Shinjin - Mente Confiante - Conhecer e ver

 Shinjin – Coração Confiante (por vezes traduzido como fé, coração confiante ou mente confiante, sem traduções precisas para o português)

Shinjin e Nembutsu parecem ser dois, mas Shinjin é o mesmo que ouvir e não duvidar que somos salvos pelo simples ato de recitar o Nome.

Portanto, não há Shinjin separado do Nembutsu. Esta é a minha compreensão do ensinamento.
Você deve saber ainda que não há Nembutsu separado do Shinjin.

Devemos compreender que ambos nascem do Voto de Amida.

Isto é, o Nembutsu e o Shinjin vem ambos do Voto Original.
- Shinran Shōnin, o Mestre Fundador do Shin Budismo da Terra Pura.
Escritura: Mattoshō - Cartas de Shinran, Carta 11.

Shinjin (Fé)

Dois ideogramas:
Shin = crença
Jin = coração

Shinjin = Coração puro de inabalável crença
Shinjin = Coração puro de ilimitada esperança

O conceito de fé (Shinjin) pode ser identificado como uma consciência interior espontânea de que se encontrou a própria verdade de sua vida. É por isso que Shinran a define como obstinada, embora tendo três aspectos de sinceridade, fé alegre e aspirar de nascer na Terra Pura. Todos estes aspectos se tornam uma unidade na forte certeza que se recebe em ouvir o Nome (Namo Amida Butsu) e o que ele significa.
A presente Confiança, como podemos chamá-la, é uma experiência existencial a qual Shinran testemunha em si mesmo. Todas as três mentes estão unidas em uma indubitável unidade. Esta unidade indubitável não é a indubitável força de afirmação dogmática em algum grupo, mas é indubitável de uma experiência auto-evidente.
Nós podemos questionar muitas coisas sobre nossa existência, mas não se pode questionar nossa própria existência. Uma das ideias distintivas de Shinran aparece no princípio da Assembléia dos Verdadeiramente Garantidos. Com o recebimento da fé fica-se já destinado ao Nascimento. Esse princípio se compara em certa medida com a ideia de segurança eterna ou uma vez salvo sempre salvo de alguns círculos cristãos.
Este conceito sobre o nosso futuro certo na Terra Pura foi transmitido para a garantir experiência da fé nesta vida. Shinran está ensinando a este mundo um ensinamento contrário ao ensinamento tradicional difundido em outras escolas da Terra Pura. Sem ansiedade sobre o futuro ou sobre a existência após a morte, as pessoas de fé podem voltar sua atenção para a vida neste mundo e avançar.
Já que tudo estava assegurado, eles não precisavam gastar enormes quantias de dinheiro em cerimônias por medo de não assegurar o destino de todos os seus entes queridos e ancestrais falecidos. Elas podem fazer cerimônias por gratidão aos familiares, mas não com a crença supersticiosa de compensação de méritos não acumulados durante a vida que aflige algumas tradições.
Na estrutura da fé há também dois
aspectos chamados dois tipos de fé profunda. De um lado a experiência da fé nos revela nossa malignidade descontrolada e nosso egocentrismo que nos torna incapazes de alcançar qualquer salvação por nós mesmos, enquanto o segundo aspecto é a consciência de que Amida se dedicou a salvar justamente essas pessoas através de seus votos.
Shinran em vista de sua experiência monástica, veio à conclusão de que, se não houvesse o Voto de Amida, ele deveria necessariamente ir para o inferno, não há outro caminho para alguém como ele. À luz de sua compreensão da fé como um presente da verdadeira mente de Amida, a natureza da vivência e das práticas religiosas mudaram completamente.
Para Shinran, alguém não é religioso para ser salvo, mas porque já está salvo e por meio da existência religiosa expressa a gratidão pela infinita compaixão recebida. Assim, a recitação do Nome não possui méritos associados a ele. Esta é nem uma boa ação e nem uma prática, como afirma no Tannishō.
Da mesma forma também, Shinran rejeitou o mágico e a ênfase do culto aos ancestrais que domina a tradição religiosa japonesa, alegando que ele nunca disse o Nembutsu nem uma vez sequer por piedade filial. Ele rejeitou o autoritarismo da religião quando afirmou que não teve sequer um único discípulo e considerou todos os seus companheiros como colegas no mesmo Caminho.
- Rev. Alfred Bloom.
Livro: "Introduction to Jōdo Shinshū"


Qual a relação entre Myôgo, Shinjin e Nembutsu?

