Godensho - Uma biografia pictórica de Shinran Shonin

Goeden 2

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De baixo para cima:

(1) Shinran Shonin (então Shakku) recebeu permissão de Honen Shonin para copiar sua obra - Senjaku Hongan Nenbutsu Shu (Coleção de passagens relativas ao Nenbutsu do Voto Primordial). Honen Shonin também assina uma imagem dele e escreve o novo nome de Shakku, Zenshin, bem como uma passagem do "Comentário sobre o Sutra da Contemplação" de Zendo Daishi.

(2) Shinran Shonin propõe a Honen Shonin testar os outros discípulos em sua compreensão dos Ensinamentos da Terra Pura, com os quais Honen Shonin concorda. Os discípulos são então divididos em dois lados - os da Fé e os da Prática. Shiran Shonin e Honen Shonin estão sentados ao lado de Faith.

(3) Shinran Shonin afirma a seus condiscípulos que sua fé e a de Honen Shonin é a mesma, para a discordância de seus condiscípulos. Eles trazem o assunto para Honen Shonin, que concorda com o que Shinran Shonin diz.

(4) Um discípulo de Shinran Shonin, Nyusai-bo, pede a Shinran Shonin que lhe seja permitido pintar um quadro de Shinran Shonin. O pintor, Jozen-bo, diz que teve uma visão na noite anterior, como em outra visão de Shaku Renni, exclama que Shinran Shonin é uma encarnação do Buda Amida.

 

(5) Shinran foi autorizado a copiar o Senjakushu

Quando o Mestre Virtuoso de Kurodani, Genku, ainda estava no mundo, ele concedeu, por compaixão, a Shonin permissão para copiar sua obra e, em outra ocasião, escreveu o novo nome de Shonin em suas próprias mãos. É declarado em "Uma coleção de passagens que revelam os budas e as terras transformados provisoriamente do Caminho da Terra Pura", Capítulo 6, [compilado por Shinran Shonin]:

Eu, Gutoku Shinran, discípulo de Shakyamuni, abandonei práticas diversas e me refugiei no Voto Primordial no primeiro ano de Kennin, o ano metal / galo. No ano madeira / boi da era Genkyu, com a gentil permissão do mestre, copiei sua Coleção de passagens a respeito do Nembutsu do voto primordial mais selecionado. No mesmo ano, no quarto dia da metade do quarto mês, o mestre, de sua própria mão, inscreveu o seguinte no interior de minha cópia: "Coleção de passagens relativas ao Nembutsu do voto primordial mais selecionado", e as palavras, "Namu amida butsu: O ato fundamental para a obtenção do nascimento é o Nembutsu", e também meu novo nome, "Shakku, discípulo de Shakyamuni". No mesmo dia, peguei emprestado o retrato do mestre e copiei. No mesmo segundo ano [de Genkyu],no nono dia da última parte do sétimo mês intercalar, o mestre inscreveu em minha cópia do retrato "Namu amida butsu" e a passagem do verdadeiro ensinamento: "Se, quando eu me tornar um Buda, todos os seres sencientes no dez quartos que chamam meu nome até dez vezes deixam de nascer em minha terra, que eu não atinja a iluminação perfeita. Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que seus votos de peso não são em vão. Os seres sencientes que chamam seu nome atingirão infalivelmente o nascimento. " No mesmo dia, ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.o mestre inscreveu em minha cópia do retrato "Namu amida butsu" e a passagem do verdadeiro ensinamento: "Se, quando eu me tornar um Buda, todos os seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome até dez vezes deixarem de nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita. Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que seus votos de peso não são em vão. Os seres sencientes que invocam o seu nome atingirão infalivelmente o nascimento. " No mesmo dia, ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.o mestre inscreveu em minha cópia do retrato "Namu amida butsu" e a passagem do verdadeiro ensinamento: "Se, quando eu me tornar um Buda, todos os seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome até dez vezes deixarem de nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita. Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que seus votos de peso não são em vão. Os seres sencientes que invocam o seu nome atingirão infalivelmente o nascimento. " No mesmo dia, ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.todos os seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome mesmo dez vezes deixam de nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita. Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que seus votos de peso não são em vão. Seres sencientes que chamam seu nome atingirão infalivelmente o nascimento. "No mesmo dia, ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre foi então com setenta e três anos.todos os seres sencientes nas dez partes que chamam meu nome mesmo dez vezes deixam de nascer em minha terra, que eu não alcance a iluminação perfeita. Este Buda, tendo alcançado o estado de Buda, agora mora na Terra Pura. Você deve saber que seus votos de peso não são em vão. Seres sencientes que chamam seu nome atingirão infalivelmente o nascimento. "No mesmo dia, ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre foi então com setenta e três anos.ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.ele também escreveu no retrato meu novo nome [Zenshin], para o qual meu antigo nome 'Shakku' foi alterado de acordo com uma revelação em um sonho. O mestre tinha então setenta e três anos.
A coleção de passagens relativas ao Nembutsu do voto primordial mais bem selecionado foi compilada a pedido do chanceler, o leigo ordenado [Lord Tsukinowa Kanezane, nome budista Ensho]. Os fundamentos do verdadeiro ensino do caminho da Terra Pura e a profunda doutrina do Nembutsu estão contidos nele. Aqueles que lêem podem facilmente entendê-lo. Na verdade, é uma coleção incomparável e suprema de belas passagens, uma escritura profunda e insuperável. Dentre as milhares de pessoas que receberam seus ensinamentos, pessoalmente ou não, por muitos dias e anos, muito poucas foram autorizadas a ler e copiar esta obra. No entanto, tive permissão para copiá-lo e também fazer uma cópia de seu retrato. Este é o benefício da prática exclusiva do Right Act; esta é uma prova segura do meu futuro nascimento. Com lágrimas de tristeza e alegria,Eu observei a história acima.

