942 – 1017 D.C
O pensamento budista da Terra Pura
foi desenvolvido por um monge Tendai chamado
Genshin
(源 信, 942-1017) que foi discípulo de Ryōgen, o 18º abade chefe ou zasu
(座 主) do Monte Hiei. Genshin escreveu um tratado influente
chamado
Ōjōyōshū
(往生 要 集, "Os
fundamentos do renascimento na terra pura"), que contrastava
vividamente a Terra Pura de Amitābha de Sukhavati com as descrições dos
reinos do inferno no Budismo. Além disso, Genshin promoveu a noção
popular de
Última Era do Dharma, que postulava que a sociedade havia degenerado a
um ponto em que eles não podiam mais confiar nas práticas tradicionais do
budismo e, em vez disso, precisariam confiar exclusivamente na graça de
Amitābha para escapar sansāra.
Genshin se baseou em professores da
Terra Pura da China, como
Daochuo
e Shandao. Finalmente, as práticas da Terra Pura em
Tendai foram posteriormente popularizadas pelo ex-monge Tendai
Hōnen, que estabeleceu a primeira escola
independente Terra Pura, a Jōdo-shū, e cujos discípulos levaram os
ensinamentos a províncias remotas de uma forma ou de outra. Isso inclui outro monge ex-Tendai chamado
Shinran,
que eventualmente estabeleceu o relacionado
Jōdo Shinshū. Foi o primeiro monge japonês a compor a lista
dos Sete Mestres de Shinran Shonin. E o
principal propagador do ensinamento da Terra
Pura, caracterizado pelo tradicionalismo da Escola Tendai.
Era tão eloqüente
e de aguda inteligência que foi chamado a dar conferências na Corte Imperial
aos quinze anos.
Sua mãe o repreendeu pela sua fama mundana.
Somente aos 43
anos publicou Coleção de Passagens Essenciais sobre o Nascimento, celebrada
na China e no Japão.
O primeiro capítulo dessa obra descreve as misérias e
aflições dos seis reinos do samsara O segundo mostra, em contraste, os dez
felizes aspectos da Terra Pura.
No terceiro capítulo, Guenshin dá o
testemunho de escrituras sagradas, ao dizer que a Terra Pura de Amida é
superior as outras Terras de Budas.
Nos capítulos seguintes, faz uma
detalhada exposição da prática de nembutsu e recomenda a sua prática com
toda singeleza da mente.
Mais tarde, ele encontrou um refúgio chamado Yokawa
no Monte Hiei onde estão os principais templos do Budismo Tendai.
Lá
dedicou-se a ensinar como confiar unicamente em Amida pelo nembutsu,
diferenciando-se do tradicionalismo do Budismo Tendai, em que o nembutsu era
uma dentre muitas práticas.
O Sermão de Monge de Yokawa, Yokawa Hougo, uma curta profissão
de sua Fé em Amida, é famoso.
Genshin
(源 信,
942 - 6 de julho de 1017),
também conhecido como Eshin Sōzu (恵
心 僧 都), foi o mais influente de uma série de estudiosos
monges
do budista
Tendai seita ativa durante os séculos X e XI em
Japão.
Genshin, que foi treinado em ensinamentos esotéricos e exotéricos,
escreveu uma série de tratados relativos à cada vez mais popular
Budismo Terra Pura de um ponto de vista Tendai, mas seu
Magnum Opus, a
Ōjōyōshū
(往生 要 集,
"Fundamentos do
nascimento na terra pura") teve uma influência considerável nos
professores posteriores da Terra Pura, como
Honen e
Shinran. Apesar de crescer
tensões políticas dentro da hierarquia religiosa Tendai, e apesar de ser
um dos dois principais discípulos do controverso
Ryogen,
18º chefe do Templo Enryakuji,
Genshin e um pequeno grupo de companheiros monges mantiveram uma comunidade
isolada em Yokawa em
Monte
Hiei exclusivamente dedicado ao renascimento no
Terra Pura, mantendo-se amplamente neutro no conflito. Ele foi um dos
pensadores que sustentou que o ritual do nembutsu, que supostamente induzia
uma visão de Amida, era um princípio hermenêutico importante no sistema
doutrinário budista. Ao resumir os ensinamentos de Genshin, ele
enfatizou a eficácia do
nembutsu para renascer no
Terra Pura, mas como parte de uma abordagem holística usando uma série
de práticas de apoio mútuo, como visualização, canto, conduta pessoal, etc.,
em contraste com o ensino posterior exclusivo de
Honen. O propósito e a intenção da Terra Pura permaneceram no pensamento de Genshin,
dentro da abordagem Tendai mais ampla, com o
Sutra de Lótus como seu ensinamento central, um
meios
expedientes no caminho para
Estado de Buda. Além disso, os ensinamentos de Genshin sobre o ritual do
"nembutsu no leito de morte" foram altamente influentes na
Período Heian Prática budista.