Otsutome
OTSUTOME 勤行
Veja também Gongyo
Otsutome no YouTube
https://youtu.be/69ZXCShR_A0
Fazer o "otsutome" todos os dias, de manhã e à noite, é muito
importante para avançar em direção à felicidade absoluta.
Vamos sem falta fazer o "otsutome" diante do "seigohonzon", o gohonzon verdadeiro .
Disponibilizamos especialmente o "otsutome" no youtube porque algumas pessoas ainda não receberam o "seigohonzon" e também desta forma podemos fazer o "otsutome" em qualquer momento.
Se você não tem o "seigohonzon"; não sabe ao certo como fazer o otsutome, por favor, não deixe de assistir no youtube.
Veja também:
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O que é Gôngyo ou Otsutome? O Buda Amida , considerado o ...
Amida e um desses momentos é o otsutome diário, da manhã e da
tarde. No otsutome, lemos a obra Shoshingue de Shinran
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SHOSHINGUE
SHÔ SHIN SEI TEN Otsutome vídeo (Canto e leitura das
escrituras) Shoshin nembutsu ge O Shoshinge é a essência do Shin
Budismo da Terra Pura, composto de 120 versos, que
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Vídeos
Hanabira - SHÔ SHIN SEI TEN Otsutome (Canto
e leitura das escrituras) Sidharta Gautama - Uma breve descrição da
vida de Buddha Urashima Taro (う
www.shinrangakuto.com.br/videos.htm
Acessorios para culto Budista
Amida, sendo assim, torna-se relevante saber a forma correta da
montagem do altar e assim, fazer a leitura (otsutome)
matinal e vespertina todos os dias. Dentro do altar deve-se
www.shinrangakuto.com.br/acessorios.htm
SALA DE BUDISMO aprendendo os termos de budismo
Palavra de hoje: OTSUTOME = a prática diária do budista
Vivemos o dia a dia inseguros independentemente se possuímos ou não dinheiro ou bens.
No entanto nós, seres humanos, não nascemos para ter uma vida de dificuldades e sofrimentos.
A razão de termos nascidos é para obter a verdadeira e imutável felicidade através da força do Voto do Buda Amida. E para obtermos essa felicidade, tanto Buda Sakyamuni, Shinran Shonin como Rennyo Shonin também, nos ensinaram que “depende exclusivamente em ouvir o budismo”.
Porém, o que fazer quando não temos a oportunidade de ouvir?
Sobre isso, os verdadeiros mestres nos orientam através da prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo).
O termo Goshogyo significa cinco (Go) práticas corretas e importantes voltadas unicamente ao Buda Amida (shogyo).
1. Dokuju shogyo: prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo) Fazer a leitura das obras Shoshingue e Gobunsho. A parte principal Goshogyo é o “Shomyo”, sendo chamada de “Shougou”, do OTSUTOME = a prática diária do budista
2. Kanzatsu shogyo: prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo) Contemplar o Gohonzon (objeto principal de veneração) Myôgo Namu Amidabutsu e imaginar o Buda Amida e a sua Terra Pura. Parte do OTSUTOME = a prática diária do budista
3. Raihai shogyo: prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo) Reverenciar e venerar o Myôgo. Parte do OTSUTOME = a prática diária do budista
4. Shomyo shogyo: prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo) Recitar o Nembutsu, o Namu Amidabutsu. Parte do OTSUTOME = a prática diária do budista
5. Sandankuyou shogyo: prática das “Cinco ações corretas” (Goshogyo) eEogiar o Buda Amida e fazer oferendas. Parte do OTSUTOME = a prática diária do budista
Em outras palavras, a prática das cinco ações corretas é o otsutome (leitura diária frente ao altar budista) da manhã e da noite.
Dá ênfase à recitação do Namu Amidabutsu (Shomyo shogyo) como a mais importante prática dentro do 勤行 OTSUTOME
A principal dentre as cinco ações corretas é o “Shomyo”, sendo chamada de “Shougou”, enquanto que as outras quatro são consideradas como aquelas que a auxiliam e são chamadas de “Djogou”.
