Sutras

Os três textos primários da tradição Jodo Shinshu, conhecidos como os "Três Sutras da Terra Pura", são o Sutra Sukhāvatīvyūha (Sutra da Vida Infinita), o Sutra Amitayurdhyana (Sutra da Contemplação) e o Sutra Sukhāvatīvyūha (Sutra da Luz Infinita).

Sutra Sukhāvatīvyūha (Sutra da Vida Infinita), também chamada de Daimuryojukyo - Sutra Maior do Buda Amida (Sutra Sukhavativyuha Maior)

        Este Sutra expõe a Sagrada História de Amida e foi entregue pelo Buda Shakyamuni em 252 dc, durante a dinastia Wei.

É a mais longa e importante das três escrituras canônicas do Shin Budismo da Terra Pura, chamada de Sukhavativyuha Sutra em sânscrito.

A história do Buda Amida é narrada no Sutra Sutra Maior do Buda da Vida Imensurável (Amitayus) e da Luz Infinita (Amithaba).

Como o Buda Sakyamuni que se apresentou na história real da Índia, o Buda Amida era um príncipe em uma terra incerta que também abandonou o trono para seguir os passos do Buda Lokesvararaja, para tornar-se um monge chamado Dharmakara, “O Tesouro do Dharma”.

Durante incontáveis eras de determinação, reflexão e prática, Dharmakara trilhou 48 Votos para beneficiar todos os seres.

Em cada Voto, Dharmakara declara que só alcançaria a suprema e perfeita iluminação se todos os seres também se iluminassem. A forma do Voto revela a visão essencial do bodisatva na qual o benefício próprio é inseparável do benefício de todos os seres.

Sutra Amitayurdhyana (Sutra da Contemplação) e

424-453dc, China

Atualmente não se conhece uma versão completa, no original em sânscrito, do Sutra da Contemplação sobre a Vida Imensurável do Buda. Diz-se que foram feitas três traduções para o chinês, mas hoje tudo o que temos é uma tradução feita por Kalayasas durante a dinastia Liu-Sung (424-453dc).

Quando Buda Sakyamuni estava no Pico do Abutre fazendo o discurso que mais tarde ficou conhecido como o Sutra de Lótus, ocorreu o que hoje é conhecida como a “tragédia em Rajagriha”. O Sutra da Contemplação é baseado nesta tragédia.

A Rainha Vaidehi havia sido presa dentro da muralha de Rajagriha por seu filho, o príncipe Ajatasatru. Em resposta ao pedido dela, o Buda Sakyamuni lhe descreveu 16 contemplações do Buda Amida e sua Terra Pura.
Ananda estava lá quando o Buda Sakyamuni fez o discurso desse Darma. Ele ficou tão comovido que, ao retornar ao Pico do Abutre, contou a história da tragédia em Rajagriha para aqueles que estavam cansados de tanto esperá-lo.

É por isso que o Sutra da Contemplação é muitas vezes referido como o “sutra dado em dois lugares diferentes e sintetiza dezesseis formas de prática meditativa que levam à libertação e liberdade.

Sutra Sukhāvatīvyūha (Sutra da Luz Infinita)

402 dC, durante a dinastia Yao-Ch’in

O Sutra do Amida – que em japonês é “Amidakyo”, também conhecido como o “Sutra Menor” – é um sutra extremamente curto. Além de uma versão em sânscrito, existem atualmente duas traduções para o chinês: o “Sutra do Amida”, traduzido por Kumarajiva (344-413 dC), durante a dinastia Yao-Ch’in; e o “Sutra em Louvor à Terra Pura”, traduzido por Hsuan-Tsang (600-664 dC), durante a dinastia T’ang. Shinran baseou-se na tradução de Kumarajiva.

O Sutra do Amida não foi proferido em resposta a uma pergunta, como tradicionalmente ocorria, mas, sim, foi uma fala do Buda Sakyamuni dirigido especificamente a Shariputra. Por essa razão, é referido como o “sutra não proferido em resposta a uma pergunta”, mas um depoimento pessoal do Buda Sakyamuni.

O Sutra do Amida é uma escritura mais curta que apresenta a indescritível beleza da Terra Pura numa imagética fantástica que simboliza o estado da suprema iluminação.

Outros Sutra muito conhecidas são:

o Sutra do Lótus / Hokkekyo / Myo-Ho-Rengue-Kyo

O Sutra do lótus ou Sutra do lótus branco do darma sublime (em sânscrito, Saddharnapundaríka; em chinês, Miàofaliánhuájīng 妙法蓮華經; em japonês, Myoho Rengue Kyo 妙法蓮華經) é um dos sutras mais populares e influentes do budismo mahaiana. É considerado, por muitas Religiões budistas, como o ápice dos ensinamentos de Sidarta Gautama ou Sakyamuni. Faz parte do cânone do Zen (禅) e é o fundamento das escolas japonesas Tendai (天台) e Nitiren (日蓮).

O Sutra do Lótus revela o verdadeiro aspecto de todos os fenômenos e a verdadeira identidade de Shakyamuni como o buda que atingiu a iluminação há kalpa de partículas de pó de incontáveis grandes sistemas de mundos. Uma das escrituras budistas mais conhecidas, esse sutra ensina que todas as pessoas podem atingir o estado de buda. Existem três versões em chinês do texto em sânscrito. A tradução de Kumarajiva, altamente respeitada no mundo inteiro, é intitulada Sutra do Lótus da Lei Maravilhosa. Na China e no Japão, a denominação Sutra do Lótus com frequência indica a tradução feita por Kumarajiva. Nichiren Daishonin utiliza constantemente a expressão “Sutra do Lótus” em seus escritos como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo, a Lei que ele definiu como a essência do Sutra do Lótus.

