Palavra de hoje: Aula de budismo - Aprendendo o Significado de importantes termos budistas


Palavra de hoje: Hônzon

Qual a relação entre Myôgo, Shinjin e Nembutsu?

Hônzon ou Gohônzon refere-se ao objeto principal de veneração. Na escola budista Jodo Shinshu, o myôgo (nome) “Namu Amidabutsu” é considerado o gohônzon correto, por isso mesmo que os mestres Shinran e Rennyo tiveram somente o myôgo no centro do altar budista.

Mas então, o que seria este myôgo Namu Amidabutsu?
 

Shinran refere-se à vida humana como o “mar de difícil travessia”, comparando a nossa vida cheia de dificuldades e sofrimentos com o mar com incessantes ondas.

Buda Amida lamentou o fato de toda a humanidade estar sofrendo nesse mar e, com a sua grandiosa compaixão fez a promessa de salvar todas as pessoas para a felicidade absoluta. Esta promessa é chamada de Voto do Buda Amida.

Para poder concluir esse voto, Buda Amida estudou e trabalhou durante um longo período e assim, finalmente concluiu do myôgo Namu Amidabutsu.

Portanto, nos seis caracteres do Namu Amidabutsu está contido um imenso poder inominável, inexplicável e inconcebível de eliminar o sofrimento e proporcionar a felicidade absoluta.

E tanto Buda Sakyamuni como Shinran também ensinam que o myôgo que salva a todas as pessoas, já está pronto.

O Namu Amidabutsu foi constituído pelo Buda Amida e quando ele ainda está em suas mãos, é chamado de “myôgo”.

Quando nós recebemos o myôgo de Amida, atingimos a felicidade absoluta e assim, o myôgo que recebemos passa a se chamar shinjin” (Shinjin gyakutoku).

Aqueles que são salvos pelo Buda Amida, não conseguem deixar de agradecê-lo e assim, em forma de gratidão recitam Namu Amidabutsu, nessa fase, ele é chamado de Nembutsu”.

Vamos fazer uma analogia com uma refeição. Quando se “alimenta” do myôgo, sacia a fome e fica satisfeito. Essa satisfação adquirida é o shinjin. Satisfeito e feliz, agradece o cozinheiro dizendo “obrigado”, esse é o nembutsu de agradecimento.

Por mais que Buda Amida tenha concluído o myôgo, o importante é que recebamos dele e sejamos salvos, obtendo o shinjin.

Há algumas pessoas que interpretam equivocadamente o nembutsu, achando que será salvo apenas recitando-o. Porém, isso seria o mesmo de estar agradecendo sem se satisfazer antes.

Mas então, de que forma receberemos o Namu Amidabutsu e conseguir a salvação (o Shinjin gyakutoku)? Mestre Shinran e Rennyo ensinam que “o essencial no budismo é ouvir a doutrina, o tyômon é o mais importante”.

No instante em que ouvirmos e recebermos o Voto do Buda Amida no átimo ichinen, receberemos o myôgo Namu Amidabutsu de Buda Amida e atingiremos o Shinjin gyakutoku, sendo assim, salvos para a verdadeira felicidade por toda a eternidade.

É por esta razão que o myôgo Namu Amidabutsu é o gohônzon (objeto principal de veneração) correto da Jodo Shinshu.

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O gohônzon é extremamente importante para nós. Mestre Shinran teve o myôgo como o gohônzon, portanto nós que ouvimos e seguimos o seu ensinamento, também devemos ter o myôgo como gohônzon.

“Eu, Shinran, não divulgo um ensinamento novo”

As constantes palavras de mestre Shinran foram: “Eu, Shinran, não divulgo um ensinamento novo. Unicamente acredito no ensinamento de Nyorai e o transmito a outras pessoas”.

Se fosse um ensinamento inédito que até então ninguém tivesse pregado, poder-se-ia dizer “ensinamento novo”, no entanto, Shinran afirma que não é tal ensinamento o que ele divulga.

Então, de quem é o ensinamento que Shinran propaga?

É o “Ensinamento de Nyorai”.

Nyorai refere-se a Buda Sakyamuni, portanto é o “ensinamento de Buda Sakyamuni”, ou seja, o Budismo. “Unicamente” é uma palavra extremamente forte significando que não há nada exceto isso, há somente isso.

Dessa forma, entendemos que Shinran foi uma pessoa que pessoalmente acreditou no budismo pregado por Buda Sakyamuni e igualmente o transmitiu a outras pessoas. 

Afinal, o que é ensinado no Budismo?

Mestre Shinran esclarece na obra Shoshingue que é unicamente o Voto de Buda Amida.

Assim como Buda Sakyamuni que durante toda vida pregou apenas o Voto do Buda Amida, mestre Shinran dedicou toda sua vida para esclarecer unicamente o Voto de Buda Amida.