IPPEN

Ippen Shōnin (一遍 上人, 1234–1289, também conhecido como Zuien) era um Budista japonesa pregador itinerante (hijiri) que fundou o Ji-shū (時 宗, "Seita do tempo") ramo de Budismo Terra Pura.

Vida

Ippen nasceu em Hōgon-ji, um templo em Província de Iyo (moderno Prefeitura de Ehime) na ilha de Shikoku. Ele foi originalmente chamado de Chishin (智 真).

Ele primeiro estudou Tendai em Monte Hiei, Quioto, e depois Jōdo-shū em Dazaifu, Fukuoka em Kyushu.

Quando seu pai morreu, Ippen, de 25 anos, voltou à vida secular e assumiu responsabilidades familiares. Ele se casou e se tornou o chefe da família.

Durante uma peregrinação ao Santuários Kumano, a kami consagrado ali revelou a Ippen que a iluminação foi determinada por Amitābha e que Ippen deve se dedicar a pregar a importância de recitar seu nome, uma prática chamada nembutsu.

Ippen e um grupo de seguidores então viajaram por todo o país fazendo proselitismo com seu êxtase nembutsu dança, e ganhou um grande número de seguidores entre as pessoas comuns.

Outras práticas associadas ao Ji-shū incluem sessões programadas de canto (daí o nome Ji-shū "Seita do tempo"), a distribuição de tiras de papel com o nembutsu escrito neles, e manter um registro dos convertidos.

A insistência de Ippen em viajar constantemente e desistir da família e dos bens levou a seus apelidos: Santo Viajante (遊行 上人, Yugyō Shōnin) e Santo Homem da Renúncia (捨 聖, Sutehijiri).

Doutrina

A doutrina de Ippen foi influenciada principalmente por Shōkū, fundador do Seizan ramo do Jōdo-shū, que "insistiu que as várias práticas budistas não contêm mais do que uma parte do mérito da prática única do nembutsu e servem apenas para levar as pessoas a recitar o nembutsu". No entanto, ele também foi fortemente influenciado pelo não dualismo do zen e até recebeu Transmissão do dharma como um Mestre zen a partir de Rōshi Kakushin.

Legado

Antes de sua morte, Ippen queimou todos os seus escritos, dizendo que "todos eles se tornaram namuamidabutsu (devoção ao Buda Amida)", mas cópias foram mantidas por alguns de seus discípulos. Uma tradução para o inglês de seus escritos é Sem residência: o registro de Ippen.

Após a morte de Ippen, muitos de seus discípulos parecem ter cometido suicídio, jogando-se no mar na esperança de nascer na Terra Pura. Tais fenômenos talvez ajudem a explicar a disseminação limitada do Ji-shu, e certamente o fervor extático do Ji-shu inicial parece ter militado contra a aceitação da corrente dominante.

Em 1292, três anos após a morte de Ippen, local de nascimento de Ippen, Hōgon-ji, foi reconstruído pelo discípulo de Ippen, Sen'a, e se tornou um templo da seita Ji.

Arte

O próprio Ippen era muito dedicado a pinturas de Shandao alegoria do "Caminho Branco", por isso é apropriado que sua vida tenha levado à produção de muitos retratos, imagens esculpidas e pergaminhos narrativos ilustrados (emaki 絵 巻).

o Ippen Hijiri-e (一遍 聖 絵) foi editado pelo discípulo de Ippen Shōkai (聖 戒) e, de acordo com uma inscrição datada de 1299, foi pintado pelo artista En'i (円 伊) (Kankikō-ji 歓 喜 光寺, Museu Nacional de Kyoto e Tóquio).

Os doze rolos de mão na seda mostram a viagem de Ippen ao redor do Japão e são bem conhecidos por sua representação naturalista de "lugares famosos", incluindo Monte Fuji (富士), Kumano, Shitennō-ji (四 天王寺), Zenkō-ji (善 光寺), Enoshima (江 ノ 島), Yoshino (吉野), Itsukushima (厳 島) e Naruto (鳴 門).

O tratamento do espaço mostra a influência de Canção e Yuan Pintura de paisagem chinesa.

Um segundo tipo de rolo manual biográfico Ippen Shōnin Engi-e 一遍 上人 縁 起 絵), editado pelo outro discípulo de Ippen, Sōshun (宗 俊), foi pintado em algum momento entre 1304 e 1307.

Os rolos originais não existem mais, mas foram copiados em muitas outras versões, incluindo aqueles em Shinkō-ji (真 光寺), Prefeitura de Hyōgo.

Essas versões são caracterizadas pela adição da biografia do discípulo mais importante de Ippen, Taa (他 阿, 1237–1319).

Na versão Shinkō-ji, os primeiros quatro pergaminhos retratam a vida de Ippen, enquanto os últimos seis dizem respeito à vida de Taa e à disseminação do ensino da Seita Ji.

O Kinren-ji (金蓮 寺) em Kyoto tem um Período Muromachi cópia da obra agora perdida datada de 1307.