Godensho - Uma biografia pictórica de Shinran Shonin

Goeden 4

Rolo1 - Rolo2 - Rolo3 - Rolo4

De baixo para cima:

(1) Em seu caminho de volta para Kyoto, Shinran Shonin passa por Hakone e é recebido por um sacerdote Shinto, que diz que foi convidado a receber Shinran Shonin pela divindade local.

De volta ao seu eremitério em Kyoto, um discípulo leigo, Heitaro, pergunta se estava tudo bem para ele, como seguidor de Jodo Shinshu, ir ao santuário Kumano como parte de sua missão.

(2) No Santuário Kumano, Heitaro tem uma visão em que um leigo o pergunta por que ele não estava observando a conduta apropriada quando Shiran Shonin aparece. O leigo então se curva para Shinran Shonin e se retira.

(3) Shinran Shonin prega o Dharma em seu leito de morte em Zenpo-in. Ele então morre e seu corpo é levado em uma procissão para Higashiyama.

(4) Em Ennin-ji em Toribeno, localizado aos pés de Higashiyama, o corpo de Shinran Shonin é cremado.

(5) Dez anos depois, a filha de Shinran Shonin - Kakushin-ni, constrói um Mausoléu para comemorar Shinran Shonin. Torna-se um ponto focal de peregrinação para os seguidores de Jodo Shinshu que vivem em outras partes do Japão.

 

(12) Visita de Shinran a Hakone Gongen e pergunta de Heitaro

Deixando para trás a fronteira do distrito de Kanto, Shonin tomou o caminho para o Castelo das Flores de Kyoto. No caminho, ele chegou à perigosa passagem na montanha de Hikone no crepúsculo. Seguindo os passos dos viajantes por um longo tempo, ele finalmente encontrou uma casa. A noite já ia muito avançada e o dia ia raiar. A lua já havia declinado atrás da borda da montanha.
Shonin foi até a casa e bateu na porta. Um homem muito velho, vestido com um traje magnífico, saiu rapidamente e disse: "De acordo com o costume desta área, que fica perto do Santuário de Hakone, aqueles que prestam serviço aos kami passam a noite toda festejando. Quando desfrutam das festividades noturnas com outras pessoas , Adormeci sem perceber. Sem saber se estava sonhando ou não, tive uma visão, na qual o deus Gongen apareceu e me disse: "Um convidado especial que eu reverencio profundamente logo virá para cá. Certifique-se de que o devido respeito e cortesia sejam prestados a ele e entretenha-o com o máximo cuidado. "
Antes de eu despertar totalmente do sonho inspirado, você apareceu de repente diante de mim. Como você poderia ser uma pessoa comum? A mensagem do deus é indubitável. o trabalho divino comanda nossa mais profunda reverência. "
Assim dizendo, o velho respeitosamente introduziu Shonin, e preparou comida suntuosa de sabor delicado para ele.

(13) Visita de Heitaro a Kumano Gongen

Depois de voltar para casa em Kyoto, Shonin refletiu sobre os dias passados; os anos anteriores foram como um sonho ou uma ilusão. Sua antiga residência na capital era quase irreconhecível. Shonin mudou de um lugar para outro, até que encontrou a área Gojo Nishi-no-toin. Encontrando ao seu gosto, ele morou lá por algum tempo. Seus discípulos, que receberam pessoalmente seus ensinamentos face a face, ansiavam pelos últimos dias de estreita associação com Shonin e percorreram um longo caminho para se aglomerar em sua porta.
Havia entre eles um homem chamado Heitaro, da vila de Obu, no condado de Nakanosai, na província de Hitachi. Ele defendeu fielmente os ensinamentos de Shonin com sinceridade de coração.
Um dia, seu dever público obrigou Heitaro a fazer uma peregrinação ao Santuário Kumano. A fim de buscar o conselho de Shonin, ele o visitou. Shonin disse:

“Os ensinamentos sagrados são múltiplos. Se aplicados adequadamente às pessoas certas, eles trazem grande benefício. Agora, no período do Dharma Decadente, no entanto, as práticas no Caminho dos Sábios não podem ser realizadas. Para citar Tao-ch'o, ' No presente período do Decadent Dharma, mesmo que milhões de pessoas iniciem suas práticas, nem uma única pessoa atinge a emancipação. 'Também,' Apenas o Caminho da Terra Pura é transitável para nós. ' Estas são passagens claras de testemunho das escrituras e são as Palavras de Ouro do Tathagata.
Com relação ao verdadeiro ensino do Caminho da Terra Pura, agradeço profundamente aos patriarcas dos três países por desenvolverem este ensino. Portanto, o que eu, Gutoku, recomendo não são minhas próprias idéias. Deve-se notar que 'atenção plena com um coração único' é a essência da forma de nascimento na Terra Pura e o núcleo desta escola. Embora os Três Sutras tenham aspectos implícitos e explícitos, todos eles esclarecem isso em termos claros ou por implicação. No Sutra Maior, a seção sobre os três grupos de aspirantes, atenção plena de coração único é recomendada, e na seção sobre a transmissão do ensinamento isso é transmitido a Maitreya. No Sutra da Contemplação, seção sobre os nove graus de aspirantes, as Três Mentes são apresentadas e transmitidas a Ananda. A Mente Única no Sutra Amida é testemunhada por muitos Budas.O Mestre do Discurso Vasubandhu apresenta Uma Mente, e o Mestre Shan-tao usa o termo 'prática sincera do Nembutsu'.
O estado original do deus consagrado no Salão Shojoden é o Senhor Pregador em discussão. Por profunda compaixão por estabelecer laços com seres sencientes, ele manifestou sua encarnação como Kumano Gongen, ocultando seu corpo majestoso original. Sua intenção ao deixar seu corpo encarnado como tal é conduzir os seres que têm laços estreitos com Amida ao Voto Primordial semelhante ao oceano.
Por esta razão, aqueles que se confiam ao voto do estado de Buda original e recitam o Nembutsu com sinceridade de coração podem muito bem desempenhar funções públicas e, por ordem do senhor feudal, fazer uma peregrinação ao seu local sagrado em Kumano e pagar homenagem ao deus no santuário; você não faz isso por conta própria. Enquanto alimenta pensamentos vãos e enganosos, você não deve mostrar a aparência de ser sábio, bom e diligente para com a divindade na encarnação. Deixe-se cumprir o voto do Buda original. Estou muito grato! Sua visita não significa desprezar a divindade; é muito improvável que a divindade olhe para você com um olhar zangado. "

Em seguida, Heitaro visitou Kumano. Ele não observou a maneira prescrita a respeito da peregrinação. Ele não escondeu os sentimentos de uma pessoa comum que está eternamente afundando no nascimento e na morte, nem purificou seu corpo contaminado. Em vez disso, ele continuou a adorar o Voto Primordial, quer caminhando, em pé, sentado ou deitado. Mesmo por um curto período, ele não desobedeceu aos ensinamentos do Mestre.
Ele alcançou Kumano sem nenhum incidente. Naquela noite, Heitaro teve uma visão em um sonho: a porta do santuário foi aberta e um leigo em traje cerimonial adequado e chapéu entrou e disse a Heitaro: "Por que você veio aqui em um estado tão contaminado e impuro, sem medo da divindade? " Naquele momento, Shonin apareceu de repente diante dele e disse: "Ele pratica o Nembutsu de acordo com as instruções de Zenshin." Em seguida, o leigo ergueu seu cetro da maneira adequada e curvou-se profundamente para mostrar seu respeito a Shonin, sem dizer uma palavra. Então eu acordei.
Fiquei impressionado com uma admiração indescritível. No caminho para casa, Heitaro fez uma visita a Shonin e contou-lhe o que havia acontecido. Em resposta, Shonin disse: "Isso foi bom." Isso também era algo inconcebível.

(14) Passagem e cremação de Shinran

Perto do final do décimo primeiro mês do segundo ano de Kocho [o ano da água / cachorro] (1262), Shonin adoeceu. Daquele momento em diante, ele não falou sobre assuntos seculares, mas apenas falou em profundo apreço pela benevolência do Buda. Ele não pronunciou outras palavras, apenas recitou o Nembutsu sem cessar.
No oitavo dia, na hora do cavalo, do mesmo mês, deitado sobre o lado direito, voltado para o oeste e mantendo a cabeça para o norte, Shonin deu seu último suspiro enquanto dizia o Nembutsu. Ele tinha noventa anos de idade.
Seu eremitério ficava em Kyoto, ao sul da rua Oshi-koji e a leste do beco Madeno-koji. O caixão foi carregado para o leste, sobre o rio Kamo, até o Ennin-ji, ao sul de Toribeno, no sopé oeste de Higashiyama, onde o funeral foi realizado. Seus restos mortais foram coletados e depositados em Otani, ao norte de Toribeno, aos pés de Higashiyama. Todos os seus discípulos e seguidores, jovens e velhos, que testemunharam seu último momento, lembrando-se com ternura dos felizes dias passados, quando ele estava vivo e agora sofrendo por sua morte, choraram amargamente com um profundo anseio.

(15) Construção do Mausoléu de Otani

No inverno do nono ano de Bun'ei (1272), a tumba de Shonin em Otani, ao norte de Toribeno, no sopé oeste de Higashiyama, foi movida do oeste para o norte de Yoshinizu. Seus restos mortais foram redepositados e um mausoléu foi construído onde sua imagem foi consagrada.
A partir de então, o ensino transmitido por Shonin cresceu mais e mais, e sua doutrina foi mais amplamente aceita do que quando ele estava vivo. Agora seus seguidores preenchem todas as províncias e condados, e aqueles que pertencem a esta escola estão espalhados por toda parte em grande número. Tanto padres quanto leigos, jovens e velhos, que reverenciam profundamente seus ensinamentos e estão diligentemente comprometidos em retribuir sua dívida para com Shonin, cada um faz uma peregrinação ao mausoléu a cada ano.

Muitas histórias milagrosas foram contadas sobre Shonin, mas é impossível relacionar todas elas. Eu apresentei apenas alguns selecionados.