(6) Fé ou prática

No passado, quando Genku Shonin ainda estava vivo e propagou o ensino do nascimento na Terra Pura pelo Outro-Poder, todo o país foi receptivo e se refugiou nele. Os que detinham o leme do Estado no Palácio Imperial ansiavam pelas flores nas florestas douradas, e os ministros e altos funcionários encarregados da administração do governo admiravam a lua dos Quarenta e Oito Votos. Além disso, os camponeses de lugares remotos e o público em geral defendiam e reverenciavam o ensino. Os nobres, assim como os desprivilegiados, iam ver Honen em grande número. Tão grandes eram os números que seu eremitério estava lotado como um mercado. Diz-se que só os sacerdotes, em estreita assistência a ele, somavam mais de trezentos e oitenta. Seja como for, apenas muito poucos realmente receberam o mestre 's instruções pessoais e as seguiu de perto. Seu número era pouco mais do que cinco ou seis.
Um dia, Zenshin Shonin [Shinran] disse ao mestre: "Eu abandonei o Caminho da Prática Difícil e vim para o Caminho da Prática Fácil; deixei o Portal do Caminho Sagrado e entrei no Portal da Terra Pura. Sem sua espécie instruções, como eu poderia ter alcançado a causa propícia para a emancipação? Que alegria! Nada se compara a isso. Enquanto reflito, no entanto, embora tenha desenvolvido laços de amizade com muitos de seus discípulos e compartilhe com eles a oportunidade de receber seu ensino, nenhum de nós não percebe quem entre nós estabeleceu a Fé para atingir o nascimento na Verdadeira Terra da Recompensa e quem não o fez. Por esta razão, a fim de ter certeza de quem serão meus verdadeiros amigos na vida por vir e também para manter o registro dos acontecimentos neste mundo efêmero,Desejo apresentar uma pergunta na reunião de seus discípulos, perguntando sobre seus corações interiores. "
O Grande Mestre, [Genku] Shonin, respondeu: "Sua proposta é muito razoável. Você pode perguntar a eles quando eles vierem aqui amanhã."
Na reunião do dia seguinte, Shonin declarou: "Hoje, seus assentos estão divididos em dois lados: um lado é para aqueles que são firmes na fé e o outro para aqueles que são firmes na prática. Por favor, sentem-se em um ou no outro lado."
Os condiscípulos, numerando mais de trezentos, pareceram confusos, não entendendo a intenção de Shonin. Naquela época, é dito que Seikaku, que ocupava o posto de grande mestre do selo do Dharma, e Horen, Shaku Shinku Shonin, disseram: "Estarei do lado da fé inabalável." Em seguida, o novato Horiki [Kumagai Naozane Nyudo], que chegou tarde, perguntou: "Qual é a sua intenção de manter um registro, Zenshin-bo?"
Zenshin Shonin respondeu: "Dois assentos são fornecidos: um para a fé inabalável e o outro para a prática inabalável."
Horiki disse: "Deixe-me, Horiki, me juntar a você. Estarei do lado da fé inabalável." Shonin escreveu o nome de Horiki em sua nota. Embora algumas centenas de discípulos estivessem reunidos lá, ninguém falou. Isso provavelmente mostra que eles estavam se apegando à mente ilusória do autocontrole e, portanto, não realizaram a Fé Verdadeira, dura como um diamante. Enquanto o silêncio prevalecia no corredor, Shonin anotou seu próprio nome.
Um pouco mais tarde, o Grande Mestre disse: "Eu, Genku, me unirei ao lado da fé inabalável." Naquele momento, alguns dos discípulos foram dominados pelo sentimento de reverência e respeito, enquanto outros pareciam abatidos de vergonha.

