Hana Matsuri

Na língua japonesa, hana significa flor e matsuri significa festival, assim Hana Matsuri  - em uma tradução literal - quer dizer Festival das Flores.

O Hanamatsuri, festa das flores, é o nome popular que se dá para o Kanbutsue.

É um evento comemorativo ao nascimento de Shaka, que após atingir a iluminação tornou-se Buda.

O Aniversário de Buda é um festival budista celebrado na maior parte da Ásia Oriental e do Sul da Ásia, em comemoração ao nascimento do Príncipe Siddhartha Gautama, mais tarde Gautama Buda, que foi o fundador do Budismo.

De acordo com a tradição budista, Gautama Buda nasceu c. 563–483 AC em Lumbini.

No dia 8 de Abril é comemorado no Japão a chegada da primavera e o nascimento do Buda Shakyamuni.

Nessa festa, constrói-se um santuário decorado com flores, no qual é depositada a estátua de Shaka.

A abundância de flores durante a festa simboliza o jardim de Lumbini, local onde a rainha Maya, esposa do rei Suddhodhana, deu luz ao menino Sidarta.

O evento é anual e acontece em abril (primavera no Japão), aberto a toda população, que é convidada a celebrar o nascimento do Buda Sakiamuni, nos moldes da tradição do budismo japonês.

Muitos praticantes budistas de outros países, principalmente de escolas japoneses ao redor do mundo, como o Zen, Terra Pura e Nichiren, também celebram o Hanamatsuri.

O festival também é formalmente chamado como Bussho-e (仏 生 会) ou Kanbutsu-e (灌 仏 会).

Reza a lenda que quando o Buda nasceu uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo, o pequeno Buda começou a andar e do chão brotaram flores, do céu desceram 9 dragões e uma suave chuva de néctar caiu.

Em alguns lugares, há o ritual do Kanbutsue, onde os presentes dão banho de Amacha (chá doce) no Pequeno Buda e oferecem flores aos pés do altar.

Por tradição, é nessa ocasião que as crianças são apresentadas ao Buda.

Em consequência, costuma-se realizar diversas atividades voltadas para os pequenos, incluindo alguns rituais simplificados, como o banho no pequeno Buda, o que funciona como uma iniciação para as crianças.

Por isso neste dia, para representar o seu nascimento e em sua homenagem, os templos colocam uma pequena estátua do Buda num altar com muitas flores coloridas denominado de Hanamido, e os visitantes banham a estátua com uma espécie de chá doce chamado de ama-cha.

A cerimônia religiosa é acompanhada do ritual do banho de chá doce, que também poderá ser oferecido pelos participantes hoje. Aqueles que desejarem fazer pedidos de graças, poderão oferecer flores ao pé do altar.

A tradição budista reza que o banho de chá adocicado oferecido à imagem do Pequeno Buda representa a chuva de néctar que caiu no momento de nascimento do primeiro Buda, Gautama Sidharta.

A imagem fica exposta dentro de um altar - Hanamido - ornado por muitas flores coloridas.

As flores representam o jardim de Lumbini, cidade onde Sidharta nasceu.

A festividade ocorre durante a época do ano em que as flores de cerejeira (sakura) estão florescendo por todo o Japão.

Muitos celebrantes incorporam as flores recém-desabrochando nos eventos hanamatsuri, inclusive oferecendo-as ao pequeno Buda e carregando-as durante os eventos.

São também efetuados desfiles e reuniões publicas.

Muitas das celebrações do hanamatsuri são voltadas para as crianças, é costume elas se vestirem com trajes históricos e tradicionais japoneses, especialmente nos desfiles.

Nos anos recentes, com a promoção da Nenbutsushu, este passou a ser o dia internacional do nascimento de Buda.