SHOSHINGUÊ
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SHOSHINGUÊ FORMATADO
Five Translations of Shoshinguê
Notas sobre o Shoshinguê - Estudo Avançado
Livro COMPLEMENTAR do Shoshin Seiten Shinrankai
SHOSHINGUĒ
(Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante)
Primeira Parte – Baseada no Sutra Maior da Terra Pura (Ekyôdan)
“O Buda Amida no estágio do caminho de Bodisatva, quando ainda se chamava Darmâkara
(hou zou bo satsu in ni di)[3º verso]... nada é mais difícil de superar que isso (nan tyû shi nan mu ka shi) [44º verso]
”Do 3º verso (hou zou bo satsu in ni di)até o 20º verso (hi’ shi metsu do gan dyou dyu)
Shinran Shonin apresenta a trajetória do Bodisatva Houzou realizar os 48 Votos para se tornar Buda Amida
Portanto, podemos dizer que ele baseou inteiramente na narrativa do Sutra Maior da Terra Pura.
Destacamos ainda, do 11º verso ao 15º verso a apresentação das 12 Luzes que representam as características do Buda Amida:
1)Muryô Kô (Luz Imensurável);
2)Muhen Kô (Luz Ilimitada);
3)Mugue Kô (Luz Livre de Obstáculos);
4)Mutai Kô (Luz Incomparável);
5)Ennô Kô (Luz Majestosamente Flamejante);
6)Shôdyô Kô (Luz Pura);
7)Kangui Kô (Luz da Alegria);
8)Tie Kô (Luz da Sabedoria);
9)Fudan Kô (Luz Incessante);
10)Nandi Kô (Luz Inconcebível);
11)Mushô Kô (Luz Inefável);
12)Tyônitiga’ Kô (Luz que transcende o Sol e a Lua).
Já do 21º verso (nyo rai sho i kou shu’ se) até o 44º verso (nan tyû shi nan um ka shi) , Shinran Shonin nos esclarece a razão do surgimento do Buda neste mundo; nos encoraja a confiar nos Ensinamentos Verdadeiros do Buda Shakyamunie, e explica que a coisa mais difícil para nós seres humanos, é justamente receber a Mente Confiante do Buda Amida.
SHOSHINGUÊ (Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante)
“O Shoshinguê é uma obra de Shinran Shonin, fundador da Escola da Terra Pura (Jodo Shinshu). É composto de versos de cento e vinte frases e encontra-se no final do Capítulo da Prática da Coleção de Ensinamento, Prática, Mente Confiante e Iluminação (Kyogyoshinsho).
O título correto é Shoshin Nembutsu Guê.
Foi extraído na época do 8º Patriarca Rennyo Shonin para ser cantado no ritual junto com Wasan (Hinos) escritos por Shinran Shonin.” (Tannishô –Shoshinguê página 84)
Shinran Shonin compôs o Shoshinguê (Shoshin nembutsu guê) em estilo chinês (utilizando somente ideogramas) com sete ideogramas em cada um dos cento e vinte versos de sessenta linhas (estrofes).
Este poema está apresentado dentro de sua obra prima denominada “Ken Jô Do Shin Jitsu Kyô Gyô Shô Mon Rui”, compilado em seis capítulos que esclarecem os Verdadeiros:
Ensinamento (Kyô),
Prática (Gyô),
Mente Confiante (Shin),
Realização/Iluminação (Shô);
Verdadeiros Buda e
Terra (Shin Butsu Do), Corpo e Terra Transformados [pela estratégia compassiva](Ke Shin Do).
No final do capítulo sobre a “Verdadeira Prática” Shinran Shonin compõe o Shoshinguê para expressar a sua alegria, louvor e gratidão, e retribuir a tantas benevolências e dádivas recebidas do Buda Amida que lhe foram esclarecidas, são encontrar e confiar plenamente nos Ensinamentos Verdadeiros do Buda Shakyamuni (através do Sutra Maior da Terra Pura) e escrituras/comentários dos Sete Patriarcas da Terra Pura
Nagarjuna (Ryûju),
Vasubandhu (Tenjin),
T’an-luan (Donran),
Tao-ch’o (Dôshaku),
Shan-tao (Zendô),
Genshin e
Genkû (Hônen).
