Budismo Laico
Tradicionalmente, entrar no caminho do Budismo é descrito como "deixar o lar tendo a mente desperta" ou "abandonar o lar tendo abandonado os desejos".
A dignidade de um monge que renuncia à vida familiar em favor desse caminho consiste no abandono sem retorno das amarras da fama, riqueza e paixões.
Porém, o que acontece se uma pessoa deixa seu lar, entra na prática do Budismo e de repente percebe que, imprevisivelmente, não desistiu de nada?
E o que acontece a essa mesma pessoa se por mais que ela tente abandonar seus desejos, mais sente a incapacidade de fazê-lo?
E se ainda, esta mesma pessoa continuar no mundo de renúncia do monge, não estará ela se enganando a si própria?
Não é difícil esconder este tipo de desonestidade atrás das vestes de cerimônia de um falso monge.
Nessa pessoa não existe o Budismo.
Shinran descobriu esse tipo de hipocrisia em si próprio, durante sua vida de
monge.
Naquele momento, para Shinran, a vida de falso monge cessou, para dar lugar a uma outra, na qual a verdadeira prática do Budismo fosse possível.
Este "insight" veio com o despertar da sua profunda aspiração em busca da verdade - sua aspiração pela verdadeira satisfação como ser humano.
Essa aspiração transcenderia totalmente as circunstâncias externas de sua vida, quer ele fosse monge ou não.
Todos os homens possuem essa aspiração e são inerentemente capazes de satisfazê-la, independente da sua situação na vida.
Shinran percebeu que através de muitos séculos da história budista, tinha existido uma tendência gradual de transformar essa aspiração universal pela verdade em um monopólio de clero.
A convicção de Shinran era a de que a vida cotidiana ordinária do homem poderia ser o local em que o caminho do Budismo poderia ser entendido e levado à sua plenitude, seguindo o caminho proposto por seu Mestre Honen.
Shinran mostrou a validade desse caminho na sua própria vida.
Ele quebrou um antigo preceito budista, casando-se e constituindo uma família.
Sua vida posterior como chefe de família é um eloquente testemunho do fato de que a única qualificação necessária para se viver como um verdadeiro budista é somente ser um ser humano.
Então, se a pessoa verdadeiramente possui a mente que busca o caminho, a família é o lugar ideal para mostrar a prática dessa senda budista.
Shinran portanto, trouxe o Budismo de volta aos leigos, reintroduzindo-o de volta aos fundamentos da vida cotidiana ordinária.
Rev. Takashi Hirose. Livro: O Caminho do Discípulo.