Traduções
O Sutra do Lótus foi traduzido para o chinês por várias pessoas. Dessas traduções, a considerada mais precisa é uma versão de sete rolos com 28 capítulos escrita por Kumarajiva no ano de 406. Foi traduzido para a língua portuguesa por João Rodrigues, entre outros. O título chinês costuma ser abreviado para 法華經, lido como Fǎhuā Jīng em chinês ou Hokkekyo em japonês.

Interpretações pelas escolas budistas
Para a tradição fundada e nomeada por Nitiren (日蓮) (1222-1282), o Sutra do Lótus seria a própria corporificação do darma.[1] Essa interpretação pode ser depreendida do título conferido ao sutra por esta escola budista e pela interpretação do texto do segundo capítulo, "Meios", onde o Buda Sakyamuni declara que, até a exposição do Sutra do Lótus, teria se utilizado de meios para ensinar os seres vivos e que, somente com a transmissão do Sutra do Lótus, ele iria revelar a verdade do Darma. Considera-se que o "Sutra dos infinitos significados" (Muryogui kyo) seja seu prefácio e que o "Sutra do bodisatva universalmente meritório", em japonês Fugen Kyo, seja sua conclusão.

Juseige - Versos Confirmando os Votos - O Juseige, Sutra da Reafirmação do Voto, faz parte do Sutra da Vida Imensurável. Após o Bodisatva anunciar os 48 votos em prol da libertação de todos os seres, reafirma que se os votos não forem cumpridos, que ele não consiga a iluminação perfeita. - Audio


Sutta Pitaka - Insight

O Sutta Pitaka, a segunda divisão do Tipitaka, compreende os suttas, ou discursos, proferidos pelo Buda e pelos seus discípulos mais próximos durante os quarenta e cinco anos da sua carreira de ensino.

 

Os suttas estão agrupados em cinco nikayas, ou coleções. A introdução a cada nikaya segue mais abaixo.
 

São cerca de 11.500 discursos no Sutta Pitaka, sendo que o Acesso ao Insight disponibiliza um número considerável com quase 8.000 suttas traduzidos para o Português.
 

A coleção disponível é bastante significativa e representativa do conjunto dos ensinamentos do Budismo original histórico, em particular considerando que todo o Digha Nikaya bem como o Majjhima Nikaya foram traduzidos para o Português.

 

Levando isso em conta, em termos de conteúdo, o site disponibliza 72% de todo o Sutta Pitaka.
 

Para ir direto a cada nikaya, sem ler a introdução de cada um:
 

Digha  Majjhima  Samyutta  Anguttara   Udana  Itivuttaka  Sutta Nipata  Dhammapada
 

Além do agrupamento em nikayas, também é possível ver a relação em ordem alfabética de todos os suttas disponíveis no site no Índice dos Suttas.

 

Você também poderá ouvir alguns suttas com análises e comentários na página do Podcast.


Sutras Mahayana traduzidos para português:

Adhyardhasatika Sutra (Sutra do Caminho da Verdadeira Sabedoria) (pdf) [áudiolivro] 
Avatamsaka Sutra (Sutra Guirlanda de Flores – Livro 1) (pdf) [Ver post]
Breve Parinirvana Sutra (pdf)
Dharani da Remoção Definitiva (pdf)
Dharani do Renascimento na Terra Pura (pdf)
Dharani Sutra (pdf)
Escrituras da Terra Pura de Amida (pdf) 
Gangottara Sutra
Lankavatara Sutra [Resumo] [Ver post sobre o Sutra]
Mahaparinirvana Sutra – Nirvana Sutra (pdf)
Prajñā Pāramitā Hridaya Sutra (Sutra do Coração) (Várias traduções e comentários) [Ver post]   video_icon_2
Saddharnapuaríka Sutra (Sutra do Lótus) [pdf] [Ver post: Vídeo-Palestras sobre o Sutra]
Surangama Sutra (excerto)
Sutra da Bondade Profunda dos Pais e a Dificuldade em Retribuí-la (pdf)
Sutra da Contemplação da Vida Imensurável
Sutra da Explanação do Dharani do Grande Dragão Kurikara (pdf)
Sutra da Luz Dourada (pdf)
Sutra da Rede de Brahma (Código Moral dos Bodhisattvas) (pdf)
Sutra da Total Aniquilação do Dharma (pdf)
Sutra das 10 Nobres Ações (pdf)
Sutra das 42 Seções [pdf]
Sutra de Hui Neng (pdf) 
Sutra Dharani de Juntei (pdf)
Sutra do Buda da Medicina
Sutra do Dharani do Selo (pdf)
Sutra do Ensinamento Legado pelo Buda (pdf)
Sutra dos Méritos de Banhar o Buda (pdf)
Sutra dos Votos Originais do Bodhisattva Ksitigarha (pdf)
Sutra Longo de Amida – Sutra da Vida Infinita
   Sutra Menor de Amida – Sutra da Luz Infinita 
Tathagatagarbha Sutra (pdf)
Vajracchedika Prajñāpāramitā Sutra (Sutra do Diamante) (pdf) [Explanação Geral pelo Ven. Mestre Hsuan Hua] [Ver post]