A primeira estrofe do Shonshiguê (dois primeiros versos) “Ki Myô Mu Ryô Ju Nyo Rai Na Mo Fu Ka Shi Gui Kô” é a expressão da total confiança de Shinran Shonin em atender ao chamado do Buda Amida com alegria, louvor e gratidão, isto é, como se ele estivesse recitando “Namo Amida Butsu, Namo Amida Butsu”.
E o Shoshinguê pode ser dividido em duas partes:
A primeira parte é baseada no Sutra Maior da Terra Pura exposto por Buda Shakyamuni (Ekyôdan);
A segunda parte é baseada nas escrituras/comentários dos Sete Patriarcas da Terra Pura (Eshakudan).
Alcançando a
mesma mente do Mestre Shinran - O objetivo de escrever Shōshinguê
Mestre Shinran colocou seu sangue, suor e
lágrimas ao escrever cada personagem de Shōshinge, que consiste em 120
linhas, cada uma composta por 7 personagens. Com que propósito ele fez isso?
Ele explicou isso claramente no final da obra.
Dō zoku jishu gu dō shin Yui ka shin shi kōsō
set su
“Seja monge ou leigo, todas as pessoas deveriam, com a mesma mente, apenas
acreditar nos ensinamentos dos Patriarcas.”
“Dō zoku jishu” (道 俗 時 衆) significa “todas as pessoas”. “Gu dō shin” (共同 心)
significa “alcançar a mesma mente juntos”. Shōshinge, então, termina com uma
imploração: “Todo mundo! Eu quero que todos vocês alcancem a mesma mente que
eu, Shinran, fui concedido! "
"O que? A mesma mente de Mestre Shinran? Isso é impensável! ” Alguém
provavelmente estaria pensando isso agora. Como podemos atingir a mesma
mente que Mestre Shinran, que não apenas viveu há 800 anos, mas também é tão
eminente a ponto de ser chamado de Luz do Mundo? Sem dúvida você deve estar
se perguntando isso.
No entanto, definitivamente podemos atingir a mesma mente que Mestre
Shinran. A chave para resolver essas questões é saber exatamente que tipo de
mente é “o mesmo” que Mestre Shinran alcançou. Mestre Shinran explicou isso
no início de Shōshinguê:
“Kimyō muryōju nyorai Namu fukashigi kō”
“Eu, Shinran, fui salvo pelo Buda da Vida
Infinita. Eu, Shinran, fui resgatado pelo Buda da Luz Inimaginável. ”
A mente que Mestre Shinran atingiu o fez gritar essas palavras de alegria
ilimitada. Tanto “o Buda da Vida Infinita” e “o Buda da Luz Inimaginável”
referem-se ao Buda Amida. “Kimyō” e “namu” significam “Fui salvo” ou “Fui
resgatado”. Mestre Shinran está repetidamente declarando sua alegria por ter
sido salvo por Amida. É uma grande alegria para a vida que ele não pôde
deixar de expressar em voz alta e por escrito. Não importa quantas vezes ele
expressou essa alegria, nunca poderia ser o suficiente.
Mestre Shinran está dizendo o seguinte:
“A salvação por Amida não é algo que acontece
após a morte. Acontece na vida presente. Esta salvação também não é vaga.
