KyoGyoShinSho
Texto completo do Kyogyoshinsho traduzido por Hisao Inagaki
Os 10 Benefícios da
Vida Presente
"Aquele que recebe a Verdadeira Mente Adamantina (Shinjin)
transcende as cinco condições da ilusão e as oito condições difíceis e, sem
dúvida, obterá os dez benefícios presentes:
1 – ser sempre protegido por vários seres invisíveis;
2 – ser inundado pelas supremas virtudes contidas no Nome (Namo Amida Butsu);
3 – converter o mal para realizar o bem;
4 – ser protegido pelos vários Budas;
5 – ser louvado pelos vários Budas;
6 – ser protegido pela Luz da Mente compassiva do Buda Amida;
7 – ter o coração pleno da verdadeira alegria;
8 – vivenciar a bondade do Tathagata e retribuí-la com gratidão;
9 – expressar sempre a Grande Compaixão do Tathagata;
10 – habitar no estágio dos seres cuja realização da condição de Buda está
assegurada."
- Shinran Shonin - (Kyogyoshinshô, tyūshakuban, p.251).
Kenjōdo Shinjitsu Kyōgyōshō Monrui (顕 浄土 真 実 教 行 証 文 類), frequentemente abreviado para Kyōgyōshinshō (教 行 信 証), é a obra prima de Shinran Shonin, o fundador da seita budista japonesa Jodo Shinshu.
O título é frequentemente traduzido como O Verdadeiro Ensino, Prática e Realização do Caminho da Terra Pura.
A obra foi escrita após o exílio de Shinran e acredita-se que tenha sido composta no ano de 1224.
Ela representa uma síntese de vários sutras budistas na literatura Mahayana, incluindo o Sutra Maior da Vida Imensurável, o Sutra do Nirvana, o Sutra Avatamsaka e o Mahaprajñaparamita Sutra.
Desta forma, Shinran expõe o pensamento de Jodo
Shinshu. O trabalho está dividido em seis capítulos, sem incluir o Prefácio:
Conteúdo
1 Capítulo 1 - Ensino
2 Capítulo 2 - Prática
3 Capítulo 3 - Shinjin, mais prefácio adicional
4 Capítulo 4 - Percebendo
5 Capítulo 5 - O verdadeiro Buda e a terra
6 Capítulo 6 - O Buda Transformado e a Terra
7 Referências
8 Links externos
Além de citações frequentes de sutras budistas, Shinran freqüentemente cita os
mestres do dharma Jodo Shinshu, que compõem a linhagem de ensino, que se estende
do Buda Shakyamuni ao professor Honen de Shinran.
No início de cada capítulo, Shinran começa com a frase (em inglês) "Compilado por Gutoku Shinran, discípulo de Shakyamuni". O nome Gutoku ou "aquele tolo, com a barba por fazer" foi o nome que Shinran deu a si mesmo depois de ser exilado de Kyoto.
Capítulo 1
Este é o mais curto dos seis capítulos, e a maioria cita o Sutra Maior da Vida
Imensurável para explicar que encontrar um Buda é extremamente raro e auspicioso
para todos os seres, e que a aparição do Buda Shakyamuni no mundo foi
expressamente para propor os ensinamentos da Terra Pura.
Capítulo 2
Este capítulo investiga com mais detalhes a base para o pensamento budista da
Terra Pura, a saber:
Mais tarde, o capítulo cita passagens extensas
dos escritos de Nagarjuna, Vasubandhu, Shan-tao e Hōnen, bem como de outros
Patriarcas Jodo Shinshu em ordem cronológica. Shinran parece estar fornecendo
uma progressão de idéias entre os escritores budistas que mostra a evolução do
Budismo Terra Pura. Entre os tópicos discutidos e citados estão a recitação do
nome do Amitabha, ou nembutsu, o Caminho do Bodhisattva e a natureza da própria
Terra Pura.
Perto do final, Shinran volta-se para o tópico do tariki ou Outro Poder e
novamente cita vários sutras e comentários para inspirar suas idéias. No final
do Capítulo 2, Shinran escreve seu famoso hino, o Shoshinge ou "Hino da
Verdadeira Confiança", que é a pedra angular da liturgia de Jodo Shinshu.
Capítulo 3
O prefácio deste capítulo começa com Shinran discutindo sua crença em Shinjin,
ou total confiança no Buda Amitabha, e como outras escolas focadas no autopoder
estão fracassando em seus esforços.