O intento do Mestre Shinran é não somente lamentar a degeneração da Era do Dharma Decadente, mas também esclarecer a respeito da Salvação através do Voto Original do Buda Amida. É, antes de tudo, a “dúvida” que impede a nossa salvação. A dúvida, sendo um antônimo de “Fé” (Shinjin = Coração Confiante), significa portanto não ter Fé no Voto Original. Assim, dúvida é uma palavra bem importante para se compreender a Fé e vice-versa.

De modo geral em japonês, até hoje, a palavra Shinjin (Fé) tem sido usada amplamente, em quase todas as religiões, a fim de expressar a diligência dos praticantes religiosos. Nos ensinamentos tradicionais da Terra Pura antes de Shinran, Shinjin e seus sinônimos eram geralmente empregados para indicar a mentalidade requerida à prática do Nembutsu. Assim, acreditava-se que a recitação do Nembutsu (Namu Amida Butsu) sem shinjin não nos levaria a nascer na Terra Pura.

Para o Mestre Shinran, porém, shinjin não é a condição necessária requerida à prática do Nembutsu. Ainda que a Fé seja o elemento principal da noção de Salvação na doutrina de Shinran, sendo a causa verdadeira para nascer na Terra Pura, ele não a considera como algo realizado por nós mesmos. Através de sua própria experiência religiosa, Shinran compreendeu que a Fé pura não pode ser atingida por seres vivos nesta Era do Dharma Decadente. A Fé como a causa verdadeira para a salvação, é o Coração Confiante que Amida nos transmite. Este é nos dado porque nunca poderíamos ter o Coração Confiante e Verdadeiro, por nosso próprio esforço. No estado de Fé, somos envolvidos do trabalho de Amida, que sem falta nos conduz ao Nascimento na Terra Pura. Nesse sentido, a Fé é a causa verdadeira para o Nascimento. Tudo o que é necessário para nós é deixar a Sabedoria e a Compaixão de Amida trabalhar sobre nós. A Fé, ou seja, a Sabedoria e a Compaixão de Amida que trabalha em nós, é nossa confiança no Voto Original de Amida.

Shinjin significa a confiança total do ser humano no Voto Original, e a dúvida é o estado mental que impede o ser humano de confiar no Voto. Esta dúvida é um problema inevitável para quem quer Ir-Nascer na Terra Pura. De fato, com frequência, quanto mais tenta-se atingir o Nascimento, tanto mais se nota a dúvida radicada profundamente no coração. Não se pode extinguir a dúvida, enquanto, afastado do Voto, o ser humano se apega a seu próprio poder.

Os Hinos Contra a Dúvida esclarecem o problema acima referido e também tornam distintas as diferenças entre o conceito de Shinjin em Shinran e o ensinamento budista de moralidade baseado na teoria do karma. De fato, somos ensinados a praticar o bem, mas o objetivo do Budismo, isto é, o Nirvana, não pode ser atingido praticando-se o bem no sentido moral. Nas escolas tanto Theravada quanto Mahayana se requer o “bem supramundano”. A esse respeito, Shinran adverte que o bem, quer seja no sentido moral ou supramundano, tais como observância dos preceitos, não é capaz de nos levar ao Nirvana (Terra Pura). Se procuramos atingir o Nascimento acreditando no efeito produzido pelos atos bons e pelos atos maus, não importa o grau de intensidade com que repetimos o Nembutsu, podemos no máximo nascer na Fronteira da Terra Pura. Somente através do Coração Confiante que nos é proporcionado pelo Voto Original de Amida é que poderemos obter o derradeiro nascimento na Terra Pura e realizar o Nirvana.

Adaptação de um estudo sobre o Shozomatsu Wasan, publicado pelo Centro Internacional do Hongwanji (Honpa Hongwanji) de Kyoto - Japão, por Rev. Wagner Haku-Shin.


O Verdadeiro Coração
#terrapura

"O que normalmente chamamos de "coração verdadeiramente sincero" (Shin jitsu Shin), nosso estimado professor Zendo Daishi chama de "o coração da verdade" (Shijo shin). Agora, o coração da verdade não contém nada de falso.