Quando você for salvo, ficará claro para você. A salvação de Amida é igual e
tem um ponto final, então você absolutamente pode atingir a mesma mente que
eu. Siga o caminho até chegar a este ponto de chegada! ”
"Então, Mestre Shinran, o que devemos fazer para ser salvos na felicidade
absoluta assim como você foi?" Mestre Shinran deu a resposta a esta pergunta
na seguinte linha de Shōshinguê:
“[Todas as pessoas] deveriam apenas acreditar
nos ensinamentos dos Patriarcas”
"Apenas" aqui significa "apenas isso" ou "nada além disso". “Os Patriarcas”
refere-se aos professores budistas da Índia, China e Japão que ensinaram
sobre a salvação por Amida corretamente. Estes são Nāgārjuna e Vasubandhu da
Índia; Tan-luan, Tao-cho e Shan-tao da China; e Genshin e Hōnen do Japão.
Mestre Shinran está nos exortando:
“Acredite nos ensinamentos desses Sete Patriarcas”.
Então, o que os Sete Patriarcas ensinaram? Nada além do Voto Primordial de
Amida. Portanto,
“[Todas as pessoas] deveriam apenas acreditar
nos ensinamentos dos Patriarcas”
significa:
“O único caminho no qual você pode ser salvo
é apenas ouvir e acreditar no Voto Primordial de Amida; nenhum outro existe.
”
O Shoshinguê de Shinran Shonin
O Shoshinguê foi escrito pelo mestre Shinran e significa canção ou hino (gue) sobre a verdadeira fé (shoshin).
É um texto budista composto no total de 120 linhas, cada uma com sete caracteres e contém todo o ensinamento que Shinran pregou durante seus 90 anos de vida.
Quando se ouve o termo “fé”, muitas pessoas logo associam à religião, porém, “fé” significa acreditar, crer, confiar em algo, independente de ser uma divindade religiosa ou alguma determinada religião.
Pensando assim, toda a humanidade vive possuindo fé em alguém ou algo: fé na esposa, no marido, nos filhos, ou mesmo nos bens, na riqueza, no status, no reconhecimento, na saúde, entre outros.
Todos nós possuímos uma fé, acreditamos ou confiamos em algo.
Mas, uma vez que somos desenganados por aquilo ou por quem acreditávamos, nós sofremos.
E ainda, quanto mais intensa e mais forte é a fé, maior é o sofrimento pela decepção.
Shinran Shonin nos ensina em sua obra Shoshinguê o que é a “verdadeira fé” unicamente pelo desejo de que consigamos atingir a felicidade eterna, obtendo uma fé que jamais nos traia: a verdadeira.
O que é o Shoshinguê de Mestre Shinran?
O Shoshinguê, usado nas leituras diárias em frente ao altar budista, é uma
obra escrita pelo Mestre Shinran.
Nele está concentrado todo o seu ensinamento de noventa anos, mas o que o Shoshinguê estaria nos ensinando?
O Shoshinguê expressa a ‘fé verdadeira’ em forma de canto.
Ao ouvir falar em ‘fé’, pode haver pessoas que
achem que isso não lhes diz respeito, mas o fato é que todos nós vivemos
acreditando e nos apoiando à família, saúde, dinheiro e bens, posição
social e fama, talentos, etc.
É inimaginável existir alguém que viva sem acreditar em nada.
Porém, no momento em que formos traídos por essa felicidade na qual nos apoiamos, seremos golpeados pelo sofrimento.
Além disso, quanto mais profundamente acreditamos, o choque toma proporções maiores.
Por mais que não queira abrir mão dela, a felicidade de uma família unida pode desmoronar por causa de um acidente ou desastre repentino, ou então o desejo de uma vida longa e saudável pode quebrar por uma doença grave, ou também pode sofrer uma desilusão amorosa por causa da mudança de sentimentos.
Mesmo que essas felicidades se prolonguem por um tempo, na hora da morte elas não servirão de apoio.
E, sozinho, cada um deverá partir para o mundo que está por vir.
Para todos nós que estamos nessa situação, Mestre Shinran compôs a obra Shoshinguê com o sentimento de escorrer lágrimas a cada ideograma que escrevia e com este desejo:
—“Obtenham a ‘verdadeira fé’, a felicidade absoluta, aquela que não te trairá mesmo diante da morte”.
