Godensho - Uma biografia pictórica de Shinran Shonin
Goeden 2
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De
baixo para cima: (1) Shinran Shonin (então Shakku) recebeu permissão de Honen Shonin para copiar sua obra - Senjaku Hongan Nenbutsu Shu (Coleção de passagens relativas ao Nenbutsu do Voto Primordial). Honen Shonin também assina uma imagem dele e escreve o novo nome de Shakku, Zenshin, bem como uma passagem do "Comentário sobre o Sutra da Contemplação" de Zendo Daishi. (2) Shinran Shonin propõe a Honen Shonin testar os outros discípulos em sua compreensão dos Ensinamentos da Terra Pura, com os quais Honen Shonin concorda. Os discípulos são então divididos em dois lados - os da Fé e os da Prática. Shiran Shonin e Honen Shonin estão sentados ao lado de Faith. (3) Shinran Shonin afirma a seus condiscípulos que sua fé e a de Honen Shonin é a mesma, para a discordância de seus condiscípulos. Eles trazem o assunto para Honen Shonin, que concorda com o que Shinran Shonin diz. (4) Um discípulo de Shinran Shonin, Nyusai-bo, pede a Shinran Shonin que lhe seja permitido pintar um quadro de Shinran Shonin. O pintor, Jozen-bo, diz que teve uma visão na noite anterior, como em outra visão de Shaku Renni, exclama que Shinran Shonin é uma encarnação do Buda Amida.
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(5) Shinran foi autorizado a copiar o Senjakushu
Quando o Mestre Virtuoso de Kurodani,
Genku, ainda estava no mundo, ele concedeu, por compaixão, a Shonin permissão
para copiar sua obra e, em outra ocasião, escreveu o novo nome de Shonin em suas
próprias mãos. É declarado em "Uma coleção de passagens que revelam os budas e
as terras transformados provisoriamente do Caminho da Terra Pura", Capítulo 6,
[compilado por Shinran Shonin]:
Eu, Gutoku Shinran, discípulo de
Shakyamuni, abandonei práticas diversas e me refugiei no Voto Primordial no
primeiro ano de Kennin, o ano metal / galo. No ano madeira / boi da era Genkyu,
com a gentil permissão do mestre, copiei sua Coleção de passagens a respeito do
Nembutsu do voto primordial mais selecionado. No mesmo ano, no quarto dia da
metade do quarto mês, o mestre, de sua própria mão, inscreveu o seguinte no
interior de minha cópia: "Coleção de passagens relativas ao Nembutsu do voto
primordial mais selecionado", e as palavras, "Namu amida butsu: O ato
fundamental para a obtenção do nascimento é o Nembutsu", e também meu novo nome,
"Shakku, discípulo de Shakyamuni". No mesmo dia, peguei emprestado o retrato do
mestre e copiei. No mesmo segundo ano [de Genkyu],no nono dia da última parte do
sétimo mês intercalar, o mestre inscreveu em minha cópia do retrato "Namu amida
butsu" e a passagem do verdadeiro ensinamento: "Se, quando eu me tornar um Buda,
todos os seres sencientes no dez quartos que chamam meu nome até dez vezes
deixam de nascer em minha terra, que eu não atinja a iluminação perfeita. Este
Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve
saber que seus votos de peso não são em vão. Os seres sencientes que chamam seu
nome atingirão infalivelmente o nascimento. " No mesmo dia, ele também escreveu
no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi
alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e
três anos.o mestre inscreveu em minha cópia do retrato "Namu amida butsu" e a
passagem do verdadeiro ensinamento: "Se, quando eu me tornar um Buda, todos os
seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome até dez vezes deixarem de
nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita. Este Buda,
tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que
seus votos de peso não são em vão. Os seres sencientes que invocam o seu nome
atingirão infalivelmente o nascimento. " No mesmo dia, ele também escreveu no
retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi
alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e
três anos.o mestre inscreveu em minha cópia do retrato "Namu amida butsu" e a
passagem do verdadeiro ensinamento: "Se, quando eu me tornar um Buda, todos os
seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome até dez vezes deixarem de
nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita. Este Buda,
tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que
seus votos de peso não são em vão. Os seres sencientes que invocam o seu nome
atingirão infalivelmente o nascimento. " No mesmo dia, ele também escreveu no
retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi
alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e
três anos.todos os seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome mesmo dez
vezes deixam de nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita.
Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve
saber que seus votos de peso não são em vão. Seres sencientes que chamam seu
nome atingirão infalivelmente o nascimento. "No mesmo dia, ele também escreveu
no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi
alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre foi então com setenta
e três anos.todos os seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome mesmo
dez vezes deixam de nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação
perfeita. Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura.
