento central, um meios expedientes no caminho para Estado de Buda.

Além disso, os ensinamentos de Genshin sobre o ritual do "nembutsu no leito de morte" foram altamente influentes na Período Heian Prática budista.