Obter a felicidade absoluta nesta vida
As palavras de abertura do Shoshinguê são muito conhecidas:
帰命無量寿如来
南無不可思議光
Kimyou Muryoju Nyorai
Namu Fukashiguiko
“Fui salvo pelo Muryoju Nyorai!
Fui salvo pelo Fukashiguiko!”
Tanto “Muryoju Nyorai” como “Fukashiguiko” são os outros nomes de Buda Amida.
Aqui, Shinran declara que foi salvo agora, nesta vida: “Eu, Shinran, fui salvo pela força do voto de Buda Amida para a felicidade absoluta”.
A frase é repetida duas vezes para expressar essa alegria sem limites que é impossível deixar de dizer cem, mil, dez mil vezes.
A salvação de Amida não é um conto de fadas que se imagina que acontecerá depois da morte.
Através dessas duas linhas dessa obra, Mestre
Shinran nos ensina de dia e de noite que seremos salvos agora, em vida.
Obter a mesma mente de Shinran
No final ele conclui:
道俗時衆共同心
唯可信斯高僧説
Dozoku jishu gudoshin
Yuikashinshi kousou setsu”
Neste trecho, Shinran apresenta o objetivo de ter escrito o “Shoshinguê”.
“Dozoku jishu” significa “todas as pessoas”. E “gudoshin” quer dizer “obter a mesma mente junto a mim”
Obter a mesma mente juntamente com a de Shinran, significa obter a salvação que ele menciona nas duas linhas iniciais do Shoshinguê: ser salvo pela força do Voto de Amida Nyorai nesta vida e obter a certeza do nascimento na Terra Pura, ou seja, atingir a felicidade absoluta.
Ele está dizendo:
— “Ouçam, todos! Juntamente com este Shinran, obtenham esta mente o quanto antes, pois esta foi a razão de Shinran ter escrito o Shoshinguê”.
Para isso, ele diz que “basta apenas acreditar no kousou setsu.
“Kousou setsu” é o ensinamento transmitido corretamente pelos grandes mestres da Índia, China e Japão, que é o Voto do Buda Amida pregado pelo Buda Sakya em toda sua vida.
Portanto, a leitura do Shoshinguê de manhã e de tarde, torna-se um vínculo precioso de ouvir o Voto de Buda Amida, o verdadeiro Budismo, diretamente do Mestre Shinran.
Shoshin nembutsu guê
O Shoshinguê é a essência do Shin Budismo da Terra Pura, composto de 120 versos, que apresenta, de forma poética, o ensinamento e linhagem espiritual do Budismo da Terra Pura, em seu desenvolvimento na Índia, China e Japão.
Faz parte do final do Capítulo “Prática”, da obra Kyogyoshinshô, de Shinran Shonin.
Desde a época de Rennyo Shonin (1415-1495), o Oitavo Patriarca da Terra Pura, a leitura do Shoshingê tornou-se a prática central do Shin Budismo da Terra Pura.
Foram acrescentados também o Nembutsu e os Wassans, formas versificadas do japonês.
Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante
1. KI MYOU MU RYOU JU NYO RA-I
NA MO FU KA SHI GUI KOU
HOU ZOU BO SATSU IN NI JI
ZAI SE JI ZAI OU BU´ SHOU
Que todos atendam ao chamado do Tathagata da Vida Infinita. Que todos atendam ao chamado da Luz que transcende o pensamento. O Buda Amida no estágio do caminho de Bodhisattva, quando ainda se chamava Dharmâkara, Diante do Buda Lokesvararâja, examinou como se originaram as Terras Puras dos Budas.
