SHOSHINGUÊ FORMATADO
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Five Translations of Shoshinge
Notas sobre o Shoshinguê - Estudo Avançado
Shoshin nembutsu ge
O Shoshinge é a essência do Shin Budismo da Terra Pura, composto de 120 versos, que apresenta, de forma poética, o ensinamento e linhagem espiritual do Budismo da Terra Pura, em seu desenvolvimento na Índia, China e Japão.
Faz parte do final do Capítulo “Prática”, da obra Kyogyoshinshô, de Shinran Shonin.
Desde a época de Rennyo Shonin (1415-1495), o Oitavo Patriarca da Terra Pura, a leitura do Shoshingê tornou-se a prática central do Shin Budismo da Terra Pura.
Foram acrescentados também o Nembutsu e os Wassans, formas versificadas do japonês.
Hino ao Nembutsu na Verdadeira Mente Confiante
1. KI MYOU MU RYOU JU NYO RA-I
Que todos atendam ao chamado do Tathagata da Vida Infinita.
NA MO FU KA SHI GUI KOU
Que todos atendam ao chamado da Luz que transcende o pensamento.
HOU ZOU BO SATSU IN NI JI
O Buda Amida no estágio do caminho de Bodhisattva, quando ainda se chamava Dharmâkara,
ZAI SE JI ZAI OU BU´ SHOU
Diante do Buda Lokesvararâja, examinou como se originaram as Terras Puras dos Budas.
2. TO KEN SHO BUTSU JOU DO IN
Analisou também as características destas Terras, dos seres humanos e devas que as habitam.
KOKU DO NIN DEN SHI ZEN MAKU
Criou então o Voto Insuperável e Supremo, fazendo surgir para além dos votos dos demais Budas este Grande Juramento inigualável que a tudo abrange.
KON RYU MU JOU SHU SHOU GAN
Ele escolheu este Voto que a tudo abrange após avaliar aquelas condições exaustivamente durante cinco kalpas.
TYOU HOTSU KE U DAI GU ZEI
Mais uma vez diante de Lokesvararâja, ele jurou que Seu Nome será entoado, sendo ouvido nas dez direções.
3. GO KOU SHI YUI SHI SHOU JU
Amida emite a todas as regiões a Luz Imensurável e Ilimitada, Luz Livre de Obstáculos, Incomparável e Majestosamente Flamejante.
JU SEI MYOU SHOU MON JI´ POU
FU HOU MU RYOU MU HEN KOU
MU GUE MU TAI KOU EN –NOU
4. SHOU JOU KAN GUI TI E KOU
FU DAN NAN JI MU SHOU KOU
TYOU NITI GA´ KOU SHOU JIN SETSU
I´ SAI GUN JOU MU KOU SHOU
5. HON GAN MYOU GOU SHOU JOU GOU
SHI SHIN GYOU GAN NI IN
JOU TOU GAKU SHOU DAI NE HAN
HI´ SHI METSU DO GAN JOU JU
Luz Pura, Luz da Alegria, Luz da Sabedoria, Luz Incessante, Inconcebível e Inefável, Luz que transcende o sol e a lua, Ela brilha sobre os mundos incontáveis, estas partículas de poeira. Todos os seres são beneficiados pelo resplandecer da Luz. O Nome em que se manifesta o Voto Original é a ação que assegura infalivelmente o nosso nascimento. A Mente Confiante e de coração sincero contida no Voto é a causa do nosso nascimento. Chegamos ao estado análogo ao da iluminação e depois ao Supremo Nirvana, devido a realização do Voto “que assegura o atingimento infalível do Nirvana”, O Tathagata Sakyamuni surgiu neste mundo somente para pregar o Voto Original de Amida, vasto como o oceano.
6. NHO RAI SHO I KOU SHU´ SE
YUI SETSU MI DA HON GAN KAI
GO JOKU AKU JU GUN JOU KAI
OU SHIN NHO RAI NHO JITSU GON
7. NOU HOTSU ITI NEN KI AI SHIN
FU DAN BON NOU TOKU NE HAN
BON JOU GYAKU HOU SAI E NHU
NHO SHU SHI NHU KAI ITI MI
Que todos os incontáveis seres que vivem nesta época maléfica das cinco máculas confiem nas palavras verdadeiras do Tathagata.Quando a Mente Confiante, na primeira percepção instantânea de alegria e gratidão for despertada em nós, seremos conduzidos ao Nirvana mesmo sem a extinção das paixões maléficas. Assim, ignorantes ou sábios, até mesmo aqueles que cometem as cinco ofensas e desprezam o ensinamento correto são todos igualmente transformados, assim como as águas que vêm ao mar adquirem um único sabor.