No próprio Capítulo 3, Shinran discute Shinjin em muitos detalhes e por que ele
é fundamental para a prática de Jodo Shinshu. Para Shinran, a entrega total a
Amitabha representava a maneira mais segura de o homem comum renascer na Terra
Pura, porque o renascimento ocorreria inteiramente por meio da compaixão e
sabedoria de Amitabha. Novamente, Shinran cita extensamente Tan-luan e Shan-tao
que expuseram o assunto em detalhes ao explicar as idéias de recitar Amitabha e
confiar a si mesmo à sua prática.
Shinran então discute a natureza de Shinjin e o descreve como a "mente que
aspira a grande iluminação" de uma maneira transcendente e transversal, em
oposição à maneira direta encontrada nas práticas auto-orientadas. Aqui Shinran
reitera o ponto de que se alguém abandonar "práticas diversas" e se confiar a
Amitabha por um momento de pensamento, eles atingirão um estado de Shinjin e seu
nascimento na Terra Pura será assegurado.
Shinran então lista os benefícios da prática do nembutsu, ou recitação do nome
de Amitabha. Isso inclui uma grande sensação de alegria, o louvor da miríade de
Budas, a proteção da miríade de Budas e um estado de estar "verdadeiramente
estabelecido". A última seção do Capítulo 3 enfoca o que define as pessoas que
não podem ser salvas por outras práticas budistas, que são vistas como o foco
principal do Voto Primordial de Amitabha.
Capítulo 4
No comparativamente curto Capítulo 4, Shinran começa escrevendo sobre a natureza
de Amitabha como o próprio Dharmakaya, e que aqueles que alcançam Shinjin têm
certeza do Nirvana. Digno de nota é a citação no início do capítulo:
... Porque eles [que alcançaram Shinjin] habitam entre os verdadeiramente
estabelecidos, eles necessariamente alcançam o Nirvana ... O Nirvana Supremo é o
corpo-dharma não criado [dharmakaya]. O corpo dharma não criado é a verdadeira
realidade. A verdadeira realidade é a natureza do dharma. A natureza do Dharma é
talidade. Quididade é unidade. Amida Tathagata surge da qiiididade e manifesta
vários corpos ...
Após a introdução, Shinran escreve sobre a ideia, postulada pela primeira vez
por Hōnen, sobre a intenção de Amitabha de conduzir todos os seres à Terra Pura
através de smarana, para que eles possam se tornar Bodhisattvas. Esses
Bodhisattvas, então, retornarão ao mundo para conduzir outros seres ao longo do
caminho budista.
Novamente, Shinran expande essas idéias citando os escritos de antigos
patriarcas do pensamento da Terra Pura.
Capítulo 5
O capítulo 5 é dedicado à Terra Pura de Buda Amitabha e ao nascimento lá.
Shinran escreve que a Terra Pura representa a verdade e a realidade e, ao nascer
na Terra Pura, as ilusões da pessoa desaparecem imediatamente. Como o Buda
Amitabha personifica a verdade (simbolizada pela luz infinita), sua Terra Pura e
seu nascimento representam o despertar das ilusões e contaminações. Isso
complementa a afirmação do Capítulo 4 de que Shinjin é o mesmo que Nirvana.
Capítulo 6
O Capítulo 6 é o capítulo mais longo do Kyogyoshinsho, e traz outras seitas e
práticas budistas para o contexto do Budismo da Terra Pura como formas variadas
de meios habilidosos. Outros escritores budistas no Japão medieval também
tentaram categorizar as seitas budistas em uma forma de hierarquia, e aqui
Shinran tenta fazer o mesmo. Shinran acredita que na era de Mappo, a maioria das
práticas e ensinamentos originais morreram ou perderam sua eficácia e, portanto,
o único caminho viável que resta é o caminho da Terra Pura.
O final do Capítulo 6, o Pós-escrito, inclui uma breve autobiografia,
particularmente durante e após o exílio de Shinran de Kyoto no ano de 1207. Ele
escreve sobre como chegou aos ensinamentos de Hōnen no ano de 1201 e sente que
continua sendo seu discípulo desde então. Ele explica que sua motivação é
compartilhar sua alegria em encontrar a Terra Pura e espera que outros se
refugiem em Amitabha também. Shinran conclui o Kyogyoshinsho com uma passagem do
Sutra da Guirlanda de Flores:
Ao ver um bodhisattva
Realize várias práticas,
Alguns dão origem a uma mente boa e outros a uma mente má,
Mas o bodhisattva abraça todos eles.
Referências
The Collected Works of Shinran Volumes I e II, Jodo Shinshu Hongwanji-Ha, Kyoto,
Japão, Shin Buddhism Translation Series, 1997.
Shinran Shonin, Hisao Inagaki (trans): Kyōgyōshinshō: On Teaching, Practice,
Faith, and Enlightenment, Berkeley: Numata Center for Buddhist Translation and
Research, 2003. ISBN 1-886439-16-8
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