2. TO KEN SHO BUTSU JOU DO IN
KOKU DO NIN DEN SHI ZEN MAKU
KON RYU MU JOU SHU SHOU GAN
TYOU HOTSU KE U DAI GU ZEI
3. GO KOU SHI YUI SHI SHOU JU
JU SEI MYOU SHOU MON JI´ POU
FU HOU MU RYOU MU HEN KOU
MU GUE MU TAI KOU EN –NOU
Analisou também as características destas Terras, dos seres humanos e devas que as habitam. Criou então o Voto Insuperável e Supremo, fazendo surgir para além dos votos dos demais Budas este Grande Juramento inigualável que a tudo abrange. Ele escolheu este Voto que a tudo abrange após avaliar aquelas condições exaustivamente durante cinco kalpas. Mais uma vez diante de Lokesvararâja, ele jurou que Seu Nome será entoado, sendo ouvido nas dez direções.Amida emite a todas as regiões a Luz Imensurável e Ilimitada, Luz Livre de Obstáculos, Incomparável e Majestosamente Flamejante,
4. SHOU JOU KAN GUI TI E KOU
FU DAN NAN JI MU SHOU KOU
TYOU NITI GA´ KOU SHOU JIN SETSU
I´ SAI GUN JOU MU KOU SHOU
5. HON GAN MYOU GOU SHOU JOU GOU
SHI SHIN GYOU GAN NI IN
JOU TOU GAKU SHOU DAI NE HAN
HI´ SHI METSU DO GAN JOU JU
Luz Pura, Luz da Alegria, Luz da Sabedoria, Luz Incessante, Inconcebível e Inefável, Luz que transcende o sol e a lua, Ela brilha sobre os mundos incontáveis, estas partículas de poeira. Todos os seres são beneficiados pelo resplandecer da Luz. O Nome em que se manifesta o Voto Original é a ação que assegura infalivelmente o nosso nascimento. A Mente Confiante e de coração sincero contida no Voto é a causa do nosso nascimento. Chegamos ao estado análogo ao da iluminação e depois ao Supremo Nirvana, devido a realização do Voto “que assegura o atingimento infalível do Nirvana”, O Tathagata Sakyamuni surgiu neste mundo somente para pregar o Voto Original de Amida, vasto como o oceano.
6. NHO RAI SHO I KOU SHU´ SE
YUI SETSU MI DA HON GAN KAI
GO JOKU AKU JU GUN JOU KAI
OU SHIN NHO RAI NHO JITSU GON
7. NOU HOTSU ITI NEN KI AI SHIN
FU DAN BON NOU TOKU NE HAN
BON JOU GYAKU HOU SAI E NHU
NHO SHU SHI NHU KAI ITI MI
Que todos os incontáveis seres que vivem nesta época maléfica das cinco máculas confiem nas palavras verdadeiras do Tathagata.Quando a Mente Confiante, na primeira percepção instantânea de alegria e gratidão for despertada em nós, seremos conduzidos ao Nirvana mesmo sem a extinção das paixões maléficas. Assim, ignorantes ou sábios, até mesmo aqueles que cometem as cinco ofensas e desprezam o ensinamento correto são todos igualmente transformados, assim como as águas que vêm ao mar adquirem um único sabor.
8. SE´ SHU SHIN KOU JOU SHOU GO
I NOU SUI HA MU MYOU AN
TON NAI SHIN ZOU SHI UN MU
JOU FU SHIN JITSU SHIN JITSU TEN
9. HI NHO NI´ KOU FU UN MU
UN MU SHI GUE MYOU MU´ AN
GYAKU SHIN KEN KYOU DAI KYOU KI
SOKU OU TYOU ZETSU GO AKU SHU
A Luz oni-abrangente da Mente Compassiva do Tathagata está sempre nos iluminando e protegendo. Embora as trevas da ignorância tenham sido dissipadas, as nuvens e névoa da ambição e do apego, da cólera e do ódio Continuamente cobrem o céu da Verdadeira Mente Confiante. É como se nuvens e névoa velassem o sol. Ainda resta claridade, não chega a haver escuridão. Ao recebermos a Mente Confiante, nos tornamos conscientes do Buda, o reverenciamos e uma grande alegria surge em nós. Então de imediato rompemos transversalmente as cinco condições maléficas.