(7) Disputa sobre a fé

Shonin relatou o seguinte episódio.
Há muito tempo, quando muitos discípulos, incluindo Shoshin-bo, Seikan-bo e Nembutsu-bo, estavam na presença do Grande Mestre, [Genku] Shonin, uma disputa inesperada aconteceu. A disputa começou quando eu disse: "A fé do Mestre Shonin e a fé de Zenshin não são nem um pouco diferentes; elas são a mesma", eles argumentaram contra mim, dizendo: "A observação de Zenshin-bo de que a fé do Mestre e sua fé são o mesmo não é razoável. Como eles poderiam ser iguais? "
Eu, Zenshin, respondi: "Por que você não diz que eles são iguais? Seria absurdo dizer que a sabedoria do Mestre, que é profunda e extensa, é igual à minha. Quanto à fé para o nascimento na Terra Pura, desde que descobri a 'Fé do Outro-Poder', não concebi nenhum pensamento sobre 'eu' ou 'meu'. A Fé do Mestre foi dotada pelo Outro-Poder; a Fé de Zenshin é também a do Outro-Poder. Por isso, digo que a Fé dele e a minha são a mesma. "
Então o Grande Mestre fez uma observação clara, dizendo: "Se a fé de uma pessoa é diferente da de outra, eles são, afinal de contas, fé no autocontrole. Se a sabedoria de compreensão de uma pessoa é diferente da de outra, a fé de uma também é diferente da de outra. A Fé do Outro-Poder é concedida pelo Buda às pessoas comuns, sejam elas boas ou más; portanto, a Fé de Genku e a Fé de Zenshin-bo não são diferentes, mas são uma e a mesma. Não nos confiamos a Amida porque somos sábios e inteligentes. Se a sua fé é diferente da minha, você não pode nascer na mesma Terra Pura onde eu nascerei. Você deve discernir isso bem. "
Em total consternação, os presentes ficaram sem palavras e a discussão foi encerrada.

(8) O desejo de Nyusai-bo de ter um retrato de Shinran pintado e a visão de Jozen em um sonho

O discípulo de Shonin, Nyusai-bo, desejava ter um retrato de Shonin. Sabendo disso, Shonin disse a ele: "Você pode pedir à ponte do Dharma Jozen [que morava em Shichijo] para me retratar."
Exultante com a sugestão de Shonin baseada em observação profunda, Nyusai-bo convidou a ponte do Dharma para a residência de Shonin. Jozen veio imediatamente, conforme solicitado. No momento em que Jozen viu Shonin, ele disse: "Ontem à noite tive um sonho inspirado. O sacerdote sagrado que vi no sonho é exatamente a mesma pessoa que vejo agora diante dos meus olhos." Com profunda alegria e admiração, ele continuou: "Dois nobres sacerdotes vieram me visitar. Um deles disse: 'Desejo que seja feito um retrato deste reverenciado encarnado. Por favor, faça um, Jozen.' Então eu perguntei: 'Quem é este encarnado?' O sacerdote respondeu: 'Ele é o fundador do Templo Zenkoji.' Prostrei-me no chão com as mãos unidas e pensei comigo mesmo no sonho: 'Ele deve ser um corpo vivo do Amida Tathagata.' Sentindo meu cabelo em pé,Eu profundamente reverenciei e prestei homenagem a ele. O padre acrescentou: "Basta um retrato do rosto". Após a troca dessas palavras, acordei do sonho. Como eu agora vejo o semblante augusto de Shonin neste eremitério, não é nem um pouco diferente do santo sacerdote que eu vi no sonho. "
Dizendo isso, Jozen derramou lágrimas de grande alegria. Shonin observou: "Que meu retrato seja como você viu em seu sonho." Então Jozen retratou apenas o rosto de Shonin. Jozen teve esse sonho na noite do vigésimo dia do nono mês do terceiro ano de Ninji.
Enquanto contemplo profundamente este evento milagroso e portentoso, vejo claramente que Shonin era uma encarnação de Amida Tathagata. Segue-se então que o ensino que ele promulgou foi provavelmente a exposição direta de Amida. Amida ergue a lâmpada brilhante da sabedoria imaculada para dispersar a escuridão da ilusão no mundo da contaminação; além disso, ele derrama a chuva do Dharma em todos os lugares para umedecer os corações secos de seres comuns e iludidos em um futuro distante. Vamos reverenciar e confiar em seu ensinamento.