8. SE´ SHU SHIN KOU JOU SHOU GO
I NOU SUI HA MU MYOU AN
TON NAI SHIN ZOU SHI UN MU
JOU FU SHIN JITSU SHIN JITSU TEN
9. HI NHO NI´ KOU FU UN MU
UN MU SHI GUE MYOU MU´ AN
GYAKU SHIN KEN KYOU DAI KYOU KI
SOKU OU TYOU ZETSU GO AKU SHU
A Luz oni-abrangente da Mente Compassiva do Tathagata está sempre nos iluminando e protegendo. Embora as trevas da ignorância tenham sido dissipadas, as nuvens e névoa da ambição e do apego, da cólera e do ódio Continuamente cobrem o céu da Verdadeira Mente Confiante. É como se nuvens e névoa velassem o sol. Ainda resta claridade, não chega a haver escuridão. Ao recebermos a Mente Confiante, nos tornamos conscientes do Buda, o reverenciamos e uma grande alegria surge em nós. Então de imediato rompemos transversalmente as cinco condições maléficas.
10. I´ SAI ZEN MAKU BON BU NIN
MON SHIN NHO RAI GU ZEI GAN
BUTSU GON KOU DAI SHOU GUE SHA
ZE NIN MYOU FUN DAN RI KE
11. MI DA BUTSU HON GAN NEN BUTSU
JA KEN KYOU MAN NAKU SHU JOU
SHIN GYOU JU JI JIN NI NAN
NAN TYU SHI NAN MU KA SHI
Quando pessoas comuns, todas, boas ou más, ouvem e confiam no Voto Universal do Tathagata, elas passam a ser consideradas pelo Buda Sakyamuni como seres “de grande e excelente compreensão”. Elas são chamadas de “flores do lótus branco”. O Nembutsu do Voto Original do Buda Amida, para os seres maus, imbuídos de um entendimento errôneo e de arrogância. É extremamente difícil receber e manter com a Mente Confiante, nada é mais difícil de superar que isso.
12. IN DO SAI TEN SHI RON GUE
TYU KA JITI IKI SHI KOU SOU
KEN DAI SHOU KOU SE SHOU I
MYOU NHOU RAI HON ZEI OU KI
13. SHA KA NHO RAI RYOU GA SEN
I SHU GOU MYOU NAN TEN JIKU
RYU JU DAI JI SHU´ TO SE
SHITSU NOU ZAI HA U MU KEN
Os Bodhisattvas da Índia e os mestres virtuosos da China e do Japão, esclareceram o verdadeiro sentido do aparecimento do Grande Sábio neste mundo. Eles elucidaram o Voto Original do Tathagata, que corresponde à condição dos seres humanos nesta era do Mappô. O Tathagata Sakyamuni, no Monte Lanka, predisse às pessoas que o ouviram que no sul da Índia surgiria o grande Mestre Nâgârjuna que destruiria todas as noções errôneas sobre ser e não-ser.
14. SEN ZETSU DAI JOU MU JOU HOU
SHOU KAN GUI JI SHOU AN RAKU
KEN JI NAN GYOU ROKU RO KU
SHIN GYOU I GYOU SHI DOU RAKU
15. OKU NEN MI DA BUTSU HON GAN
JI NEN SOKU JI NHU HITSU JOU
YUI NOU JOU SHOU NHO RAI GOU
OU HOU DAI HI GU ZEI ON
Ele haveria de expor os supremos ensinamentos do Mahâyâna; Atingiria o estágio da Alegria e nasceria na Terra da Paz e da Bem-Aventurança. Nâgârjuna mostrou-nos que o Caminho das Práticas Difíceis é árduo como caminhar por terra e estimulou-nos a confiar na Prática Fácil, como quem, no mar, é levado por um barco. Quando primeiro é despertada a consciência contínua do Voto Original, de imediato e espontaneamente entramos no Estágio dos seres cuja realização da condição de Buda está assegurada. Recitando sempre e somente o Nome do Tathagata Amida,expressemos nossa gratidão, em reconhecimento ao Voto Universal da Grande Compaixão.