Um falso coração é o resultado da perda do verdadeiro coração por causa das contaminações, todas as quais procedem do desejo, da aversão e da ilusão.

Existem dois tipos de desejo: o coração contendido de poucos desejos e o coração descontente de desejos insaciáveis.

No caminho da Terra Pura, o que tentamos eliminar é a mente descontente de desejo incessante. Esses desejos grosseiros devem ser controlados. O caminho da Terra Pura faz de tudo para desencorajar o coração insatisfeito e lascivo. Os seguidores do caminho da terra pura devem entender isso e recitar o nome do Buda Amida de maneira obstinada. Este tipo de Nembutsu é o verdadeiro Nembutsu.
Devo acrescentar, no entanto, que o coração satisfeito de poucos desejos é certamente aceitável. Contanto que veneremos nossos mais velhos, amemos e nutramos nossos mais novos e observemos a moralidade social comum, raiva e ódio não podem ser tolerados.

A contaminação da ignorância nada mais é do que o coração tolo que devemos nos esforçar para tornar sábio. Em primeiro lugar, devemos renunciar ao nosso apego à vida mundana comum e ansiar pelo nascimento na Terra Pura. Torne o caminho da Terra Pura mais importante do que qualquer outro fator em sua vida, e então a contaminação da ignorância não poderá prejudicá-lo.
Embora você esteja iludido, a ilusão não é obstáculo para a liberação, contanto que você valorize o nascimento na Terra Pura acima de tudo. Se você puder cultivar tal atitude, a mente iludida com sua ganância e raiva naturalmente desaparecerá e surgirá o coração da verdade. Na compreensão da tradição da Terra Pura, essa mente verdadeira também é chamada de bodhichitta.

Resumindo, sem atribuir importância indevida aos assuntos da vida diária, apenas se esforce sinceramente para praticar o caminho do Nembutsu sozinho.

Chamamos essa intenção de 'o coração da verdade'." - Hōnen Shōnin
Mestre fundador da escola Jodoshu.
"Breve defesa do ensino da Terra Pura" (Shichi kajo kissho mon), Capítulo 9.


Shinjin - Shinjin

No Budismo Shin, Shinjin (信心) era originalmente a palavra japonesa para o conceito budista de citta-prasāda (coração-mente claro ou esclarecido), mas agora carrega um significado relacionado mais popular de ou confiando. De acordo com Ueda, "shinjin é a mente de Buda Amida dada e realizada em uma pessoa. Shinran interpreta shin (信) como verdade, realidade, sinceridade; jin (心) significa mente. Quando Shinjin é realizado, a mente de Amida (sabedoria e compaixão) e a mente dos praticantes das paixões cegas torna-se uma.

Embora seja um termo budista japonês geral, é particularmente associado ao Jodo Shinshu ensino de Shinran. Nesse contexto, refere-se ao despertar e estabelecimento da mente que está ciente do funcionamento de Amida Budade Voto primordial, e a certeza de nascimento no Terra Pura na morte:

Dentro Notas sobre 'Essentials of Faith Alone' Shinran escreve "Saiba que a verdadeira essência do ensino da Terra Pura é que, quando percebemos o verdadeiro e real Shinjin, nascemos na verdadeira terra realizada."

Referências

  • Hisao Inagaki (2008). ”Perguntas e Respostas sobre Shinjin", pergunta 27
  • Ueda, Yoshifumi (1985). Como Shinjin deve ser realizado? Pacific World Journal, New Series 1, 17-24. (Nota de rodapé p.24)
  • Olson, Carl, Fontes budistas originais, Rutgers University Press, 2006, p. 323. ISBN 0813535646
     
  • Bibliografia


  • Shinjin

    A experiência fundamental do budismo Shin é denominada de shinjin, com freqüência traduzida por “fé”. Mas como fé tem muitas conotações no ocidente, e ainda mais num país católico como o Brasil, é importante  distinguir seus diferentes usos.

    No budismo de modo geral, a fé é algo que usualmente passar a existir no início do caminho religioso, indicando confiança plena no Buda, nos ensinamentos e na sanga ou comunidade.

    No Budismo Mahayana, a fé é o primeiro estágio da busca religiosa, ao qual se seguem os três estágios: a compreensão, prática e realização.

