Doações
Os 7 tipos de doação (Ofuse
ou Gohōrei) sem bens materiais
O episódio histórico do Budismo narrado neste
vídeo, que aconteceu há 2600 anos
na Índia, ilustra que para praticar a generosidade basta um mínimo de boa
vontade e humanidade.
Buda Shakyamuni ensinou que todos os dias devemos praticar boas ações, mesmo que
pequenas, e evitar as más ações. Dentre as boas ações, a mais importante é a
generosidade. Ele diz que devemos ofertar dinheiro e bens para ajudar os menos
favorecidos e as pessoas em dificuldade, e devemos esforçar-nos para levar
alegria ao maior número de pessoas.
Shakyamuni explicou, também, que mesmo alguém sem dinheiro ou bens materiais
pode fazer sete tipos de doações.
Para isso, basta possuir o sentimento de
consideração às pessoas.
Este é o ensinamento chamado «Sete doações sem bens materiais», que é
explicado no Sutra dos tesouros variados.
1. Interagir com um olhar afetuoso
Oferecer um olhar gentil significa ter um brilho cálido e gen- til nos olhos. Um olhar amigo, carinhoso, levanta o ânimo de todos ao redor e consola quem está deprimido.
2. Interagir com um sorriso sincero e meigo no rosto
Oferecer um sorriso quer dizer simplesmente sorrir. O sorriso é como o Sol, ilumina todos à sua volta, alivia o sofrimento e deixa-nos contentes. Também cria harmonia e acalma o ambiente.
3. Dizer palavras sinceras
Oferecer palavras gentis significa dizer coisas boas. Palavras gentis ditas com sinceridade deixam todos felizes. Assim, elogiar, cumprimentar, demonstrar preocupação, incentivar e agradecer são formas de doar palavras. Portanto, cumprimentar os outros com um sorriso e um olhar alegre é uma ótima doação.
4. Trabalhar para o bem das pessoas e da sociedade
Significa oferecer ajuda física e o nosso tempo para o bem-estar das pessoas e da sociedade. Por exemplo, ajudar na limpeza de um local, resgatar vítimas de um acidente, carregar objetos pesados, fazer compras no supermercado para pessoas impossibilitadas, são formas de doar através do nosso corpo, esforço físico e tempo.
5. Expressar palavras de gratidão, como «por favor» e «obrigado»
Esta boa ação significa oferecer o sentimento, o nosso coração, com toda a sinceridade. É ser empático, compreensivo e ter consideração ao ver o cansaço, o sacrifício, o sofrimento ou a angústia do outro, provendo-lhe conforto e bem-estar.
6. Oferecer o lugar ou a vez
É gentilmente ceder o nosso lugar, a nossa vez aos mais necessitados, ou seja, pensar primeiro nos outros.
7. Oferecer acolhimento a quem precisa
Significa oferecer abrigo e amparo às pessoas necessitadas.
Estas são as sete boas ações que qualquer um pode fazer, mesmo sem nenhum bem
material, a qualquer hora e em qualquer lugar.
O nosso destino é construído a partir de pequenas ações diárias.
Temos sempre oportunidades para fazer o bem e praticar boas ações.
Basta ter boa vontade e intenção sincera.
Doações pelas aulas em vídeo aos professores da Shinrankai Brasil
Aviso: Caso deseja fazer ofuse (doação) para o evento e para os professores, acesse a página de doações no nosso site oficial:
https://sites.google.com/view/shinrankai/doacoes
(esse é nosso único site oficial em português, pedimos para não confiar em qualquer outro site em português).
O termo "Ofussê" vem da palavra budista Fussê (布施) que significa doação/gentileza, uma das Seis boas ações (6 Paramitas) ensinadas pelo Buda Sakyamuni.
Quando dizemos "fazer ofussê" significa fazer uma doação com o
sentimento de humildade e gratidão por ter a oportunidade de escutar o Budismo,
geralmente feita ao palestrante. Raras são as chances de escutarmos o nobre
ensinamento deixado pelo Buda e portanto, expressamos esse sentimento de
gratidão através da doação espontânea.
Quando ouvimos Budismo, muitos imaginam uma doutrina que se limita a ensinar
práticas, meditações, auto controles etc. Porém, a verdadeira essência do
Budismo está na sua doutrina que ensina o caminho para chegar a uma felicidade
plena, chamada de felicidade absoluta. Para isso, o mais importante é
escutarmos
o ensinamento, aprender e assim, colocar em prática o caminho que devemos
seguir.
Cada vez mais que avançamos nesse caminho começamos a conhecer o
que realmente é o ser humano, ou seja, quem sou "eu". Ao mesmo tempo, começamos
a entender também o que este "eu" deve buscar nesta vida, ou seja, para que eu
estou vivendo. Sabendo essa resposta, a nossa vida começa a se transformar e
conseguiremos entender e superar todos os obstáculos que surgem nesta vida. Se
não fosse pela doutrina de Sakyamuni, estaríamos apenas afogando neste mar da
vida, sempre correndo para fazer as mesmas coisas, ora alegre ora desiludido,
ora feliz ora decepcionado... com tantas interrogações, vazios e decepções na
vida, não saberíamos para que viver passando por tudo isso e sentiríamos que
estaríamos vivendo apenas para viver... Graças ao Buda é que temos a chance de
descobrir qual é o significado da vida, a razão de estarmos vivendo e assim,
conseguir superar cada obstáculo que surge à nossa frente.
"Quando conseguir concluir o verdadeiro propósito da vida, todo o
sofrimento será compensado e cada lágrima escorrida se transformará voltando em
forma de pérolas".
Não importa se é uma palestra, reunião ou aula particular, se
sentir uma pessoa feliz por estar tendo a chance de seguir o caminho que leva à
felicidade verdadeira, é natural sentir gratidão e tentar retribuir de alguma
forma. O importante não é a quantia e sim a intenção, o coração de cada um.
Doações (Ofuse, Retribuição) para a publicação do livro POR QUE VIVEMOS 2 Versão Completa em Português
"De que forma é possível embarcar no Navio do Voto da Grande Compaixão?"
Mestre Takamori esclarece em "Por que vivemos 2" esse assunto tão requisitado por todos.
Sangan'ten'nyū (passagem pelos três votos), um conteúdo extremamente profundo que por mérito do grande empenho da profa. Alice, enfim, foi traduzido e será publicado em português.
Vamos todos participar dessa doação para levar este livro ao maior número de pessoas possível.
Além disso, a versão em português da "Doutrina Budista 1, foi concluída e a versão em português da "Doutrina Budista 2" está prevista para ser concluída até o final de junho.
São doações também voltadas para a programação que temos de imprimir muitas apostilas da 'Doutrina Budista' entre outros conteúdos traduzidos de budismo, que são indispensáveis para divulgar corretamente os ensinamentos de Shinran Shōnin no Brasil.
Vamos fazer
nosso melhor.
- Prazo para se inscrever e participar dessa doação: 18 de julho (domingo)
- Prazo máximo para pagamento dos valores inscritos: até o final de dezembro de
2021
Se possível, inscreva-se usando o formulário abaixo:
O nome do formulário é: "O desvendar do Tannishô para o mundo".