16. TEN JIN BO SATSU SOU RON SE´
KI MYOU MU GUE KOU NHO RAI
E SHU TA RA KEN SHIN JI´
KOU SEN OU TYOU DAI SE GAN
17. KOU YU HON GAN RIKI E KOU
I DO GUN JOU SHOU I´ SHIN
KI NHU KU DOKU DAI HOU KAI
HITSU GYAKU NHU DAI E SHU SHU
O Bodhisattva Vasubandhu escreveu um “Discurso” sobre a Terra Pura no qual afirmou estar atendendo ao chamado do Tathagata da Luz Livre de Obstáculos Baseando-se no “Sutra”, expôs o que é verdadeiro, elucidando o Grande Voto que nos capacita ao salto transversal sobre o Samsara. Graças à transmissão da virtude pelo Poder do Voto Original, ele manifestou a Mente Única para que todos os seres sejam salvos. Ao sermos acolhidos pelo Grande Oceano dos tesouros de virtudes, nos uniremos infalivelmente à Grande Assembléia dos sábios na Terra Pura.
18. TOKU SHI REN GUE ZOU SE KAI
SOKU SHOU SHIN NHO HO´ SHOU JIN
YU BON NOU RIN GUEN JIN ZU
NHU SHOU JI ON JI OU GUE
19. HON SHI DON RAN RYOU TEN SHI
JOU KOU RAN SHO BO SATSU RAI
SAN ZOU RU SHI JU JOU KYOU
BON JOU SEN GYOU KI RAKU HOU
Após a morte, quando atingirmos o Mundo do Lótus, realizaremos o Corpo da Realidade Essencial. Então, agindo livremente na floresta das paixões maléficas, manifestaremos poderes transcendentais. Entrando no jardim do Samsara, nos manifestaremos em formas apropriadas para encaminhar os seres à salvação.O rei de Liang sempre se voltava para o local onde estava o Mestre T’an-luan, reverenciando-o como um Bodhisattva. Quando Bodhiruci, o grande estudioso e tradutor do Tripitaka, deu-lhe um texto da Terra Pura, T’an luan queimou seu tratado taoista da longevidade e imortalidade e tomou refúgio no reino da Bem-Aventurança.
20. TEN JIN BO SATSU RON TYU GUE
HOU DO IN GAN KEN SEI GAN
OU GUEN –NE KOU YU TA RIKI
SHOU JOU SHI IN YUI SHIN JIN
21. WAKU ZEN BON BU SHIN JIN HO´
SHOU TI SHOU JI SOKU NE HAN
HI´ SHI MU RYOU KOU MYOU DO
SHO U SHU JOU KAI FUKE
Ele escreveu um comentário ao “Discurso” sobre a Terra Pura do Bodhisattva Vasubandhu explicando que a causa e o efeito de nosso nascimento na Terra da Recompensa vêem do Voto de Amida; É o Outro Poder que nos proporciona a virtude para o nascimento lá na Terra Pura e o retorno a este mundo. A Mente Confiante é a única causa que nos assegura o nascimento na Terra Pura. Quando a Mente Confiante desperta em pessoas ignorantes, assoladas por ilusões e impurezas, elas descobrem a conversão do Samsara em Nirvana.Após alcançarem infalivelmente a Terra da Luz Infinita, orientarão todos os seres em toda parte. Assim disse T’an Luan.
22. DOU SHA´ KE´ SHOU DOU NAN SHOU
YUI MYOU JOU DO KA TSUU NHU
MAN ZEN JI RIKI HEN GON SHU
EN MAN TOKU GOU KAN SEN SHOU
23. SAN PU SAN SHIN KE ON GON
ZOU MATSU HOU METSU DO HI IN
I´ SHOU ZOU AKU TI GU ZEI
SHI AN NHO GAI SHOU MYOU KA
Tao-ch’o, enfatizando a dificuldade para se atingir a libertação no caminho dos sábios, esclarece que o caminho da Terra Pura é o único viável à nossa salvação. Ele renunciou à prática dos incontáveis atos meritórios do poder próprio e estimulou-nos a recitar exclusivamente o Nome que contém as virtudes perfeitas. Ele instruiu-nos compassivamente sobre os três aspectos tanto da Mente Confiante Plena como da Mente Confiante Embrionária. Amida, em sua Compaixão, conduz igualmente os seres da Era do Dharma Aparente, do Dharma Decadente e do Dharma Extinto. Mesmo não conseguindo evitar cometer o mal durante toda nossa vida, confiando no Voto Universal, alcançaremos o Mundo do Tranqüilo Cultivo e realizaremos a Suprema Iluminação.
