"Heizei-gojo" é um termo budista do Budismo Jodo Shinshu (o Budismo da Terra
Pura Verdadeira),
o que significa que qualquer pessoa deve completar a
preparação para o renascimento no céu enquanto ainda está viva.
É um termo composto por quatro caracteres kanji que representam uma doutrina essencial de Jodo Shi (平生 業 成)
Este termo é composto por quatro kanji (caracteres chineses) que representam a doutrina essencial de Jodo Shinshu, fundada por um sacerdote, Shinran .
Às vezes, porém, o termo 'Heizei Gojo' é erroneamente usado para indicar comportamentos comuns de qualquer pessoa.
A doutrina de Jodo Shinshu é freqüentemente mal compreendida de que qualquer pessoa pode ir para gokuraku (o paraíso budista) após sua morte apenas se repetir a recitação do nenbutsu (a invocação budista ) enquanto estiver vivo.
heizei = vida cotidiana
Mas a doutrina implica que qualquer pessoa pode ser resgatada agora mesmo enquanto vive, como explica o termo "Heizei go jo".
Os termos 'Heizei Gojo' aparecem em "Shoshinge Taii" ("Resumo do Sutra Shoshinge") e " Ofumi " ("cartas"), ambos escritos por Rennyo (um sacerdote da escola Jodo Shinshu ).
Gôtan-e, Hoônko e Heizei-gojo
O Gôtan-e é um evento realizado em
comemoração ao nascimento do mestre Shinran (21 de maio),
e nas proximidades da data de seu falecimento (28 de novembro) também é
realizado outro evento chamado Hoônko.
São os dois grandes eventos anuais considerados muito importantes para ouvirmos o budismo.
O Gôtan-e é realizado todos os anos porque há algo de extrema importância que jamais teríamos conhecimento caso Shinran Shonin não tivesse nascido.
Então, o que seria esse algo tão importante?
A palavra Hei-zei-go-jo, composta de quatro ideogramas, foi introduzida pelo mestre Shinran e representa todo o seu ensinamento.
Esta palavra não existia até o seu nascimento.
“Heizei” significa “agora”, no “presente”, na "vida cotidiana", ou seja, não é “depois da morte”.
“Go” refere-se ao grande empreendimento da vida, o propósito de ter nascido como ser humano.
Para que nós nascemos e estamos vivendo?
Qual a razão de vivermos mesmo passando por tantas dificuldades?
Não existe algo tão importante para nós do que a resposta da questão “Por que vivemos?”.
Mesmo quando fazemos qualquer coisa, só conseguimos definir os meios para realizá-lo quando sabemos claramente o seu propósito.
Da mesma forma, sem conhecermos a razão de estarmos vivendo, o “Por que vivemos”, por mais que nos dediquemos nos meios para viver, em “Como viver”, jamais poderemos nos satisfazer porque nunca haverá o ponto final, a linha de chegada.
O ideograma “Jo” significa a conclusão, o término.
Existe um propósito na vida que é de extrema importância e nascemos para concluir unicamente este objetivo que pode ser realizado agora em vida.
Shinran Shonin nos encaminha para que consigamos concluir o quanto antes e é por isso mesmo que o Heizeigojo é ensinado como o letreiro único de seu ensinamento.
Então, o que seria este “Propósito da vida”?
Shinran Shonin nos ensina que é ser alçado no Navio da grande com paixão de Amida, pois a nossa vida é um mar de difícil travessia onde surgem ondas de sofrimentos, dificuldades e tragédias uma atrás da outra.
Quando embarcamos neste navio, agora em vida, seremos salvos para a felicidade absoluta que é uma felicidade imutável independente do que venha a acontecer.
Este é o grande empreendimento da vida e nascemos como seres humanos para realizar este propósito, ensina assim o mestre Shinran.
Mesmo que a ciência e a medicina tenham passado por um grande avanço e mesmo que a sociedade tenha conquistado uma vida longa e cômoda, todos continuam vivendo iludidos, perdidos nas profundezas da escuridão, isso porque não conhecem o propósito, a razão de estarem vivendo.
Em meio às incertezas e dúvidas sobre o objetivo da vida, Shinran Shonin foi o único que respondeu claramente a razão de estarmos vivos e nos ensina a sua conclusão.
O evento Gôtan-e é uma nobre oportunidade que temos para ouvirmos este ensinamento do Heizeigojo do mestre Shinran.