Você deve saber que seus votos de peso não são em vão. Seres sencientes que
chamam seu nome atingirão infalivelmente o nascimento. "No mesmo dia, ele também
escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku'
foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre foi então com
setenta e três anos.ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para
o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um
sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.ele também escreveu no retrato
meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de
acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.
A coleção de passagens relativas ao
Nembutsu do voto primordial mais bem selecionado foi compilada a pedido do
chanceler, o leigo ordenado [Lord Tsukinowa Kanezane, nome budista Ensho]. Os
fundamentos do verdadeiro ensino do caminho da Terra Pura e a profunda doutrina
do Nembutsu estão contidos nele. Aqueles que lêem podem facilmente entendê-lo.
Na verdade, é uma coleção incomparável e suprema de belas passagens, uma
escritura profunda e insuperável. Dentre as milhares de pessoas que receberam
seus ensinamentos, pessoalmente ou não, por muitos dias e anos, muito poucas
foram autorizadas a ler e copiar esta obra. No entanto, tive permissão para
copiá-lo e também fazer uma cópia de seu retrato. Este é o benefício da prática
exclusiva do Right Act; esta é uma prova segura do meu futuro nascimento. Com
lágrimas de tristeza e alegria,Eu observei a história acima.
(6) Fé ou prática
No passado, quando Genku Shonin ainda
estava vivo e propagou o ensino do nascimento na Terra Pura pelo Outro-Poder,
todo o país foi receptivo e se refugiou nele. Os que detinham o leme do Estado
no Palácio Imperial ansiavam pelas flores nas florestas douradas, e os ministros
e altos funcionários encarregados da administração do governo admiravam a lua
dos Quarenta e Oito Votos. Além disso, os camponeses de lugares remotos e o
público em geral defendiam e reverenciavam o ensino. Os nobres, assim como os
desprivilegiados, iam ver Honen em grande número. Tão grandes eram os números
que seu eremitério estava lotado como um mercado. Diz-se que só os sacerdotes,
em estreita assistência a ele, somavam mais de trezentos e oitenta. Seja como
for, apenas muito poucos realmente receberam o mestre 's instruções pessoais e
as seguiu de perto. Seu número era pouco mais do que cinco ou seis.
Um dia, Zenshin Shonin [Shinran] disse ao
mestre: "Eu abandonei o Caminho da Prática Difícil e vim para o Caminho da
Prática Fácil; deixei o Portal do Caminho Sagrado e entrei no Portal da Terra
Pura. Sem sua espécie instruções, como eu poderia ter alcançado a causa propícia
para a emancipação? Que alegria! Nada se compara a isso. Enquanto reflito, no
entanto, embora tenha desenvolvido laços de amizade com muitos de seus
discípulos e compartilhe com eles a oportunidade de receber seu ensino, nenhum
de nós não percebe quem entre nós estabeleceu a Fé para atingir o nascimento na
Verdadeira Terra da Recompensa e quem não o fez. Por esta razão, a fim de ter
certeza de quem serão meus verdadeiros amigos na vida por vir e também para
manter o registro dos acontecimentos neste mundo efêmero,Desejo apresentar uma
pergunta na reunião de seus discípulos, perguntando sobre seus corações
interiores. "
O Grande Mestre, [Genku] Shonin,
respondeu: "Sua proposta é muito razoável. Você pode perguntar a eles quando
eles vierem aqui amanhã."
Na reunião do dia seguinte, Shonin
declarou: "Hoje, seus assentos estão divididos em dois lados: um lado é para
aqueles que são firmes na fé e o outro para aqueles que são firmes na prática.
Por favor, sentem-se em um ou no outro lado."
Os condiscípulos, numerando mais de
trezentos, pareceram confusos, não entendendo a intenção de Shonin. Naquela
época, é dito que Seikaku, que ocupava o posto de grande mestre do selo do
Dharma, e Horen, Shaku Shinku Shonin, disseram: "Estarei do lado da fé
inabalável." Em seguida, o novato Horiki [Kumagai Naozane Nyudo], que chegou
tarde, perguntou: "Qual é a sua intenção de manter um registro, Zenshin-bo?"
Zenshin Shonin respondeu: "Dois assentos
são fornecidos: um para a fé inabalável e o outro para a prática inabalável."
Horiki disse: "Deixe-me, Horiki, me
juntar a você. Estarei do lado da fé inabalável." Shonin escreveu o nome de
Horiki em sua nota. Embora algumas centenas de discípulos estivessem reunidos
lá, ninguém falou. Isso provavelmente mostra que eles estavam se apegando à
mente ilusória do autocontrole e, portanto, não realizaram a Fé Verdadeira, dura
como um diamante. Enquanto o silêncio prevalecia no corredor, Shonin anotou seu
próprio nome.
