Godensho - Uma biografia pictórica de Shinran Shonin

Goeden 1

Rolo1 - Rolo2 - Rolo3 - Rolo4

De baixo para cima:

 

(1) Matsuwakamaro (nome de infância de Shinran Shonin) chega à entrada de Shoren-in com seu tio, Lord Hino Arinori.

(2) Matsuwakamaro e Lord Hino Arinori recebem uma audiência com o Abade Jien de Shoren-in. Matsuwakamaro é ordenado no salão principal do Buda de Shoren-in pelo Abade Jien, e seu nome é alterado para Hannen.

(3) Shinran Shonin (ainda Hannen) visita Honen Shonin em seu eremitério em Yoshimizu aos 29 anos para descobrir sobre os ensinamentos do Caminho da Terra Pura.

(4) Shinran Shonin passa por um retiro de 100 dias em Rokakudo, no qual o Bodhisattva Kannon (Avalokitesvara) é consagrado. No 95º dia, Kannon Bodhisattva aparece a ele em um sonho e confia a ele a divulgação do Caminho da Terra Pura, bem como a permissão para se casar. No mesmo sonho, Shinran Shonin se vê pregando para uma multidão de pessoas reunidas nas montanhas Higashiyama.

(5) Quando Shinran Shonin tinha 84 anos, um de seus primeiros discípulos, Shaku Renni, teve uma visão do Príncipe Shotoku se curvando para Shinran Shonin e chamando-o (Shinran Shonin) de uma encarnação do Buda Amida.

(1) Genealogia e ordenação de Shinran

A família de Shonin vem do clã Fujiwara. Ele era filho de Arinori, o terceiro oficial do escritório da Imperatriz Viúva, que era descendente na sexta geração de Lord Arikuni, o subsecretário de Polícia e Judiciário. O ancestral de Arikuni na sexta geração foi Lord Uchimaro do segundo grau do primeiro grau da corte [General da Guarda Imperial, Vice-Ministro (postumamente, Ministro Chefe), que foi chamado de Ministro Gonagaoka e também Ministro Kan'in e era o filho de Matate, chefe do Cerimonial Office, o principal conselheiro do estado, e era neto de Lord Fusazaki, Primeiro Ministro (postumamente, recebeu o primeiro grau do primeiro grau do tribunal)]. Uchimaro era bisneto do Ministro Privado Kamako, detentor da Grande Coroa.Kamako, que era o descendente na vigésima primeira geração do Augusto Amatsu-koyane.
Considerando o nascimento ilustre de Shonin, pode ter havido grandes expectativas dele para servir à Corte Imperial até a velhice ou desfrutar de fama e prosperidade no Gabinete do Ex-Imperador. No entanto, seu desejo enfático de promover o budismo e beneficiar os seres vivos o levou à sua ordenação aos nove anos. Acompanhado por seu tio e pai adotivo, Lord Aritsuna [do segundo grau da terceira classe da corte (então o segundo grau da quarta classe da corte), que anteriormente era o senhor feudal da província de Wakasa e um fiel servidor do Ex-imperador Goshirakawa], Shonin visitou a residência do ex-grande arcebispo [Mestre Jien, também Jichin, que era filho do Senhor Hosshoji e irmão mais velho do Senhor Tsukinowa]. Neste templo, Shonin teve a cabeça raspada e recebeu o nome budista Hannen, com o título de 'conselheiro estadual menor.'
Daí em diante, Shonin mergulhou nos profundos ensinamentos do Mestre Nan-yueh e do Mestre T'ien-t'ai, e alcançou a verdade do veículo de Buda por meio da contemplação tripla. Ele também estudou a tradição do Mestre Genshin que morava em Shuryogon-in no Recinto de Yokawa, e se familiarizou completamente com a doutrina da fusão perfeita abrangendo todos os quatro ensinamentos distintos.

(2) Shinran tornou-se discípulo de Honen

Na primavera do primeiro ano de Kennin (1201), quando Shonin tinha 29 anos de idade, o desejo de renúncia ao mundo efêmero o atraiu ao Mestre Genku em seu eremitério em Yoshimizu. Uma vez que nos últimos dias as capacidades espirituais das pessoas são inferiores e as ruas estreitas das Práticas Difíceis são muito confusas para elas, ele tem buscado o Grande Caminho da Prática Fácil. Como Mestre Genku, o grande patriarca que promulgou o Verdadeiro Ensinamento, explicou a ele a profundidade intrínseca do ensino e a amplitude do princípio doutrinário, ele imediatamente percebeu o caminho essencial da salvação pelo Outro-Poder e alcançou a Mente Verdadeira que é a caminho direto para a Terra Pura - o caminho que acomoda as pessoas comuns.

