Shinjin e Nembutsu parecem ser dois, mas Shinjin é o mesmo que ouvir e não duvidar que somos salvos pelo simples ato de recitar o Nome.
Portanto, não há
Shinjin separado do Nembutsu.
Esta é a minha compreensão do
ensinamento.
Você deve saber ainda que não há
Nembutsu separado do Shinjin.
Devemos compreender que ambos nascem do Voto de Amida.
Isto é, o
Nembutsu e o Shinjin vem ambos
do Voto Original.
- Shinran Shōnin, o Mestre
Fundador do Shin Budismo da
Terra Pura.
Escritura: Mattoshō - Cartas de
Shinran, Carta 11.
Shinjin (Fé)
Dois ideogramas:
Shin = crença
Jin = coração
Shinjin = Coração puro de
inabalável crença
Shinjin = Coração puro de
ilimitada esperança
O conceito de fé
(Shinjin) pode ser
identificado como uma
consciência interior espontânea
de que se encontrou a própria
verdade de sua vida. É por isso
que Shinran a define como
obstinada, embora tendo três
aspectos de sinceridade, fé
alegre e aspirar de nascer na
Terra Pura. Todos estes aspectos
se tornam uma unidade na forte
certeza que se recebe em ouvir o
Nome (Namo Amida Butsu) e o que
ele significa.
A presente Confiança, como
podemos chamá-la, é uma
experiência existencial a qual
Shinran testemunha em si mesmo.
Todas as três mentes estão
unidas em uma indubitável
unidade. Esta unidade
indubitável não é a indubitável
força de afirmação dogmática em
algum grupo, mas é indubitável
de uma experiência
auto-evidente.
Nós podemos questionar muitas
coisas sobre nossa existência,
mas não se pode questionar nossa
própria existência. Uma das
ideias distintivas de Shinran
aparece no princípio da
Assembléia dos Verdadeiramente
Garantidos. Com o recebimento da
fé fica-se já destinado ao
Nascimento. Esse princípio se
compara em certa medida com a
ideia de segurança eterna ou uma
vez salvo sempre salvo de alguns
círculos cristãos.
Este conceito sobre o nosso
futuro certo na Terra Pura foi
transmitido para a garantir
experiência da fé nesta vida.
Shinran está ensinando a este
mundo um ensinamento contrário
ao ensinamento tradicional
difundido em outras escolas da
Terra Pura. Sem ansiedade sobre
o futuro ou sobre a existência
após a morte, as pessoas de fé
podem voltar sua atenção para a
vida neste mundo e avançar.
Já que tudo estava assegurado,
eles não precisavam gastar
enormes quantias de dinheiro em
cerimônias por medo de não
assegurar o destino de todos os
seus entes queridos e ancestrais
falecidos. Elas podem fazer
cerimônias por gratidão aos
familiares, mas não com a crença
supersticiosa de compensação de
méritos não acumulados durante a
vida que aflige algumas
tradições.
Na estrutura da fé há também
dois
aspectos chamados dois tipos de
fé profunda. De um lado a
experiência da fé nos revela
nossa malignidade descontrolada
e nosso egocentrismo que nos
torna incapazes de alcançar
qualquer salvação por nós
mesmos, enquanto o segundo
aspecto é a consciência de que
Amida se dedicou a salvar
justamente essas pessoas através
de seus votos.
Shinran em vista de sua
experiência monástica, veio à
conclusão de que, se não
houvesse o Voto de Amida, ele
deveria necessariamente ir para
o inferno, não há outro caminho
para alguém como ele. À luz de
sua compreensão da fé como um
presente da verdadeira mente de
Amida, a natureza da vivência e
das práticas religiosas mudaram
completamente.
Para Shinran, alguém não é
religioso para ser salvo, mas
porque já está salvo e por meio
da existência religiosa expressa
a gratidão pela infinita
compaixão recebida. Assim, a
recitação do Nome não possui
méritos associados a ele. Esta é
nem uma boa ação e nem uma
prática, como afirma no Tannishō.