    Alguns termos em sânscrito servem de base para a palavra shin no Budismo. Um deles é prasada, que nos sutras da Terra Pura é usado para denotar confiança no Buda Amida.

    Shin pode ser ainda “pureza”, “alegria” e “claridade”. Foi traduzido para o chinês como shojo ou chojo (pureza), joshin (confiança pura), shingyo (confiança alegre), e shinjin. Em japonês, shin-jiru.

    Podemos recorrer a uma imagem conhecida. Imagine que no meio das montanhas existe um lago. A água deste lago é perfeitamente pura e limpa. A superfície do lago, além do mais, é tão calma e tranqüila que é como se fosse um espelho. O estado da água nesse lago é o que podemos entender como prasada.

    Na versão em sânscrito do Sutra Maior da Vida Imensurável, a palavra prasada-citta aparece na passagem do Voto para expressar confiança no Buda Amida. Citta significa “coração e mente”.  O coração e mente de alguém tornam-se puros e atingem a felicidade. Prasadacitta significaria então que a mente de alguém torna-se pura e clara, e atinge a felicidade.

    É importante notar, porém, que, no Budismo, citta também se refere à consciência humana fundamental. Aponta para o nível mais básico e mais profundo da subjetividade individual do ser humano, tornando a ideia de coração-mente algo muito particular, profundo e denso em cada um de nós.

    Na tradução chinesa do Sutra Maior, o Voto Original ensina os seres viventes a “confiar com alegria” (shingyo) no Buda Amida. Shingyo é a tradução de prasada. Uma vez que prasada significa que o coração e mente se purificam e atingem a felicidade, o termo foi traduzido como “confiar com alegria”.

    Uma passagem posterior no Sutra Maior esclarece o significado do Voto Original usando outra frase, “atingir shinjin e felicidade” shinjin kangi. Esta é outra expressão para “confiar com alegria” shingyoShinjin é equivalente a shin (confiar) e kangi é o mesmo que gyo (alegria).

    Vemos que confiar no Buda Amida refere-se a um estado mental, prasada-citta, no qual o coração e mente de alguém tornam-se puros e serenos, dando lugar à grande alegria.

    Na sua análise final, o significado intrínseco do shin no ensinamento budista é “ver a verdade”. Shinjin é idêntido à verdade interior, ou literalmente, “conhecendo e vendo”.

    (Versão do texto “The Idea of Shin in Buddhism” de Takamaro Shigaraki)


    Shinjin

    O objetivo do caminho Shin, ou pelo menos a vida presente do praticante, é a obtenção de Shinjin no Outro Poder de Amida.

    Shinjin é às vezes traduzido como "fé", mas isso não captura as nuances do termo e, na maioria das vezes, é simplesmente deixado sem tradução.

    O recebimento de Shinjin ocorre por meio da renúncia ao esforço próprio para atingir a iluminação por meio do Tariki.

    Shinjin decorre Jinen (自然 naturalidade, operação espontânea do Voto) e não pode ser alcançada apenas por meio de esforço consciente.

    De certo modo, a pessoa está abandonando o esforço consciente e simplesmente confiando no Buda Amida e no nembutsu.

    Para os praticantes Jōdo Shinshū, Shinjin se desenvolve ao longo do tempo através da "audição profunda" (monpo) do chamado do nembutsu de Amitābha.

    De acordo com Shinran, "ouvir" significa "que os seres sencientes, tendo ouvido como o Voto do Buda surgiu - sua origem e cumprimento - estão totalmente livres de dúvida".

    Jinen também descreve o caminho da naturalidade pelo qual a luz infinita de Amitābha ilumina e transforma o mal cármico profundamente enraizado de incontáveis ​​renascimentos em bom karma.

    É importante notar que esse karma maligno não é destruído, mas sim transformado: Shin permanece dentro da compreensão da tradição Mahayana de śūnyatā e entende que samsara e nirvana não são separados.

    Uma vez que a mente do praticante está unida com Amitābha e Natureza de Buda presenteado ao praticante por meio de shinjin, o praticante atinge o estado de não retrocesso, após o que, após sua morte, afirma-se que alcançará a iluminação instantânea e sem esforço.

    Ele então retornará ao mundo como um Bodhisattva, para que ele possa trabalhar pela salvação de todos os seres.