Práticas
Dokuju shogyo - Fazer a leitura do Shoshingue e do Gobunsho em frente ao Buda diariamente, e assim ouvir sobre a nobreza da força do Namu Amidabutsuque que são palestras diretas de budismo dos dois grandes mestres, (prática do Dokuju shogyo).
Kanzatsu shogyo - contemplar respeitosamente o Namu Amidabutsu (prática do Kanzatsu shogyo)
Raihai shogyo - fazer reverência (prática do Raihai shogyo)
Shomyo shogyo - recitar o Namu Amidabutsu (prática do Shomyo shogyo).
Sandankuyou shogyo - Fazer oferendas de arroz e flores e tendo admiração ao maravilhoso Namu Amidabutsu, estaremos, através desses gestos, fortalecendo o elo com o Budismo, não apenas o nosso, mas também de várias outras pessoas. (prática do Sandankuyou shogyo)Fazer o otsutome frente ao Myôgo Namu Amidabutsu é o mesmo que estar ouvindo o ensinamento através dos mestres Shinran e Rennyo, é uma oportunidade de nos aproximarmos de Buda Amida.
Para podermos entender o quão é maravilhoso a virtude do Namu Amidabutsu, devemos ler livros budistas que pregam sobre ele.
A obra Shoshingue, de Shinran Shonin, é escrita em forma de poemas onde ele revela a verdadeira fé (Shoshin).
E ainda, neles estão agrupados todos os 90 anos de ensinamento do mestre Shinran.
Vivemos acreditando, apegados à família, saúde, dinheiro, bens, reconhecimento, posição social, etc.
Mas será que não estaríamos cercadas de pessoas amarguradas, sofrendo por terem sido traídas exatamente por tudo aquilo que acreditavam?
No Shoshingue, Shinran Shonin esclarece sobre a verdadeira fé dizendo: “Obtenham a verdadeira fé a qual jamais nos trairá e assim, sejam verdadeiramente felizes.”
Essa verdadeira fé se refere à fé concebida pelo Buda Amida, que é o Myôgo Namu Amidabutsu.
Gobunsho, também conhecida como Epístolas, é a obra de Rennyo Shonin onde ele escreve fielmente e de forma compreensível o ensinamento de mestre Shinran.
O famoso “Shonin Ichiryu no sho” é um capítulo onde contém, em sua totalidade, o ensinamento de Shinran Shonin.
Tanto o Shoshingue como o Gobunsho são palestras diretas de budismo dos dois grandes mestres, portanto vamos fazer a leitura deles (prática do Dokuju shogyo) em frente ao Buda diariamente, e assim ouvir sobre a nobreza da força do Namu Amidabutsu.
E também, vamos contemplar respeitosamente o Namu Amidabutsu (prática do Kanzatsu shogyo), fazer reverência (prática do Raihai shogyo) e, em seguida, recitar o Namu Amidabutsu (prática do Shomyo shogyo).
Além disso, fazendo oferendas de arroz e flores e tendo admiração ao maravilhoso Namu Amidabutsu (prática do Sandankuyou shogyo) estaremos, através desses gestos, fortalecendo o elo com o Budismo, não apenas o nosso, mas também de várias outras pessoas.
Por ser importante a prática das cinco ações corretas, o Goshogyo, ou seja, fazer o otsutome diariamente de manhã e a tarde, é que todos os verdadeiros mestres do budismo nos orientam a praticarmos sem falta.
Dôshu, discípulo de Rennyo Shonin que vivia no vilarejo de Akao, sempre dizia: “Ir ao templo e não fazer otsutome é como deparar com a fome e sede durante três anos.”
Significa que, se deixar de fazer o otsutome apenas por uma vez que seja, seria um enorme prejuízo, pior do que ter três anos seguidos de estiagem.
Em qualquer família que seja, os períodos da manhã e da noite são tão corridos como um campo de batalha.
Dizem “Não tenho tempo para fazer otsutome” e sequer fazem oferendas, enquanto que somente a família faz a refeição.
Sem perceber, acabam deixando o Buda em segundo plano.
As flores oferecidas que já estão secas no oratório, será que não revelam o nosso espírito escasso de ouvir o Budismo?
Corremos o dia todo em função de nossos desejos e podermos parar diante do Buda com serenidade é uma oportunidade gratificante, portanto não podemos nos descuidar em deixar de fazer o otsutome da manhã e da tarde. Mestre Rennyo nos ensina que o otsutome é o nosso trabalho diário e devemos tomar cuidado para não faltar com a sua realização.