Da mesma forma também, Shinran
rejeitou o mágico e a ênfase do
culto aos ancestrais que domina
a tradição religiosa japonesa,
alegando que ele nunca disse o
Nembutsu nem uma vez sequer por
piedade filial. Ele rejeitou o
autoritarismo da religião quando
afirmou que não teve sequer um
único discípulo e considerou
todos os seus companheiros como
colegas no mesmo Caminho.
- Rev. Alfred Bloom.
Livro: "Introduction to Jōdo
Shinshū"
Qual a relação entre Myôgo, Shinjin e Nembutsu?
O
intento do Mestre Shinran é não
somente lamentar a degeneração
da Era do Dharma Decadente, mas
também esclarecer a respeito da
Salvação através do Voto
Original do Buda Amida. É, antes
de tudo, a “dúvida” que impede a
nossa salvação. A dúvida, sendo
um antônimo de “Fé” (Shinjin =
Coração Confiante), significa
portanto não ter Fé no Voto
Original. Assim, dúvida é uma
palavra bem importante para se
compreender a Fé e vice-versa.
De modo geral em japonês, até hoje, a palavra Shinjin (Fé) tem sido usada amplamente, em quase todas as religiões, a fim de expressar a diligência dos praticantes religiosos. Nos ensinamentos tradicionais da Terra Pura antes de Shinran, Shinjin e seus sinônimos eram geralmente empregados para indicar a mentalidade requerida à prática do Nembutsu. Assim, acreditava-se que a recitação do Nembutsu (Namu Amida Butsu) sem shinjin não nos levaria a nascer na Terra Pura.
Para o Mestre Shinran, porém, shinjin não é a condição necessária requerida à prática do Nembutsu. Ainda que a Fé seja o elemento principal da noção de Salvação na doutrina de Shinran, sendo a causa verdadeira para nascer na Terra Pura, ele não a considera como algo realizado por nós mesmos. Através de sua própria experiência religiosa, Shinran compreendeu que a Fé pura não pode ser atingida por seres vivos nesta Era do Dharma Decadente. A Fé como a causa verdadeira para a salvação, é o Coração Confiante que Amida nos transmite. Este é nos dado porque nunca poderíamos ter o Coração Confiante e Verdadeiro, por nosso próprio esforço. No estado de Fé, somos envolvidos do trabalho de Amida, que sem falta nos conduz ao Nascimento na Terra Pura. Nesse sentido, a Fé é a causa verdadeira para o Nascimento. Tudo o que é necessário para nós é deixar a Sabedoria e a Compaixão de Amida trabalhar sobre nós. A Fé, ou seja, a Sabedoria e a Compaixão de Amida que trabalha em nós, é nossa confiança no Voto Original de Amida.
Shinjin significa a confiança total do ser humano no Voto Original, e a dúvida é o estado mental que impede o ser humano de confiar no Voto. Esta dúvida é um problema inevitável para quem quer Ir-Nascer na Terra Pura. De fato, com frequência, quanto mais tenta-se atingir o Nascimento, tanto mais se nota a dúvida radicada profundamente no coração. Não se pode extinguir a dúvida, enquanto, afastado do Voto, o ser humano se apega a seu próprio poder.
Os Hinos Contra a Dúvida esclarecem o problema acima referido e também tornam distintas as diferenças entre o conceito de Shinjin em Shinran e o ensinamento budista de moralidade baseado na teoria do karma. De fato, somos ensinados a praticar o bem, mas o objetivo do Budismo, isto é, o Nirvana, não pode ser atingido praticando-se o bem no sentido moral. Nas escolas tanto Theravada quanto Mahayana se requer o “bem supramundano”. A esse respeito, Shinran adverte que o bem, quer seja no sentido moral ou supramundano, tais como observância dos preceitos, não é capaz de nos levar ao Nirvana (Terra Pura). Se procuramos atingir o Nascimento acreditando no efeito produzido pelos atos bons e pelos atos maus, não importa o grau de intensidade com que repetimos o Nembutsu, podemos no máximo nascer na Fronteira da Terra Pura. Somente através do Coração Confiante que nos é proporcionado pelo Voto Original de Amida é que poderemos obter o derradeiro nascimento na Terra Pura e realizar o Nirvana.
