Vaidehi
Respostas do Buda Shakyamuni aos três
pedidos da Rainha Vaidehi
Por Alan Kwan
Bimbisara, Rei do Estado monárquico de Magadha, nos tempos do Buda Histórico Sakyamuni, teve como terceira esposa do rei a rainha Vaidehi, Idaike / Idai, (Sk) , que foi mãe do príncipe Ajatasatru.
Quando este, em um golpe de Estado, destronou e encerrou o pai numa masmorra, condenando-o à morte por inanição, Vaidehi passou a levar secretamente comida ao rei prisioneiro.
A tradição nos diz que Bimbisara foi preso pelo seu filho Ajatasatru, que é dito de tê-lo deixado morrer de fome.
Rainha Vaidehi Aspira à Terra Pura
Enquanto Devadatta perseguia seus planos perversos, o Rei Bimbisara adoeceu na prisão, secretamente alimentado pela Rainha Vaidehi.
Eventualmente, o usurpador Ajatashatru percebeu o que estava acontecendo.
Descoberta, foi também aprisionada pelo filho.
Tomada por profunda angústia, invocou o Buda Sakyamuni que, vindo a seu encontro, pregou-lhe o Sutra Amitayurdhyana - Sutra da Contemplação da Vida Imensurável.
Uma compreensão típica da vida após a morte e um conhecimento insuficiente da
Terra Pura
A Terra da Bem-aventurança, uma das esplêndidas terras puras do Buda para os
seres comuns deste mundo, não pode ser visualizada com o olho humano, embora
seja uma das melhores escolhas para o nosso renascimento após esta vida,
conforme ensinado pelo Buda Shakyamuni.
Shakyamuni apresentou o Buda Amitabha e sua Terra de Bem-aventurança no Sutra da Vida Infinita e, sem aviso, revelou aos seus discípulos arhat em uma assembléia do Dharma o ensinamento de libertação de Amitabha.
Mais tarde, no Sutra da Contemplação, o Buda
compassivo responde a um apelo desesperado feito pela Rainha Vaidehi definhando
na prisão e aconselha como ela pode, como um ser comum, atingir o renascimento
na Terra Pura.
Tendo sido presa por seu próprio filho, que usurpou o trono de seu marido, o
rei Bimbisara, a rainha Vaidehi
estava tão perturbada e miserável que não queria retornar a este mundo em sua
próxima vida.
Ela então procurou o conselho do Buda Shakyamuni sobre como ela poderia ir para um mundo no qual as aflições e o sofrimento estivessem ausentes.
Pela série de pedidos que a Rainha Vaidehi fez ao Buda, sabemos que ela era uma pessoa comum como a maioria de nós, com uma compreensão tipicamente estreita da vida após a morte e um conhecimento insuficiente da Terra Pura.
Ela não tinha ideia do que era a Terra da Bem-aventurança - talvez fosse simplesmente outro paraíso, ou talvez um melhor.
Ela também não tinha ideia de quem poderia ser o Buda da Terra Pura. Embora ela tivesse ouvido o nome Amitabha, ela pensou que simplesmente se referia a outro Buda, semelhante a Shakyamuni, em outro mundo.
Como muitas pessoas hoje em dia, ela não tinha ideia de por que o Buda Amitabha era tão especial e não tinha noção da diferença entre os dois Budas.
Ela fez vários pedidos embaraçosos ao Buda
Shakyamuni, como segue.
Os três pedidos feitos pela Rainha Vaidehi
O primeiro pedido é descrito no prefácio do Sutra da Contemplação: "Só espero que [o Buda] me fale de um lugar sem aflições." Indica a intenção da Rainha Vaidehi, que faz um pedido comum em nosso interesse, como um ser comum no mundo mundano. Como a Rainha Vaidehi acreditava na vida após a morte e especificamente na reencarnação, ela estava pensando em um lugar melhor no universo onde as pessoas não sofressem aflições, como os quatro céus dhyana, que só podem ser alcançados por meio da meditação profunda (dhyana).
O segundo pedido da rainha Vaidehi é: "Espero que o Buda me ensine como contemplar um lugar de puro carma." Este pedido é semelhante ao primeiro, mas é falado do ponto de vista da causa e não do resultado. Ela sabia que os céus dhyana podiam ser acessados por meio de práticas contemplativas. Para se tornar um ser celestial, deve-se cultivar puro carma, praticando as Dez Ações Saudáveis. Esta é a razão pela qual a Rainha Vaidehi pediu ao Buda que lhe ensinasse como contemplar um lugar de puro carma. Este segundo pedido também foi feito no interesse de todos os seres sencientes.
O terceiro pedido da rainha Vaihedi foi feito depois que o Buda Shakyamuni projetou imagens das terras puras para ela, incluindo a Terra da Bem-aventurança. Ela disse ao Buda: “Agora estou muito feliz por ter nascido na Terra da Bem-aventurança do Buda Amitabha. Eu imploro que você me ensine como perceber (antes da contemplação) [aquela terra] e me ensine como alcançar samapatti / samadhi. ” Este é um pedido especial feito pela Rainha Vaidehi para sua prática pessoal, com o propósito de alcançar o renascimento na Terra da Bem-aventurança.
Deve-se notar que a Rainha Vaidehi não teria
como aprender sobre as terras puras se o Buda Shakyamuni não tivesse mostrado a
ela as imagens delas. Sem a orientação de Shakyamuni, é improvável que ela
tivesse escolhido a Terra da Bem-aventurança dentre a multidão de terras puras.
As implicações das respostas do Buda aos pedidos da Rainha Vaidehi
Embora o Buda Shakyamuni tenha prometido à Rainha Vaidehi que diria a ela como
obter o renascimento na Terra Pura por meio de práticas contemplativas, ele a
lembrou: “Você é um ser comum e não iluminado e, portanto, seus poderes
espirituais estão fracos e obscurecidos. Visto que você ainda não atingiu o olho
divino, você não pode ver o que está distante. Mas os Budas e Tatagatas têm
maneiras especiais para permitir que você veja longe.”
A resposta de Shakyamuni tem as seguintes implicações importantes:
1. Deve-se possuir o olho divino (isto é, ter atingido o nível de compreensão de um sábio) se desejar visualizar a Terra da Bem-aventurança e renascer lá por meio de práticas meditativas.
2. O Buda foi incapaz de “ensinar” a Rainha Vaidehi como contemplar a Terra da Bem-aventurança; em vez disso, ele descreveu o que Vaidehi poderia ver se ela fosse capaz de atingir cada um dos 13 níveis de contemplação, conforme declarado no Sutra da Contemplação.
3. Para os seres comuns, a Terra da Bem-aventurança pode ser visualizada apenas por meio do poder do Buda.