Poder praticar o Goshogyo (otsutome da manhã e da tarde) em frente ao Myôgo Namu Amidabutsu é um nobre elo com o Buda.
Palavra de hoje:
O Voto de Mida é uma promessa que diz “salvarei unicamente quando ouvirem o Voto”, por isso mesmo, tanto Buda Sakyamuni, Shinran Shonin e Rennyo Shonin ensinam que “o budismo consiste em ouvir”.
Em primeiro lugar é o tyômon (ouvir o budismo), em segundo também e em terceiro também, ou seja, ouvir, ouvir e ouvir até o fim.
Assim nos orientam os mestres.
No entanto, o que devemos fazer quando não tivermos oportunidade de ouvir?
Será podemos passar o dia sem fazer nada?
A efemeridade da vida aproxima em alta
velocidade, sendo assim é natural a necessidade de nós vivermos o
dia a dia em direção à “Terra Pura de Amida”.
◆ Dôshu, do vilarejo de Akao e discípulo de mestre Rennyo, consta nos registros de seu mestre que ele dizia “O trabalho diário é não faltar com o otsutome, esse é o trabalho”.
“Tsutome” de otsutome é o mesmo que o Gongyô, ou seja, refere-se às “cinco ações corretas” (Goshôgyo) que os mestres nos orientam a colocarmos em prática, cinco ações importantes voltadas ao Buda Amida e que são as seguintes:
1.Dokuju shogyo: ler o Shoshingue e o Gobunsho.
2.Kanzatsu shogyo: observar atentamente o myôgyo Namu Amidabutsu e pensar no Buda Amida e na sua Terra Pura.
3.Raihai shogyo: fazer reverência ao myôgo Namu Amidabutsu.
4.Shômyo shogyo: recitar verbalmente o Namu Amidabutsu
5.Sandankuyô shogyo: enaltecer o Buda Amida e fazer oferendas.
Há uma história assim.
Aconteceu quando mestre Rennyo passou o ano no templo Zuisen, atual cidade de Nanto, na Província de Toyama.
Dôshu, que vivia em Akao, Gokayama, havia saído de sua casa de madrugada para percorrer 30 km e assim, chegar a tempo para o otsutome matinal do ano-novo.
No entanto, a neve que havia caído era muito mais do que se esperava e sem conseguir se mover, Dôshu não conseguia avançar.
No templo Zuissen, os preparativos para o otsutome já estavam prontos e quando foi informado ao mestre Rennyo, ele perguntou: “Dôshu já chegou?” “Não senhor, ainda não.
Em especial, esta manhã tem muito mais neve, portanto, acreditamos que ele não chegará a tempo”.
Ao ouvir isso, mestre Rennyo disse: “Confio em Dôshu, sem dúvida ele virá. Vamos esperar um pouco.”
Em seguida, no alto da colina, avistou-se uma partícula de Dôshu rolando em meio à imensa neve.
Rennyo Shonin muito feliz ordenou: “Toque os tambores e o sino, avisem a todos que começaremos o otsutome” e ao mesmo tempo em que Dôshu chegou, começou o otsutome.
◆ Dizem que Dôshu sempre dizia “Participar de uma palestra e não ouvir o ‘Kimyo muryo’ é o mesmo que estar passando por sede e fome por três anos”.
Ele dizia que, apesar de participar de uma palestra de budismo, mas não chegar a tempo para o otsutome, seria um grande prejuízo como se passasse sede e fome durante três anos.
Em qualquer família, provavelmente, a manhã é uma correria como se fosse um campo de guerra.
No entanto, dizer que não tem tempo para fazer otsutome, tomando café da manhã sem fazer nenhuma oferenda ao Buda, é uma grande falta de respeito.
A flor do altar estar seca é um sinal que o sentimento de ouvir o budismo está escasso.
Desde manhã até a noite, somos movidos pelo desejo durante o dia inteiro.
Ao menos na hora do otsutome, frente ao altar, devemos acalmar a nossa mente e voltar os olhos para dentro de nós mesmos.
Vamos fazer o otsutome matinal e vespertino sem falta.