Um contemporâneo dos famosos Arhats como Subhūti, Śāriputra, e Mahākāśyapa, é considerado o segundo dos dois principais discípulos de Buda.
Ele se tornou famoso entre os budistas antigos por seus poderes sobrenaturais, juntamente com Shariputra.
Shramana era amigo de Shariputra, outro asceta errante.
Ambos renunciaram ao mundo no mesmo dia e tornaram-se discípulos do asceta Sanjaya Belatthiputta, antes de se converterem ao Budismo.
Após ouvirem os ensinamentos do Buda, através de um monge chamado Assaji (sânscrito: Asvajit), Shariputra e Maudgalyayana procuraram-no e aderiram aos seus seguidores.
Além disso, convenceram os restantes 250 discípulos de Sanjaya a ingressarem na Ordem Budista.
Eles são freqüentemente mostrados junto ao Buda e vários sutras relatam discussões entre Shariputra e Mahamaudgalyayana
Quando Devadatta provocou um cisma dentro da Ordem Budista, levando consigo uns 500 monjes, foram Śāriputra e Maudgalyayana que refutaram os argumentos de Devadatta e convenceram os monges cismáticos a regressar para junto do Buda.
Nasceu em uma família brâmane
Śramana significa "aquele que trabalha, trabalha ou se esforça" ou "buscador, alguém que executa atos de austeridade, asceta".
O termo na literatura védica primitiva é predominantemente usado como epíteto para os Rishis, com referência a Shrama associado ao esforço ritualístico.