10. I´ SAI ZEN MAKU BON BU NIN
MON SHIN NHO RAI GU ZEI GAN
BUTSU GON KOU DAI SHOU GUE SHA
ZE NIN MYOU FUN DAN RI KE
11. MI DA BUTSU HON GAN NEN BUTSU
JA KEN KYOU MAN NAKU SHU JOU
SHIN GYOU JU JI JIN NI NAN
NAN TYU SHI NAN MU KA SHI
Quando pessoas comuns, todas, boas ou más, ouvem e confiam no Voto Universal do Tathagata, elas passam a ser consideradas pelo Buda Sakyamuni como seres “de grande e excelente compreensão”. Elas são chamadas de “flores do lótus branco”. O Nembutsu do Voto Original do Buda Amida, para os seres maus, imbuídos de um entendimento errôneo e de arrogância. É extremamente difícil receber e manter com a Mente Confiante, nada é mais difícil de superar que isso.
12. IN DO SAI TEN SHI RON GUE
TYU KA JITI IKI SHI KOU SOU
KEN DAI SHOU KOU SE SHOU I
MYOU NHOU RAI HON ZEI OU KI
13. SHA KA NHO RAI RYOU GA SEN
I SHU GOU MYOU NAN TEN JIKU
RYU JU DAI JI SHU´ TO SE
SHITSU NOU ZAI HA U MU KEN
Os Bodhisattvas da Índia e os mestres virtuosos da China e do Japão, esclareceram o verdadeiro sentido do aparecimento do Grande Sábio neste mundo. Eles elucidaram o Voto Original do Tathagata, que corresponde à condição dos seres humanos nesta era do Mappô. O Tathagata Sakyamuni, no Monte Lanka, predisse às pessoas que o ouviram que no sul da Índia surgiria o grande Mestre Nâgârjuna que destruiria todas as noções errôneas sobre ser e não-ser.
14. SEN ZETSU DAI JOU MU JOU HOU
SHOU KAN GUI JI SHOU AN RAKU
KEN JI NAN GYOU ROKU RO KU
SHIN GYOU I GYOU SHI DOU RAKU
15. OKU NEN MI DA BUTSU HON GAN
JI NEN SOKU JI NHU HITSU JOU
YUI NOU JOU SHOU NHO RAI GOU
OU HOU DAI HI GU ZEI ON
Ele haveria de expor os supremos ensinamentos do Mahâyâna; Atingiria o estágio da Alegria e nasceria na Terra da Paz e da Bem-Aventurança. Nâgârjuna mostrou-nos que o Caminho das Práticas Difíceis é árduo como caminhar por terra e estimulou-nos a confiar na Prática Fácil, como quem, no mar, é levado por um barco. Quando primeiro é despertada a consciência contínua do Voto Original, de imediato e espontaneamente entramos no Estágio dos seres cuja realização da condição de Buda está assegurada. Recitando sempre e somente o Nome do Tathagata Amida,expressemos nossa gratidão, em reconhecimento ao Voto Universal da Grande Compaixão.
16. TEN JIN BO SATSU SOU RON SE´
KI MYOU MU GUE KOU NHO RAI
E SHU TA RA KEN SHIN JI´
KOU SEN OU TYOU DAI SE GAN
17. KOU YU HON GAN RIKI E KOU
I DO GUN JOU SHOU I´ SHIN
KI NHU KU DOKU DAI HOU KAI
HITSU GYAKU NHU DAI E SHU SHU
O Bodhisattva Vasubandhu escreveu um “Discurso” sobre a Terra Pura no qual afirmou estar atendendo ao chamado do Tathagata da Luz Livre de Obstáculos Baseando-se no “Sutra”, expôs o que é verdadeiro, elucidando o Grande Voto que nos capacita ao salto transversal sobre o Samsara. Graças à transmissão da virtude pelo Poder do Voto Original, ele manifestou a Mente Única para que todos os seres sejam salvos. Ao sermos acolhidos pelo Grande Oceano dos tesouros de virtudes, nos uniremos infalivelmente à Grande Assembléia dos sábios na Terra Pura.