Um pouco mais tarde, o Grande Mestre
disse: "Eu, Genku, me unirei ao lado da fé inabalável." Naquele momento, alguns
dos discípulos foram dominados pelo sentimento de reverência e respeito,
enquanto outros pareciam abatidos de vergonha.
(7) Disputa sobre a fé
Shonin relatou o seguinte episódio.
Há muito tempo, quando muitos discípulos,
incluindo Shoshin-bo, Seikan-bo e Nembutsu-bo, estavam na presença do Grande
Mestre, [Genku] Shonin, uma disputa inesperada aconteceu. A disputa começou
quando eu disse: "A fé do Mestre Shonin e a fé de Zenshin não são nem um pouco
diferentes; elas são a mesma", eles argumentaram contra mim, dizendo: "A
observação de Zenshin-bo de que a fé do Mestre e sua fé são o mesmo não é
razoável. Como eles poderiam ser iguais? "
Eu, Zenshin, respondi: "Por que você não
diz que eles são iguais? Seria absurdo dizer que a sabedoria do Mestre, que é
profunda e extensa, é igual à minha. Quanto à fé para o nascimento na Terra
Pura, desde que descobri a 'Fé do Outro-Poder', não concebi nenhum pensamento
sobre 'eu' ou 'meu'. A Fé do Mestre foi dotada pelo Outro-Poder; a Fé de Zenshin
é também a do Outro-Poder. Por isso, digo que a Fé dele e a minha são a mesma. "
Então o Grande Mestre fez uma observação
clara, dizendo: "Se a fé de uma pessoa é diferente da de outra, eles são, afinal
de contas, fé no autocontrole. Se a sabedoria de compreensão de uma pessoa é
diferente da de outra, a fé de uma também é diferente da de outra. A Fé do
Outro-Poder é concedida pelo Buda às pessoas comuns, sejam elas boas ou más;
portanto, a Fé de Genku e a Fé de Zenshin-bo não são diferentes, mas são uma e a
mesma. Não nos confiamos a Amida porque somos sábios e inteligentes. Se a sua fé
é diferente da minha, você não pode nascer na mesma Terra Pura onde eu nascerei.
Você deve discernir isso bem. "
Em total consternação, os presentes
ficaram sem palavras e a discussão foi encerrada.
(8) O desejo de Nyusai-bo de ter um retrato de Shinran pintado e a visão de Jozen em um sonho
O discípulo de Shonin, Nyusai-bo,
desejava ter um retrato de Shonin. Sabendo disso, Shonin disse a ele: "Você pode
pedir à ponte do Dharma Jozen [que morava em Shichijo] para me retratar."
Exultante com a sugestão de Shonin baseada
em observação profunda, Nyusai-bo convidou a ponte do Dharma para a residência
de Shonin. Jozen veio imediatamente, conforme solicitado. No momento em que
Jozen viu Shonin, ele disse: "Ontem à noite tive um sonho inspirado. O sacerdote
sagrado que vi no sonho é exatamente a mesma pessoa que vejo agora diante dos
meus olhos." Com profunda alegria e admiração, ele continuou: "Dois nobres
sacerdotes vieram me visitar. Um deles disse: 'Desejo que seja feito um retrato
deste reverenciado encarnado. Por favor, faça um, Jozen.' Então eu perguntei:
'Quem é este encarnado?' O sacerdote respondeu: 'Ele é o fundador do Templo
Zenkoji.' Prostrei-me no chão com as mãos unidas e pensei comigo mesmo no sonho:
'Ele deve ser um corpo vivo do Amida Tathagata.' Sentindo meu cabelo em pé,Eu
profundamente reverenciei e prestei homenagem a ele. O padre acrescentou: "Basta
um retrato do rosto". Após a troca dessas palavras, acordei do sonho. Como eu
agora vejo o semblante augusto de Shonin neste eremitério, não é nem um pouco
diferente do santo sacerdote que eu vi no sonho. "
Dizendo isso, Jozen derramou lágrimas de
grande alegria. Shonin observou: "Que meu retrato seja como você viu em seu
sonho." Então Jozen retratou apenas o rosto de Shonin. Jozen teve esse sonho na
noite do vigésimo dia do nono mês do terceiro ano de Ninji.
Enquanto contemplo profundamente este
evento milagroso e portentoso, vejo claramente que Shonin era uma encarnação de
Amida Tathagata. Segue-se então que o ensino que ele promulgou foi provavelmente
a exposição direta de Amida. Amida ergue a lâmpada brilhante da sabedoria
imaculada para dispersar a escuridão da ilusão no mundo da contaminação; além
disso, ele derrama a chuva do Dharma em todos os lugares para umedecer os
corações secos de seres comuns e iludidos em um futuro distante. Vamos
reverenciar e confiar em seu ensinamento.