24. ZEN DOU DOKU MYOU BU´ SHOU
KOU AI JOU SAN IO GUIAKU AKU
KAI NHU HON GAN DAI TI KAI
25. GYOU JA SHOU JU KON GOU SHIN
KYOU KI ITI NEN SOU OU GO
YO I DAI TOU GYAKU SAN NIN
SOKU SHOU HO´ SHOU SHI JOU RAKU
Shan-tao foi o único a esclarecer a verdadeira intenção do Buda Sakyamuni. Compadecendo-se daqueles que praticam as boas ações meditativas e não meditativas e daqueles que cometem ofensas e males, ele revelou o sentido da Luz como condição e do Nome de Amida como causa de sermos conduzidos à Terra Pura. Assim, eles são introduzidos ao Oceano da Grande Sabedoria do Voto Original. Se eles receberem a Mente Confiante indestrutível como o diamante, após a Mente Confiante se manifesta na alegria da percepção instantânea livre de dúvidas, tal como a Rainha Vaidehi, o adepto despertará para os três benefícios E então atingirá a Bem-aventurança Eterna da Realidade Essencial.
26. GUE SHIN KOU KAI ITI DAI KYOU
HEN KI AN NHOU KA I´ SAI
SEN ZOU SHU SHIN HAN SEN JIN
HOU KE NI DO SHOU BEN RYU
27. GOKU JU AKU NIN YUI SHOU BU´
GA YAKU ZAI HI SE´ SHU TYU
BON NOU SHOU GUEN SUI FU KEN
DAI HI MU KEN JOU SHOU GA
Genshin esclareceu amplamente os ensinamentos que Sakyamuni pregou ao longo de sua vida. Ele encontrou refúgio só na Terra do Tranqüilo Cultivo e incentivou à todos para que fizessem o mesmo. Distinguindo entre a profundidade da Mente Confiante da prática exclusiva do Nembutsu e a superficialidade da mente que confia nas diversas práticas secundárias, Genshin estabeleceu com clareza a diferença entre a Terra da Recompensa e a Terra Circunvizinha. Aqueles que estão mergulhados em profundo mal cármico, deveriam apenas recitar o Nome do Buda Amida com a Mente Confiante. Minha própria existência também se situa no interior do seu abraço. Mesmo que as paixões cegas obscureçam-me a visão, a grande compaixão brilha sempre e incansavelmente iluminando-me.
28. HON SHI GUEN KUU MYOU BU´ KYOU
REN MIN ZEN MAKU BON BU NIN
SHIN SHU KYOU SHOU KOU HEN SHU
SEN JAKU HON GAN GU AKU SE
29. GUEN RAI SHOU JI RIN DEN GUE
KE´ TI GUI JOU I SHO SHI
SOKU NHU JAKU JOU MU I RAKU
HI´ -TI SHIN JIN I NOU NHU
O mestre fundador Genku possuía um profundo conhecimento do Budismo. Compadecia-se de todos, das pessoas comuns, quer fossem boas ou más.Instaurando o verdadeiro ensinamento do Budismo da Terra Pura no Japão. Ele divulgou o Voto original escolhido por Amida nesse mundo repleto de maldade. Ao mundo do Samsara, girando no ciclo de nascimentos e mortes.É realmente a dúvida que nos mantém aprisionados, é a Mente Confiante que causa a nossa imediata entrada na Terra da Bem-Aventurança da tranqüilidade incontaminada pelas paixões.
30. GU KYOU DAI JI SHU SHI TOU
JOU SAI MU HEN GOKU JOKU AKU
DOU ZOKU JI SHU GU DOU SHIN
YUI KA SHIN SHI KOU SOU SETSU
Os Bodhisattvas e os mestres que divulgaram os Sutras da Terra Pura mostraram a salvação infalível do Buda Amida aos incontáveis seres em todo esse mundo constituído pela nossa própria maldade. As pessoas de hoje, monges e leigos, unidos na mesma mente, devem confiar só nos ensinamentos desses veneráveis mestres.