Adaptação de um estudo sobre o Shozomatsu Wasan, publicado pelo Centro Internacional do Hongwanji (Honpa Hongwanji) de Kyoto - Japão, por Rev. Wagner Haku-Shin.
"O que normalmente chamamos de "coração verdadeiramente sincero" (Shin jitsu Shin), nosso estimado professor Zendo Daishi chama de "o coração da verdade" (Shijo shin). Agora, o coração da verdade não contém nada de falso.
Um falso coração é o resultado da perda do verdadeiro coração por causa das contaminações, todas as quais procedem do desejo, da aversão e da ilusão.
Existem dois tipos de desejo: o coração contendido de poucos desejos e o coração descontente de desejos insaciáveis.
No
caminho da Terra Pura, o que
tentamos eliminar é a mente
descontente de desejo
incessante. Esses desejos
grosseiros devem ser
controlados. O caminho da Terra
Pura faz de tudo para
desencorajar o coração
insatisfeito e lascivo. Os
seguidores do caminho da terra
pura devem entender isso e
recitar o nome do Buda Amida de
maneira obstinada. Este tipo de
Nembutsu é o verdadeiro
Nembutsu.
Devo acrescentar, no entanto,
que o coração satisfeito de
poucos desejos é certamente
aceitável. Contanto que
veneremos nossos mais velhos,
amemos e nutramos nossos mais
novos e observemos a moralidade
social comum, raiva e ódio não
podem ser tolerados.
A
contaminação da ignorância nada
mais é do que o coração tolo que
devemos nos esforçar para tornar
sábio. Em primeiro lugar,
devemos renunciar ao nosso apego
à vida mundana comum e ansiar
pelo nascimento na Terra Pura.
Torne o caminho da Terra Pura
mais importante do que qualquer
outro fator em sua vida, e então
a contaminação da ignorância não
poderá prejudicá-lo.
Embora você esteja iludido, a
ilusão não é obstáculo para a
liberação, contanto que você
valorize o nascimento na Terra
Pura acima de tudo. Se você
puder cultivar tal atitude, a
mente iludida com sua ganância e
raiva naturalmente desaparecerá
e surgirá o coração da verdade.
Na compreensão da tradição da
Terra Pura, essa mente
verdadeira também é chamada de
bodhichitta.
Resumindo, sem atribuir importância indevida aos assuntos da vida diária, apenas se esforce sinceramente para praticar o caminho do Nembutsu sozinho.
Chamamos essa intenção de 'o
coração da verdade'." - Hōnen
Shōnin
Mestre fundador da escola
Jodoshu.
"Breve defesa do ensino da Terra
Pura" (Shichi kajo kissho mon),
Capítulo 9.
Shinjin - Shinjin
Embora seja um termo budista japonês geral, é particularmente associado ao Jodo Shinshu ensino de Shinran. Nesse contexto, refere-se ao despertar e estabelecimento da mente que está ciente do funcionamento de Amida Budade Voto primordial, e a certeza de nascimento no Terra Pura na morte:
Dentro Notas sobre 'Essentials of Faith Alone' Shinran escreve "Saiba que a verdadeira essência do ensino da Terra Pura é que, quando percebemos o verdadeiro e real Shinjin, nascemos na verdadeira terra realizada."
Shinjin
A experiência fundamental do budismo Shin é denominada de shinjin, com freqüência traduzida por “fé”. Mas como fé tem muitas conotações no ocidente, e ainda mais num país católico como o Brasil, é importante distinguir seus diferentes usos.
No budismo de modo geral, a fé é algo que usualmente passar a existir no início do caminho religioso, indicando confiança plena no Buda, nos ensinamentos e na sanga ou comunidade.
No Budismo Mahayana, a fé é o primeiro estágio da busca religiosa, ao qual se seguem os três estágios: a compreensão, prática e realização.
Alguns termos em sânscrito servem de base para a palavra shin no Budismo. Um deles é prasada, que nos sutras da Terra Pura é usado para denotar confiança no Buda Amida.