18. TOKU SHI REN GUE ZOU SE KAI
SOKU SHOU SHIN NHO HO´ SHOU JIN
YU BON NOU RIN GUEN JIN ZU
NHU SHOU JI ON JI OU GUE
19. HON SHI DON RAN RYOU TEN SHI
JOU KOU RAN SHO BO SATSU RAI
SAN ZOU RU SHI JU JOU KYOU
BON JOU SEN GYOU KI RAKU HOU
Após a morte, quando atingirmos o Mundo do Lótus, realizaremos o Corpo da Realidade Essencial. Então, agindo livremente na floresta das paixões maléficas, manifestaremos poderes transcendentais. Entrando no jardim do Samsara, nos manifestaremos em formas apropriadas para encaminhar os seres à salvação.O rei de Liang sempre se voltava para o local onde estava o Mestre T’an-luan, reverenciando-o como um Bodhisattva. Quando Bodhiruci, o grande estudioso e tradutor do Tripitaka, deu-lhe um texto da Terra Pura, T’an luan queimou seu tratado taoista da longevidade e imortalidade e tomou refúgio no reino da Bem-Aventurança.
20. TEN JIN BO SATSU RON TYU GUE
HOU DO IN GAN KEN SEI GAN
OU GUEN –NE KOU YU TA RIKI
SHOU JOU SHI IN YUI SHIN JIN
21. WAKU ZEN BON BU SHIN JIN HO´
SHOU TI SHOU JI SOKU NE HAN
HI´ SHI MU RYOU KOU MYOU DO
SHO U SHU JOU KAI FUKE
Ele escreveu um comentário ao “Discurso” sobre a Terra Pura do Bodhisattva Vasubandhu explicando que a causa e o efeito de nosso nascimento na Terra da Recompensa vêem do Voto de Amida; É o Outro Poder que nos proporciona a virtude para o nascimento lá na Terra Pura e o retorno a este mundo. A Mente Confiante é a única causa que nos assegura o nascimento na Terra Pura. Quando a Mente Confiante desperta em pessoas ignorantes, assoladas por ilusões e impurezas, elas descobrem a conversão do Samsara em Nirvana.Após alcançarem infalivelmente a Terra da Luz Infinita, orientarão todos os seres em toda parte. Assim disse T’an Luan.
22. DOU SHA´ KE´ SHOU DOU NAN SHOU
YUI MYOU JOU DO KA TSUU NHU
MAN ZEN JI RIKI HEN GON SHU
EN MAN TOKU GOU KAN SEN SHOU
23. SAN PU SAN SHIN KE ON GON
ZOU MATSU HOU METSU DO HI IN
I´ SHOU ZOU AKU TI GU ZEI
SHI AN NHO GAI SHOU MYOU KA
Tao-ch’o, enfatizando a dificuldade para se atingir a libertação no caminho dos sábios, esclarece que o caminho da Terra Pura é o único viável à nossa salvação. Ele renunciou à prática dos incontáveis atos meritórios do poder próprio e estimulou-nos a recitar exclusivamente o Nome que contém as virtudes perfeitas. Ele instruiu-nos compassivamente sobre os três aspectos tanto da Mente Confiante Plena como da Mente Confiante Embrionária. Amida, em sua Compaixão, conduz igualmente os seres da Era do Dharma Aparente, do Dharma Decadente e do Dharma Extinto. Mesmo não conseguindo evitar cometer o mal durante toda nossa vida, confiando no Voto Universal, alcançaremos o Mundo do Tranqüilo Cultivo e realizaremos a Suprema Iluminação.
