Diferenças entre Jodo Shu e Jodo Shinshu

Entre as várias seitas budistas, o Budismo Terra Pura é a maior seita budista praticada pela maioria das pessoas na China e no Japão.

Na China, é conhecido como Jing Tu Zong (净土 宗), no Japão, é conhecido como Seita Jodo.

Entre a seita Jodo, existem várias sub-seitas, como Jodo Shu, Jodo Shinshu (Budismo Shin), Jishu e Yuzu Nembutsu Shu.

Jodo Shu, fundado por Honen, é a seita convencional da Terra Pura que compartilha inúmeras semelhanças com o Budismo Chan na China.

Jodo Shinshu, estabelecido por Shinran, o discípulo mais eminente de Honen, é considerado o ramo do budismo mais amplamente praticado no Japão.

Antes de nos aprofundarmos nas diferenças, vejamos as semelhanças entre as seitas da Terra Pura, conforme mostrado abaixo:

# 1 - Baseado no Voto Primordial, que é o 18º Voto do Buda Amitabha:

Se, quando eu atingir o estado de Buda, seres sencientes nas terras das dez partes que sincera e alegremente se confiarem a mim, desejarem nascer em minha terra e chamarem meu nome, mesmo dez vezes, não deveriam nascer lá, posso eu não alcançar a iluminação perfeita. Excluídos, entretanto, estão aqueles que cometem as cinco ofensas mais graves e abusam do Dharma correto.

# 2 - O objetivo das práticas da Terra Pura é renascer na Terra Pura, a fim de atingir o estado de Buda por meio da fé absoluta e do canto constante do nome do Buda Amitabha, independentemente de ser rico ou pobre, inteligente ou estúpido, bom ou mal.

# 3 - Os Três Sutras Terra Pura usados ​​são:

Longer Sukhāvatīvyūha Sūtra (Sutra da Vida Infinita)
Sutra Amitayurdhyana (Sutra da Contemplação)
Shorter Sukhāvatīvyūha Sūtra (Amitabha Sutra)

Quais são as principais diferenças entre Jodo Shu e Jodo Shinshu? A tabela a seguir é a lista de diferenças:

Característica Jodo Shu Jodo Shinshu
Fundador Honen (1133 - 1212) Shinran (1173 - 1263)
Prática de Cantar o Nome de Buda Amitabha
("Namu Amida Butsu")
Cantar o Nome é a prática central. O canto repetitivo não é a prática central. Basta apenas uma recitação com fé absoluta.
Contar o número de cânticos Contar o número de repetições é importante. Contar o número de repetições é irrelevante. Basta um canto.
Importância da fé A própria ação de cantar é uma expressão de fé. A gratidão sincera, em vez de cantar, é uma expressão de fé.

Enquanto a fé absoluta estiver firmemente estabelecida em sua mente, um Nembutsu é o suficiente para receber o mérito e a graça de Amitabha, e a pessoa permanece em completa paz de espírito.

Perspectiva filosófica  O autopoder é importante. O grande esforço em cantar Nembutsu até o leito de morte aumenta a probabilidade de renascimento póstumo na Terra Pura.

Mesmo que recite incontáveis ​​Nembutsu ao longo da vida, pode não ser capaz de obter paz de espírito na hora da morte para garantir o renascimento na Terra Pura.

Outro poder é importante. Ao confiar-se no voto, em vez de um imenso esforço próprio em cânticos repetitivos, é a chave para a salvação.

Renascer na Terra Pura é um presente, ou graça divina, de Buda Amitabha.

Em nome da compaixão de Amitabha, os seguidores estão em paz e felizes na luz envolvente de Amitabha.
Presença ou reconhecimento de outros Bodhisattvas Guan Yin e Jizo (Ksitigarbha) são representados Somente Buda Amitabha
Obras Escritas do Mestre O Senchaku Hongan Nembutsushu (ou apenas Senchakushu) - passagens sobre a seleção do Nembutsu no voto original
The Ichimai Kisshōmon - Testamento de uma página
Ensino, prática, fé e realização (Kyogyoshinsho)
Outras As práticas são muito semelhantes ao Budismo Chan na China, conforme ensinado pelo Mestre Shandao.
Os praticantes são encorajados a se envolver em práticas auxiliares, como observar os Cinco Preceitos, meditação, entoar sutras e outras boas condutas.
Honen era contra a prática tradicional do Xintoísmo de adoração de kami
Propagação ativa e conversão ao Budismo Shin
Existem duas sub-seitas dentro do Budismo Shin - Higashi Honganji e Nishi Honganji (a maior)
Shinran acreditava que a adoração de kami (xintoísmo) era irrelevante em comparação com o poder do Buda Amitabha. Assim, encantos como omamori e ofuda não são encontrados nos templos Jodo Shinshu.
Contra as práticas de superstição da astrologia e magia.