Shin pode ser ainda “pureza”, “alegria” e “claridade”. Foi traduzido para o chinês como shojo ou chojo (pureza), joshin (confiança pura), shingyo (confiança alegre), e shinjin. Em japonês, shin-jiru.
Podemos recorrer a uma imagem conhecida. Imagine que no meio das montanhas existe um lago. A água deste lago é perfeitamente pura e limpa. A superfície do lago, além do mais, é tão calma e tranqüila que é como se fosse um espelho. O estado da água nesse lago é o que podemos entender como prasada.
Na versão em sânscrito do Sutra Maior da Vida Imensurável, a palavra prasada-citta aparece na passagem do Voto para expressar confiança no Buda Amida. Citta significa “coração e mente”. O coração e mente de alguém tornam-se puros e atingem a felicidade. Prasada–citta significaria então que a mente de alguém torna-se pura e clara, e atinge a felicidade.
É importante notar, porém, que, no Budismo, citta também se refere à consciência humana fundamental. Aponta para o nível mais básico e mais profundo da subjetividade individual do ser humano, tornando a ideia de coração-mente algo muito particular, profundo e denso em cada um de nós.
Na tradução chinesa do Sutra Maior, o Voto Original ensina os seres viventes a “confiar com alegria” (shingyo) no Buda Amida. Shingyo é a tradução de prasada. Uma vez que prasada significa que o coração e mente se purificam e atingem a felicidade, o termo foi traduzido como “confiar com alegria”.
Uma passagem posterior no Sutra Maior esclarece o significado do Voto Original usando outra frase, “atingir shinjin e felicidade” shinjin kangi. Esta é outra expressão para “confiar com alegria” shingyo. Shinjin é equivalente a shin (confiar) e kangi é o mesmo que gyo (alegria).
Vemos que confiar no Buda Amida refere-se a um estado mental, prasada-citta, no qual o coração e mente de alguém tornam-se puros e serenos, dando lugar à grande alegria.
Na sua análise final, o significado intrínseco do shin no ensinamento budista é “ver a verdade”. Shinjin é idêntido à verdade interior, ou literalmente, “conhecendo e vendo”.
(Versão do texto “The Idea of Shin in Buddhism” de Takamaro Shigaraki)
O objetivo do caminho Shin, ou pelo menos a vida presente do praticante, é a obtenção de Shinjin no Outro Poder de Amida.
Shinjin é às vezes traduzido como "fé", mas isso não captura as nuances do termo e, na maioria das vezes, é simplesmente deixado sem tradução.
O recebimento de Shinjin ocorre por meio da renúncia ao esforço próprio para atingir a iluminação por meio do Tariki.
Shinjin decorre Jinen (自然 naturalidade, operação espontânea do Voto) e não pode ser alcançada apenas por meio de esforço consciente.
De certo modo, a pessoa está abandonando o esforço consciente e simplesmente confiando no Buda Amida e no nembutsu.
Para os praticantes Jōdo Shinshū, Shinjin se desenvolve ao longo do tempo através da "audição profunda" (monpo) do chamado do nembutsu de Amitābha.
De acordo com Shinran, "ouvir" significa "que os seres sencientes, tendo ouvido como o Voto do Buda surgiu - sua origem e cumprimento - estão totalmente livres de dúvida".
Jinen também descreve o caminho da naturalidade pelo qual a luz infinita de Amitābha ilumina e transforma o mal cármico profundamente enraizado de incontáveis renascimentos em bom karma.
É importante notar que esse karma maligno não é destruído, mas sim transformado: Shin permanece dentro da compreensão da tradição Mahayana de śūnyatā e entende que samsara e nirvana não são separados.
Uma vez que a mente do praticante está unida com Amitābha e Natureza de Buda presenteado ao praticante por meio de shinjin, o praticante atinge o estado de não retrocesso, após o que, após sua morte, afirma-se que alcançará a iluminação instantânea e sem esforço.
Ele então retornará ao mundo como um Bodhisattva, para que ele possa trabalhar pela salvação de todos os seres.