Godensho - Uma biografia pictórica de Shinran Shonin

Goeden 3

Rolo1 - Rolo2 - Rolo3 - Rolo4

De baixo para cima:

(1) Um nobre da corte, Lord Chikatsune, entrando no Palácio Imperial para discutir com o Imperador sobre as queixas apresentadas contra a escola Terra Pura criada por Honen Shonin.

(2) Outros nobres da corte discutem sobre as queixas no Jinjuden Hall do Palácio Imperial.

(3) Honen Shonin é considerado culpado das acusações sem investigação adequada e é exilado na remota província de Tosa em Shikoku. Seu nome também foi alterado para Fujii-no-Motohiko.

(4) Shinran Shonin também é enviado para o exílio em Kokubu na província de Echigo. Seu nome também foi alterado para Fujii-no-Yoshizane. Embora perdoado 4 anos depois, Shinran Shonin preferiu ficar em Echigo e no distrito de Kanto para divulgar o Dharma lá.

(5) Shinran Shonin se move pelos distritos de Echigo, Hitachi e Kanto, espalhando o Dharma para as pessoas do campo. Muitas pessoas também visitam seu eremitério para aprender sobre o Caminho da Terra Pura.

(6) Devido à crescente popularidade do Dharma, muitos yamabushi (ascetas) ficam com ciúmes, e um deles, Bennen, tenta matar Shinran Shonin, mas falha. Um dia Bennen decide confrontar Shinran Shonin, mas é intimidado pelo semblante de Shinran Shonin. Ele é convertido aos Ensinamentos imediatamente e recebe um nome budista, Myoho-bo.

 

(9) Perseguição ao ensino do nembutsu que levou ao banimento de Honen e Shinran; Shinran permaneceu no campo.

Com o florescimento do ensino da Terra Pura, o Caminho dos Sábios diminuiu em influência. Monges eruditos enfurecidos em Nara e no Monte. Hiei responsabilizou Mestre Genku por isso e apelou ao tribunal por sua rápida punição. É afirmado em "Uma coleção de passagens que revelam os budas transformados provisórios e as terras do Caminho da Terra Pura", Capítulo 6:

Quando eu humildemente contemplo as coisas, descobri que nos vários ensinamentos do Caminho dos Sábios, tanto a prática quanto a iluminação por muito tempo se tornou impossível de perceber e que o verdadeiro ensino do caminho da Terra Pura agora está florescendo como o caminho seguro para a Iluminação.
Apesar disso, monges de vários templos, sendo cegos para discernir os ensinamentos, são incapazes de distinguir o caminho verdadeiro do provisório. Estudiosos confucionistas na capital, confusos sobre as práticas, não conseguem diferenciar os caminhos certos dos errados. Assim, monges eruditos do templo Kofukuji apresentaram uma petição ao imperador aposentado [Gotoba-in] (nome de Takanari) na primeira parte do segundo mês do ano fogo / lebre da era Jogen durante o reinado do imperador [Tsuchimikado -in] (Tamehito pelo nome).
Senhores e vassalos que se opuseram ao Dharma e à justiça ficaram indignados e ressentidos [com os ensinamentos do Nembutsu]. Assim, Mestre Genku, o grande fundador que promulgou o verdadeiro ensino do caminho da Terra Pura, e vários de seus seguidores foram, sem a devida investigação de seu crime, indiscriminadamente condenados à morte ou, privados de seu sacerdócio, exilados sob nomes criminosos. Eu era um deles. Portanto, não sou sacerdote nem leigo, por isso usei 'Toku' como meu sobrenome. Mestre Genku e seus discípulos passaram cinco anos em províncias remotas no exílio.
O nome do criminoso, Genku Shonin, era Fujii-no-Motohiko, e o local de exílio foi Hata na província de Tosa. O nome do criminoso, Shinran Shonin, era Fujii-no-Yoshizane, e o local de seu exílio foi Kokubu na província de Echigo. Não vou enumerar as acusações de morte e exílios de outros discípulos.
No sétimo dia do décimo primeiro mês do primeiro ano de Kenryaku, o ano metal / ovelha, durante o reinado do Imperador [Sado-no-in, Morinari pelo nome], a ordem imperial para perdoar Shonin foi emitida por Lord Okazaki Norimitsu , o Conselheiro do meio no Tribunal. Naquela época, o nome de Shonin, com 'Toku' (cabelo curto) como sobrenome, foi anunciado ao Imperador; isso impressionou o imperador e ganhou o elogio de seus assistentes. Mesmo com o perdão de Shonin, ele continuou a ficar para converter camponeses.

(10) Trabalho missionário no campo

Shonin mudou-se de Echigo para a província de Hitachi e estabeleceu-se na vila de Inada, no condado de Kasama. Embora vivesse aposentado, padres e leigos iam um após o outro para visitá-lo; embora o portão humilde estivesse fechado, as pessoas, tanto altas quanto baixas, lotavam a cabana. O desejo acalentado de Shonin de divulgar o Buda-Dharma foi assim realizado, e seu desejo de longa data de beneficiar os seres sencientes foi rapidamente realizado.
Shonin observou: "O sonho dos dias passados ​​em que recebi uma inspiração do Bodhisattva salvador do mundo se encaixa exatamente no que está acontecendo agora."

(11) Conversão de Bennen

À medida que Shonin espalhava o ensino da prática exclusiva do Nembutsu na província de Hitachi, poucos eram os que duvidavam e abusavam dele, e muitos o aceitaram com fé. No entanto, havia um monge (considerado um yamabushi), que guardava rancor contra o ensinamento budista que Shonin estava promulgando, o que culminou em uma tentativa de matá-lo; então ele estava procurando uma oportunidade para perceber isso.
Shonin costumava passar por uma montanha profunda chamada Itajiki-yama. Naquela montanha, o yamabushi esperou por ele em emboscada muitas vezes, mas não teve sucesso. Ao contemplar a causa de sua falha, ele foi atingido por um pensamento raro e estranho. Então, ele decidiu ir ver Shonin. Quando ele visitou o eremitério, Shonin saiu sem hesitação. Assim que viu o semblante augusto de Shonin, sua intenção maligna rapidamente desapareceu e, além disso, ele não pôde conter as lágrimas de arrependimento e vergonha.
Depois de um tempo, ele confessou a Shonin o rancor que nutria contra ele. Shonin, no entanto, não pareceu surpreso. O yamabushi quebrou seu arco e flechas no local, jogou fora a espada e a vara, jogou fora o capuz e tirou o manto de caqui. Como resultado dessa transformação, ele se refugiou no verdadeiro ensinamento budista e, finalmente, realizou sua aspiração de nascer na Terra Pura. Que coisa maravilhosa! Ele ficou mais tarde conhecido como Myoho-bo; este é o nome dado a ele por Shonin.