24. ZEN DOU DOKU MYOU BU´ SHOU
KOU AI JOU SAN IO GUIAKU AKU
KAI NHU HON GAN DAI TI KAI
25. GYOU JA SHOU JU KON GOU SHIN
KYOU KI ITI NEN SOU OU GO
YO I DAI TOU GYAKU SAN NIN
SOKU SHOU HO´ SHOU SHI JOU RAKU
Shan-tao foi o único a esclarecer a verdadeira intenção do Buda Sakyamuni. Compadecendo-se daqueles que praticam as boas ações meditativas e não meditativas e daqueles que cometem ofensas e males, ele revelou o sentido da Luz como condição e do Nome de Amida como causa de sermos conduzidos à Terra Pura. Assim, eles são introduzidos ao Oceano da Grande Sabedoria do Voto Original. Se eles receberem a Mente Confiante indestrutível como o diamante, após a Mente Confiante se manifesta na alegria da percepção instantânea livre de dúvidas, tal como a Rainha Vaidehi, o adepto despertará para os três benefícios E então atingirá a Bem-aventurança Eterna da Realidade Essencial.
26. GUE SHIN KOU KAI ITI DAI KYOU
HEN KI AN NHOU KA I´ SAI
SEN ZOU SHU SHIN HAN SEN JIN
HOU KE NI DO SHOU BEN RYU
27. GOKU JU AKU NIN YUI SHOU BU´
GA YAKU ZAI HI SE´ SHU TYU
BON NOU SHOU GUEN SUI FU KEN
DAI HI MU KEN JOU SHOU GA
Genshin esclareceu amplamente os ensinamentos que Sakyamuni pregou ao longo de sua vida. Ele encontrou refúgio só na Terra do Tranqüilo Cultivo e incentivou à todos para que fizessem o mesmo. Distinguindo entre a profundidade da Mente Confiante da prática exclusiva do Nembutsu e a superficialidade da mente que confia nas diversas práticas secundárias, Genshin estabeleceu com clareza a diferença entre a Terra da Recompensa e a Terra Circunvizinha. Aqueles que estão mergulhados em profundo mal cármico, deveriam apenas recitar o Nome do Buda Amida com a Mente Confiante. Minha própria existência também se situa no interior do seu abraço. Mesmo que as paixões cegas obscureçam-me a visão, a grande compaixão brilha sempre e incansavelmente iluminando-me.
28. HON SHI GUEN KUU MYOU BU´ KYOU
REN MIN ZEN MAKU BON BU NIN
SHIN SHU KYOU SHOU KOU HEN SHU
SEN JAKU HON GAN GU AKU SE
29. GUEN RAI SHOU JI RIN DEN GUE
KE´ TI GUI JOU I SHO SHI
SOKU NHU JAKU JOU MU I RAKU
HI´ -TI SHIN JIN I NOU NHU
O mestre fundador Genku possuía um profundo conhecimento do Budismo. Compadecia-se de todos, das pessoas comuns, quer fossem boas ou más.Instaurando o verdadeiro ensinamento do Budismo da Terra Pura no Japão. Ele divulgou o Voto original escolhido por Amida nesse mundo repleto de maldade. Ao mundo do Samsara, girando no ciclo de nascimentos e mortes.É realmente a dúvida que nos mantém aprisionados, é a Mente Confiante que causa a nossa imediata entrada na Terra da Bem-Aventurança da tranqüilidade incontaminada pelas paixões.
30. GU KYOU DAI JI SHU SHI TOU
JOU SAI MU HEN GOKU JOKU AKU
DOU ZOKU JI SHU GU DOU SHIN
YUI KA SHIN SHI KOU SOU SETSU
Os Bodhisattvas e os mestres que divulgaram os Sutras da Terra Pura mostraram a salvação infalível do Buda Amida aos incontáveis seres em todo esse mundo constituído pela nossa própria maldade. As pessoas de hoje, monges e leigos, unidos na mesma mente, devem confiar só nos ensinamentos desses veneráveis mestres.