(3) A visão de Shinran em um sonho

No quinto dia do quarto mês do terceiro ano de Kennin (1203) [metal / galo], Shonin teve uma visão noturna na hora do tigre. De acordo com o registro, o Bodhisattva salvador do Mundo, Avalokiteshvara, de Rokkakudo se manifestou na forma de um monge sagrado de aparência digna, vestindo uma túnica branca e sentado em uma postura adequada no pedestal de uma enorme flor de lótus. Ele disse a Zenshin,

"Se você, praticante, são obrigados a ter um contato sexual com uma mulher através de algum karma passado,
eu vou transformar-me como uma mulher bonita e se tornar seu parceiro.
Eu vou enfeitar-lo com virtudes em toda a sua vida,
E na sua morte, vou guiá-lo para a Terra da Suprema Bem-aventurança. "
O Bodhisattva salvador do Mundo acrescentou: "Este é o meu voto. Zenshin, proclame o ponto principal do meu voto a todas as multidões de seres."

Naquela época, ainda em um estado de sonho, Zenshin olhou para o leste de dentro do salão e viu uma montanha elevada, na qual milhares de milhões de pessoas estavam reunidas. Ele proclamou a eles o ponto essencial da mensagem conforme relatado na visão. Quando ele pensou que tinha terminado isso, ele acordou.
Ao ler este registro e pensar sobre a visão que ele teve em um sonho, vejo que este é um sinal auspicioso que prediz o crescimento de Shinshu e uma indicação de que o Nembutsu está se espalhando ainda mais. A esse respeito, Shonin comentou posteriormente: "O budismo surgiu na Terra Ocidental (Índia) e suas escrituras foram transmitidas à Terra Oriental (Japão). Isso se deve exclusivamente à grande virtude do Príncipe do Palácio de Jogu (Shotoku), que é mais alto do que uma montanha e mais profundo do que o oceano. Estas escrituras foram trazidas para cá durante o reinado do Imperador Kinmei da nossa dinastia imperial, e os sutras e discursos autênticos do Budismo da Terra Pura foram transmitidos naquela época. Se o Herdeiro Imperial ( Shotoku) não nos concedeu grande benevolência, como poderíamos nós, pessoas comuns e ignorantes,já conheceu o Voto Primordial? Como o Bodhisattva que salva o mundo é o estado original do Herdeiro Imperial, ele manifestou seu corpo augusto original para revelar seu voto de encarnar-se em forma humana e divulgar o Dharma. Se o Grande Mestre (Honen) não tivesse sido banido, como eu poderia ter tido a chance de ir para um lugar de exílio? Se eu não tivesse sido enviado para o lugar do exílio, como poderia ter convertido multidões de pessoas que vivem no interior remoto? Também estou em dívida com a benevolência do Mestre por isso. O Grande Mestre foi uma encarnação de Mahasthamaprapta e o Príncipe foi uma manifestação de Avalokiteshvara. Através da orientação desses dois bodhisattvas, estou agora transmitindo o Voto Primordial do Tathagata. Assim, Shinshu está crescendo e os ensinamentos do Nembutsu estão se espalhando. Eu tenho, no entanto,simplesmente segui as instruções dos santos, não minhas próprias noções tolas. Os votos de peso desses dois bodhisattvas são para recomendar a recitação sincera do nome de um Buda. Os praticantes de hoje não devem erroneamente refugiar-se nos bodhisattvas assistentes. Eles devem ir direto para o Buda primordial (Amida) em busca de refúgio. "
Conseqüentemente, Shinran Shonin adora o Príncipe Imperial ao lado de Buda. Ele o faz a fim de reconhecer sua dívida para com o Príncipe por espalhar o Dharma de Buda.

(4) A visão de Ren'i em um sonho

No nono dia do segundo mês do oitavo ano de Kencho (1256), na hora do tigre da noite, Shaku Ren'i teve uma visão em um sonho: o
Príncipe Shotoku curvou-se em adoração a Shinran Shonin e disse em verso ,
"Adoração ao Buda Amida da Grande Compaixão!
Você apareceu neste mundo (como Shinran Shonin) para espalhar o excelente ensino;
Você lidera as pessoas do mundo maligno no período maligno das cinco impurezas
Para definitivamente atingir a iluminação suprema."

Portanto, está claro que Shonin, o Mestre Patriarcal, era uma encarnação de Amida Tathagata.